Em sua Nuvemshop, é possível criar fretes personalizados com valor gratuito que aparecerão aos clientes somente quando o carrinho corresponder a determinados critérios, como o CEP do destinatário de uma cidade ou Estado específico, ou o valor total do carrinho.
Essas restrições são boas para criar promoções, como "Frete grátis para São Paulo Capital" ou "Frete grátis nas compras acima de R$300,00".
Success
O frete personalizado gratuito será aplicado em todos os produtos que se enquadrarem nos critérios definidos por você. Isso significa que esse frete não mostrará a etiqueta de "frete grátis" na listagem de produtos.
A seguir, vamos te mostrar como configurar o frete grátis usando o meio de envio personalizado da Nuvemshop.
Vamos aos passos!
1. Acessar o painel administrador da sua loja.
2. Seguir o caminho "Configurações > Formas de entrega".
3. Na seção Entrega personalizada, clicar no "+ Adicionar entrega personalizada".
Warning
Se essa opção não aparecer, é porque não tem nenhum CEP de origem (remetente) cadastrado. Neste caso, será necessário cadastrar o CEP antes de prosseguir com a configuração, seguindo o passo 3 do 👉 tutorial.
4. Na próxima tela, você 5 seções para configurar o frete personalizado.
4.1. Informações
4.1.1 No campo Nome da opção de frete, inserir um nome para o frete (ex.: Frete grátis - SP).
4.1.2. Em Custo de entrega, marcar a opção “Grátis”.
4.1.3. E caso queira, pode marcar essa forma de entrega como retirada marcando a opção “Marcar como ponto de retirada” (Opcional).
4.2. Centro de distribuição
Na seção Centro de distribuição, selecionar o centro de distribuição que essa forma de entrega grátis ficará disponível.
4.3. Condições (opcional)
Na opção Condições, você pode definir as restrições conforme o tipo de promoção que quer criar, sendo por Peso total do carrinho ou Valor total da compra, ou ambas as opções.
Peso total do carrinho
Em Peso total do carrinho, é possível limitar o frete grátis para que ele seja exibido somente quando o total do carrinho se encaixa no intervalo de peso configurado. Essa é uma ótima opção para produtos bem leves, como cartas registradas, por exemplo.
No primeiro campo, preencher o peso mínimo que o carinho deve ter e no segundo o peso máximo. Caso não queira preencher o valor máximo, basta deixá-lo em branco.
Valor total da compra
Em Valor total da compra, é possível limitar o frete grátis para que ele seja exibido somente quando o valor total do pedido se encaixa nos valores configurados.
No primeiro campo, preencher o preço mínimo que o carrinho deve ter e no segundo o preço máximo. Caso não queira preencher o valor máximo, basta deixá-lo em branco.
Por exemplo: abaixo, configuramos o valor mínimo como R$500,00, então todas as compras a partir desse valor são elegíveis para o frete grátis.
❗ É importante se atentar que, quanto mais produtos no carrinho, o frete pode ficar mais caro. Como o cliente não pagará pela entrega, você pode ter prejuízos financeiros se não estipular um valor máximo.
Helpjuice Success Callout Title
Se a soma dos pesos e/ou valor dos produtos do carrinho não atender a nenhum desses critérios, o cliente não saberá que o frete grátis existe, pois ele não será exibido como opção no cálculo de frete.
4.4. Zonas de entrega (opcional)
Em Zonas de entrega, é possível limitar esse frete por cidade ou estado.
Para isso, clicar em “+Selecionar” e aparecerá uma lista na lateral da página com Estados, você pode selecionar 1 ou mais Estados por vez, em seguida, selecionar a cidade que será vinculada ao Estado.
Info
Caso não selecione ao menos uma cidade, todos os CEPs daquele estado serão elegíveis para o frete grátis.
Veja um exemplo no GIF abaixo:
Dessa forma, se o CEP do comprador não atender a nenhum desses critérios, ou seja, se o destino do pedido for de Estados e/ou cidades diferentes daquelas que você configurou, ele nem saberá que esse frete grátis existe, pois a opção não será exibida no cálculo de frete.
Warning
Não é possível limitar o envio por bairros, faixas de CEP ou distância (km).
4.5. Prazos de envio (opcional)
Em Prazos, é possível definir um prazo mínimo e máximo para a entrega dos produtos via esse frete personalizado grátis. Caso não marque, nenhum prazo será exibido.
No primeiro campo, você deve colocar a partir de quantos dias após confirmado o pedido o produto será enviado; no segundo campo, o máximo de dias que o produto levará para chegar.
5. Por último, clicar em “Salvar”.
Helpjuice Info Callout Title
Quer saber como gerar etiquetas de envio? Consultar o tutorial 👉 Como criar um envio avulso ou etiqueta de logística reversa com Nuvem Envio?.
Pronto! 🙌
Após configurar conforme o passo a passo acima, quando o pedido se encaixar nos critérios definidos, o frete grátis será oferecido com as outras opções de entrega no carrinho de compras.
Se quiser conhecer as demais opções de frete grátis que pode configurar na sua loja, acesse a seção abaixo: