Para quem não sabe, o pixel do Facebook é uma ferramenta que ajuda a medir o sucesso de suas campanhas realizadas no Facebook. Por ele, você conseguirá analisar se seus anúncios estão chegando ao seu público alvo, por exemplo.

🌟 Importante: este tutorial te ensinará de forma básica como criar o pixel e vinculá-lo à loja. É possível que, dependendo do uso da conta, algumas telas sejam diferentes, então se você quiser saber mais informações sobre o pixel "direto da fonte", pode consultar a 🌎 Central de Ajuda do Facebook, com diversos tutoriais e materiais informativos mais avançados.

O tutorial está dividido em 4 partes:

  • Criando sua conta no Gerenciador de Negócios
  • Criando o pixel do Facebook
  • Adicionando o pixel em sua loja
  • Visualizando as estatísticas geradas pelo pixel

Criando sua conta no Gerenciador de Negócios

Se você ainda não tem uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, antes de prosseguir será necessário criar uma. Se já tiver, passe para a próxima etapa deste tutorial.

1. Acesse o 🌎 Gerenciador de Negócios do Facebook e clique no botão Criar Conta, posicionado no canto superior direito da tela.

2. Complete os campos com as informações solicitadas e clique em "Avançar".

Depois, complete as outras informações, marque a opção Promover os próprios bens ou serviços (pois você está criando essa conta para usar o pixel em sua loja) e clique em "Enviar".

O Facebook enviará um e-mail para o endereço informado no cadastro. Clique em "Concluir" para prosseguir.

Pronto, sua conta está criada! Agora você pode continuar para a etapa X. 

💡 Dica: antes, recomendamos que acesse seu e-mail e valide sua conta pela mensagem enviada pelo Facebook. Ela será como a do exemplo abaixo:

Criando o pixel do Facebook 

1. Acesse o 🌎 Facebook com seu perfil pessoal e no menu superior direito, clique na setinha ao lado do botão ❓, e em seguida na sua conta do Gerenciador de Negócios.

3. No canto superior direito da tela, clique em "Configurações do negócio", e será aberta uma nova janela.

4. Nessa outra janela, no menu lateral direito, clique em Origens de dados e depois em "Pixels"

Em seguida, clique em "Adicionar" para iniciar a criação do pixel.

5. Na janela que abrir, escreva o nome de sua preferência no campo Nome do pixel e em seguida clique em "Criar".

6. A janela informará que o pixel foi criado com sucesso, e uma próxima tela pedirá que você escolha entre voltar ao gerenciador ou continuar as configurações do pixel. Selecione a segunda opção.

7. Na próxima janela, escolha a opção Instalar o código manualmente por conta própria (o do meio), que é a que informará os códigos que permitirão a você instalar o pixel na Nuvem Shop.

Assim que clicar, você poderá visualizar os dados do pixel. Basta clicar sobre o número e ele será automaticamente copiado, como na animação abaixo:

📌Observação: note que o status do pixel apresenta a informação Nenhuma atividade ainda. Isso acontece pois o pixel ainda não foi instalado, e consequentemente não aconteceu nenhuma venda que ele pudesse rastrear. Após os primeiros eventos, o status mudará para Ativo.

Pronto, a criação do pixel foi concluída e você já copiou o código para prosseguir à próxima etapa!

Adicionando o pixel do Facebook em sua loja

1. Depois de criar e copiar o pixel no Facebook, no painel de administração de sua loja siga pelo caminho Configurações > Códigos externos.

2. Agora, cole o código no campo para "Campanhas de Facebook", em seguida clique em "Salvar as Alterações".

E pronto! Seu pixel do Facebook já está configurado e agora você poderá mensurar suas campanhas feitas no Facebook.

Visualizando as estatísticas geradas pelo pixel

Até ter o pixel corretamente adicionado ao painel de administração de sua loja e acontecerem os eventos, nada será registrado. Somente a partir das atividades em sua loja que o pixel começará a apresentar as estatísticas.

🌟 Importante: a Nuvem Shop já tem todos os eventos pré configurados nessa funcionalidade. Por isso, não é preciso fazer configurações adicionais para utilizar o pixel.

Visualizar as estatísticas do pixel é super simples: acesse o 🌎 Gerenciador de Negócios do Facebook, clique no menu "☰ Gerenciador de Negócios", que fica na lateral superior esquerda da tela, e em seguida em "Pixels", na seção Mensurar e relatar.

Na página você visualizará um resumo das estatísticas obtidas pelo pixel, como o número de eventos recebidos , quais foram esses eventos e a atividade dos últimos 7 dias.

Agora é só explorar as possibilidades!

💡 Dica: aproveite que já está no Facebook e faça as configurações para vender pelo Facebook e pelo Instagram! Siga os passos dos tutoriais 📝 Como vender pelo Facebook? e 📝 Como vender pelo Instagram? e deixe sua loja pronta para vender por estas redes sociais!

Encontrou sua resposta?