Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Produtos Adicionar um novo produto

Como adicionar peso e dimensões nos produtos da minha loja?

Dicas e recomendações para cadastrar as medidas e o peso dos produtos, garantindo um cálculo de frete preciso na sua Nuvemshop.

Última atualização: 10/10/2024

Sempre que você cadastrar um produto em sua loja, é preciso incluir os pesos e dimensões deles. Essas informações são essenciais para garantir que o cálculo de frete seja apresentado aos seus clientes corretamente.

Ou seja, será com estas informações que o meio de envio cadastrado em sua loja fará a simulação do valor da entrega.

Info

Caso queira informar as medidas reais dos itens, o ideal é incluí-las nas descrições dos produtos. Não é obrigatório.

 

A seguir, separamos um vídeo explicando como adicionar o peso e dimensões em seus produtos.


Medir e pesar os produtos

Abaixo, também te explicamos como obter as medidas e cadastrar dentro do seu painel administrador Nuvemshop. Clique nas barras azuis para obter as instruções:

1. Como tirar as medidas dos meus produtos?

É preciso saber as informações de altura, largura e comprimento (profundidade) dos produtos para o sistema obter o peso cubado.

1.1. O primeiro passo é garantir que o produto esteja na embalagem e tenha certeza de medir o produto já embalado individualmente.

1.2. Com a ajuda de uma fita métrica, tire a altura, largura e profundidade (comprimento) de seu produto embalado.

Exemplo de como medir um produto

Warning

As medidas dos produtos devem ser sempre em centímetros. Portanto, lembre-se de realizar a conversão caso o valor obtido esteja em metros.

 
 
 

2. Como devo pesar os meus produtos?

Para estabelecer o peso bruto dos seus produtos, é necessário contemplar tanto o peso da mercadoria como também o de sua embalagem de envio.

2.1. Garantir que o produto esteja fora da embalagem e tenha certeza de pesar o produto individualmente.

2.2. Pesar o produto utilizando uma balança ou outra ferramenta que te forneça seu peso real.

Exemplo de como pesar um produto

Warning

O peso de seus produtos deve ser sempre em quilogramas. Portanto, lembre-se de realizar a conversão, caso o valor obtido esteja em gramas.

 
 
 

Cadastrar o peso e as dimensões dos produtos

Primeiro é preciso abrir o produto no seu painel administrador, pelo caminho "Produtos > Lista de produtos > Clicar sobre o nome do produto".

Dentro do formulário de cadastro dele, você deve incluir o peso e dimensões conforme as instruções a seguir:

Peso

Cadastrar um valor em quilogramas (kg), uma vez que essa é a unidade utilizada para calcular o valor do frete. Por exemplo, se o seu produto pesa 1/2 kg, é preciso que você insira 0,500 kg.

 
 

Dimensões

Cadastrar o comprimento, largura e altura em centímetros do produto embalado. Com essas informações, o nosso sistema calcula automaticamente o peso cubado.

 
 

Produtos com variações

Em produtos que possuem variações, o peso e as dimensões são individuais por variável. Para incluir os dados, basta clicar em "Editar variação", ao lado de cada opção:

 
 

Específico para Mini Envios

Mini Envios, ou PAC mini, é uma modalidade de envio dos Correios para produtos de pequeno volume. Para usar essa opção de entrega, o pacote deve ter os seguintes parâmetros:

  • Peso: até 300g;
  • Dimensões mínimas: 15cm de comprimento x 10cm de largura x 1cm de altura;
  • Dimensões máximas: 24cm de comprimento x 16cm de largura x 4cm de altura;
  • Seguro automático: R$ 10,25;
  • Valor máximo de: R$ 100,00;

Success

Para usar essa modalidade de frete, é preciso ter um contrato com os Correios que ofereça essa opção de envio.

 

Se ainda não tiver um contrato e deseja saber informações gerais e de como obter o seu, acesse o artigo do nosso blog: 📰 O que é contrato com os Correios e como ele funciona?.

Caso já possua um contrato com os Correios e esse serviço esteja incluso, basta seguir os passos do tutorial para habilitar a modalidade; 📝 Como configurar o frete dos Correios na minha loja?.

 
 

Pronto! 🙌

As informações de peso e dimensões foram incluídas nos produtos da sua loja.


Por que devo cadastrar o peso e as dimensões dos produtos?

Como informamos, é muito importante que você pese e meça os seus produtos corretamente, pois são atributos fundamentais para que as formas de frete calculem o valor de envio de forma assertiva.

É a partir dessas informações que será possível obter o cálculo de frete e verificar a disponibilidade das transportadoras.

Cálculo de frete

Se os produtos não estiverem com pesos e dimensões cadastrados, nosso sistema entende que tais valores são 0 (zero) e isso pode causar divergências entre o valor real de frete (que você irá pagar pela postagem da encomenda) e o valor pago pelos seus clientes, que pode ser menor.

Além disso, se o produto possuir apenas o peso cadastrado e as dimensões estiverem em branco ou como zero, como no exemplo a seguir.


Pode acontecer de nenhuma opção de envio ser apresentada, mostrando a mensagem "Não há opções de envio para este endereço. Por favor, insira um CEP diferente", como mostramos na imagem abaixo:

Mensagem de frete indisponível para o CEP informado
 
 

Disponibilidade das transportadoras

Para evitar que o seu cliente eleja uma forma de envio para um produto que não pode ser transportado pela empresa de frete selecionada, é importante que todas as informações de peso e dimensões sejam corretamente preenchidas em todos os seus produtos.

Exemplo de produtos volumosos


Você não deve encontrar problemas em relação à possibilidade de transporte por parte das empresas de frete caso comercialize roupas, objetos de decoração, acessórios, higiene e beleza, utensílios de cozinha, entre outros.

Porém, caso você venda produtos como mobiliário, bicicletas, eletrodomésticos e outros itens que possuam pesos e dimensões consideravelmente grandes, é essencial que informe todas as medidas corretamente e investigue qual transportadora consegue fazer o envio do produto, conforme as suas limitações.

Para isso, recomendamos o tutorial 👉 Como escolher a ferramenta de frete perfeita para a minha loja?.

 
 

Como é calculado o custo de frete?

A nossa integração é direta com o sistema dos Correios, então o cálculo do frete é o mesmo informado pelo sistema deles. 

Você só precisa indicar no seu painel administrador, em "Configurações > Centro de distribuição", o CEP de origem da sua empresa e cadastrar os seus produtos com o peso e dimensões.

Assim, o valor de entrega aparecerá automaticamente na sua loja quando o consumidor informar o seu CEP, seja na página do produto, no carrinho de compras ou no checkout.

Entenda a fórmula utilizada

A calculadora fará a seguinte conta para obter o peso cubado: [altura x largura x comprimento] x coeficiente da transportadora = resultado.
 

Info

O peso cubado é calculado a partir do resultado da primeira equação, multiplicado ou dividido pelo coeficiente de capacidade de cada transportadora.

 

Exemplo:

Temos um produto de 2kg com 40cm x 20cm x 15cm.

Peso real: 2kg
Peso cubado: (0,40 x 0,20 x 0,15) x 250 = 3kg

Nesse caso, o coeficiente da capacidade da empresa de frete é 250 e esse número pode variar entre as transportadoras.

 
 

Success

Esse processo não se aplica para vendas de Dropshipping. Para entender como configurar a loja para essa modalidade, acessar o tutorial 👉 O que é e como vender produtos via Dropshipping?

 

❗ Se você ainda não instalou uma ferramenta de envio, confira todas as opções em 📝 Como escolher a ferramenta de frete perfeita para a minha loja?.

O artigo ajudou você?

Dê sua opinião sobre este artigo