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Como personalizar o conteúdo dos e-mails automáticos pré-configurados?

Passo a passo para personalizar o conteúdo dos emails automáticos através do editor HTML ou Formato texto, além de recuperar os conteúdos dos e-mails.

Última atualização: 24/01/2024

Os e-mails automáticos são as notificações que seus clientes recebem quando executam uma ação em sua loja. Eles permitem acompanhar durante o processo de compra e garantem que eles podem entrar em contato com você a qualquer momento.

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Seus clientes estão que não recebem as notificações por e-mail? Consultar o nosso tutorial 👉 Como habilitar o envio das notificações para meus clientes a partir do meu e-mail?.

Esses e-mails ou notificações automáticas possuem um texto padrão, porém, você consegue personalizar seu conteúdo. Neste tutorial, ensinaremos como personalizar o conteúdo dos e-mails automáticos.

Neste tutorial, vamos te mostrar como personalizar, além de recuperar o conteúdo dos e-mails.

Importante:

Não é possível adicionar ou remover mensagens do fluxo já estabelecido de e-mails, porém, é possível personalizar o conteúdo das mensagens já pré-configuradas para que elas fiquem com uma linguagem mais adequada ao perfil da sua marca.

Vamos aos passos!

1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.

2. Seguir pelo caminho "Configurações" > "E-mails".

3. Escolher qual a mensagem que você gostaria de personalizar e clicar em "Editar conteúdo".

4. Na próxima página, você verá duas seções: título do seu e-mail e E-mail em HTML/E-mail em formato texto. 


Título do seu E-mail

Na seção "Título do seu e-mail", você deve escolher qual será o assunto do seu e-mail, alterando o campo do título com o tema para aquela mensagem, sem apagar o código que está entre os colchetes.


Caso você tenha mais de um idioma habilitado na sua loja, é possível configurar o e-mail em todos os idiomas disponíveis, clicando na guia correspondente ao idioma.

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E-mail em HTML ou formato texto 

Na seção E-mail em HTML ou formato texto, antes de editar o conteúdo da mensagem, você pode escolher o tipo de mensagem que gostaria de enviar para seus clientes: HTML ou Formato texto.


A seguir, explicamos a diferença entre esses dois formatos:

E-mail em formato texto

O Formato texto vem habilitado por padrão. Nessa opção, o seu cliente receberá mensagens em texto simples, sem formatação (negrito ou itálico, por exemplo) e sem imagens.

Ao selecionar esse formato, você verá uma caixa de texto padrão, podendo editar o conteúdo:


Quando o cliente receber a mensagem no formato padrão de texto, será um e-mail simplessem personalização. No exemplo abaixo, após criar uma conta, o cliente recebeu um e-mail de ativação da conta com um link:

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E-mail em formato HTML

Esse formato não está ativo para o envio padrão, sendo necessário habilitá-lo manualmente. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Clicar em "HTML".

2. Em seguida, marcar a opção "Habilitar o e-mail em HTML".


3. Depois que habilitar o formato em HTML, você terá uma visão prévia de como o e-mail ficará:


4. Para editar o layout do e-mail, clique no botão "Editar código".



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Por ser uma configuração avançada, recomendamos que tenha conhecimentos na linguagem de programação, isso porque qualquer personalizar incorreta pode impedir o funcionamento correto do envio das notificações.


5. Ao finalizar as edições, clicar em "Vista prévia" para ver o resultado. No exemplo abaixo, realizamos algumas modificações nas cores do Layout, sem alterar a estrutura original.


6. Quando finalizar as edições, clicar no botão "Salvar alterações" ao final da página.


Para ilustrar melhor o resultado, veja o layout da mensagem ao receber por e-mail.  


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Usando os códigos entre colchetes (Explicação do código)

Assim como no assunto do e-mail, é importante que você não edite os códigos entre colchetes, uma vez que eles geram informações automáticas e personalizadas para cada venda ou transação, conforme o cliente e seu pedido em específico.

Se você excluir um código por engano ou quiser alterar a posição daquela informação determinada pelo código para outro parágrafo ou frase, em cada opção de e-mail automático, você encontrará no lado direito da tela uma seção chamada "Explicação do código", igual o exemplo abaixo:


Nesta seção, listamos as variáveis que você pode incluir no corpo do e-mail e uma explicação sobre a sua função

Para inserir uma variável, clique em cima do código que você deseja incluir, que a informação será automaticamente copiada. Em seguida, cole no local desejado. Para finalizar, clicar em "Salvar Alterações"

No exemplo abaixo, removemos os códigos do nome da loja e nome do cliente, depois incluímos usando a seção Explicação do código.


Recuperando o texto ou o código HTML original do e-mail

Para recuperar o texto ou código HTML original do e-mail, acessar a nossa 👉 FAQ de e-mails automáticosNessa página, disponibilizamos todos os textos e códigos HTMLs originais para cada modelo de e-mail.

Basta localizar o texto ou código HTML, copiar e colar no painel da sua loja, igual o exemplo abaixo:


Qual versão meu cliente receberá?

Para o seu cliente receber uma versão em HTML, é preciso que você habilite essa opção, como explicamos. No entanto, mesmo ao ativar o envio da versão em HTML, a plataforma seguirá enviado a versão em Texto, em conjunto.

Fazemos isso por uma medida de segurança, uma vez que alguns servidores de e-mail recebem somente e-mails no formato Texto, e por isso é necessário enviar as duas versões. 

Desta forma, a versão do e-mail de sua loja que seu cliente receberá depende mais do serviço de e-mail que ele usa do que do funcionamento de sua loja.

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Warning

Para saber como habilitar as notificações a partir do seu e-mail próprio, consultar o nosso tutorial 📝 Como habilitar o envio das notificações para meus clientes a partir do meu e-mail?.

Pronto! 🙌

Agora você já sabe como personalizar, usar e recuperar os e-mails automáticos.

O artigo ajudou você?