Sabemos que, por diferentes motivos, é possível que você tenha que cancelar uma de suas vendas. Seja por pedido do comprador, por conta de um problema no produto ou por falta de pagamento por parte do cliente. 

Para que essa situação não atrapalhe a gestão do seu negócio, é importante que você cancele esse pedido dentro do seu Painel de Administração. Dessa forma, você garante que o estoque do produto em questão seja atualizado e a venda cancelada não apareça nas estatísticas do seu negócio. 

🌟 Importante: cancelar uma venda dentro do seu Painel de Administração não implica na devolução automática do pagamento para os clientes que já pagaram pelo pedido cancelado. 

Caso o seu cliente já tenha efetuado o pagamento, é necessário que você siga o passo a passo do meio pagamento utilizado naquela compra. Para te ajudar, disponibilizamos os tutoriais de estorno e devolução de pagamento das plataformas integradas com a Nuvemshop:

Agora, vamos aos passos! A seguir, vamos te mostrar como cancelar uma venda de forma individual e como cancelar seus pedidos de forma massiva.

💡 Dica: se você quer cancelar uma venda arquivada é preciso reabrir essa venda, uma vez que não é possível cancelar vendas arquivadas.
 

Como cancelar uma venda de forma individual

1. Acesse o Administrador Nuvem e siga por Vendas > Lista de vendas

2. Na tela seguinte, você verá a lista de todos os pedidos feitos em sua loja. 

3. Clique no número do pedido que você gostaria de cancelar. 

3. Você irá visualizar todos os detalhes do pedido. Na parte superior direta da tela, clique em "Cancelar pedido".

4. Selecione o motivo do cancelamento da venda e em seguida, clique em "Cancelar pedido". 

5. Caso queria que um e-mail automático de confirmação do cancelamento seja enviado para o seu cliente, marque a opção "Enviar um e-mail de notificação para o cliente".

Pronto! O pedido será cancelado e arquivado!

📌 Observação: caso você tenha marcado um pedido como "pagamento recebido" sem que o seu cliente tenha de fato efetuado o pagamento, não é possível reverter essa operação a partir do seu Painel de Administração. Nesse caso, é necessário que você entre em contato com o nosso time de atendimento através do e-mail contato@nuvemshop.com.br

 

Como cancelar seus pedidos de forma massiva

1. Acesse o Administrador Nuvem e siga por Vendas > Lista de vendas

2. Na tela seguinte, você verá a lista de todos os pedidos feitos em sua loja. 

3. Selecione os pedidos que você gostaria de cancelar e na lista de opções escolha "Cancelar pedidos".

4. Selecione o motivo do cancelamento da venda e em seguida, clique em "Cancelar pedidos"

5. Caso queria que um e-mail automático de confirmação do cancelamento seja enviado para seus clientes, marque a opção "Enviar um e-mail de notificação aos clientes"

Pronto! Os pedidos selecionados serão cancelados e arquivados!

Encontrou sua resposta?