Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Formas de entrega Frete grátis

Como configurar entrega personalizada "Grátis" na Nuvemshop?

Veja os passos para configurar um frete personalizado grátis com limitações geográficas, valor e peso total do carrinho de compras.

Última atualização: 17/10/2024

Em sua Nuvemshop, é possível criar fretes personalizados com valor gratuito que aparecerão aos clientes somente quando o carrinho corresponder a determinados critérios, como o CEP do destinatário de uma cidade ou Estado específico, ou o valor total do carrinho.

Essas restrições são boas para criar promoções, como "Frete grátis para São Paulo Capital" ou "Frete grátis nas compras acima de R$300,00".

Success

O frete personalizado gratuito será aplicado em todos os produtos que se enquadrarem nos critérios definidos por você. Isso significa que esse frete não mostrará a etiqueta de "frete grátis" na listagem de produtos.

 

A seguir, vamos te mostrar como configurar o frete grátis usando o meio de envio personalizado da Nuvemshop.

Vamos aos passos!

1. Acessar o painel administrador da sua loja.

2. Seguir o caminho "Configurações > Formas de entrega".

3. Na seção Entrega personalizada, clicar no "+ Adicionar entrega personalizada".

Warning

Se essa opção não aparecer, é porque não tem nenhum CEP de origem (remetente) cadastrado. Neste caso, será necessário cadastrar o CEP antes de prosseguir com a configuração, seguindo o passo 3 do 👉 tutorial.

 

4. Na próxima tela, você 5 seções para configurar o frete personalizado.

4.1. Informações

4.1.1 No campo Nome da opção de frete, inserir um nome para o frete (ex.: Frete grátis - SP).

4.1.2. Em Custo de entrega, marcar a opção “Grátis”.

4.1.3. E caso queira, pode marcar essa forma de entrega como retirada marcando a opção “Marcar como ponto de retirada” (Opcional).

 
 

4.2. Centro de distribuição

Na seção Centro de distribuição, selecionar o centro de distribuição que essa forma de entrega grátis ficará disponível.

 
 

4.3. Condições (opcional)

Na opção Condições, você pode definir as restrições conforme o tipo de promoção que quer criar, sendo por Peso total do carrinho ou Valor total da compra, ou ambas as opções.

Peso total do carrinho

Em Peso total do carrinho, é possível limitar o frete grátis para que ele seja exibido somente quando o total do carrinho se encaixa no intervalo de peso configurado. Essa é uma ótima opção para produtos bem leves, como cartas registradas, por exemplo.

 

No primeiro campo, preencher o peso mínimo que o carinho deve ter e no segundo o peso máximo. Caso não queira preencher o valor máximo, basta deixá-lo em branco.

 
 

Valor total da compra

Em Valor total da compra, é possível limitar o frete grátis para que ele seja exibido somente quando o valor total do pedido se encaixa nos valores configurados.

No primeiro campo, preencher o preço mínimo que o carrinho deve ter e no segundo o preço máximo. Caso não queira preencher o valor máximo, basta deixá-lo em branco.

 

 

Por exemplo: abaixo, configuramos o valor mínimo como R$500,00, então todas as compras a partir desse valor são elegíveis para o frete grátis.

 

 
 

 

❗ É importante se atentar que, quanto mais produtos no carrinho, o frete pode ficar mais caro. Como o cliente não pagará pela entrega, você pode ter prejuízos financeiros se não estipular um valor máximo.

Helpjuice Success Callout Title

Se a soma dos pesos e/ou valor dos produtos do carrinho não atender a nenhum desses critérios, o cliente não saberá que o frete grátis existe, pois ele não será exibido como opção no cálculo de frete.

 
 
 

4.4. Zonas de entrega (opcional)

Em Zonas de entrega, é possível limitar esse frete por cidade ou estado

Para isso, clicar em “+Selecionar” e aparecerá uma lista na lateral da página com Estados, você pode selecionar 1 ou mais Estados por vez, em seguida, selecionar a cidade que será vinculada ao Estado.

Info

Caso não selecione ao menos uma cidade, todos os CEPs daquele estado serão elegíveis para o frete grátis.

 

Veja um exemplo no GIF abaixo:

 

Dessa forma, se o CEP do comprador não atender a nenhum desses critérios, ou seja, se o destino do pedido for de Estados e/ou cidades diferentes daquelas que você configurou, ele nem saberá que esse frete grátis existe, pois a opção não será exibida no cálculo de frete.

 

Warning

Não é possível limitar o envio por bairros, faixas de CEP ou distância (km).

 
 
 

4.5. Prazos de envio (opcional)

Em Prazos, é possível definir um prazo mínimo e máximo para a entrega dos produtos via esse frete personalizado grátis. Caso não marque, nenhum prazo será exibido.

No primeiro campo, você deve colocar a partir de quantos dias após confirmado o pedido o produto será enviado; no segundo campo, o máximo de dias que o produto levará para chegar.

 
 

5. Por último, clicar em “Salvar”.

Helpjuice Info Callout Title

Quer saber como gerar etiquetas de envio? Consultar o tutorial 👉 Como criar um envio avulso ou etiqueta de logística reversa com Nuvem Envio?.

 

Pronto! 🙌

Após configurar conforme o passo a passo acima, quando o pedido se encaixar nos critérios definidos, o frete grátis será oferecido com as outras opções de entrega no carrinho de compras.

Se quiser conhecer as demais opções de frete grátis que pode configurar na sua loja, acesse a seção abaixo:

📁 Frete grátis

O artigo ajudou você?

Dê sua opinião sobre este artigo