Ao cancelar uma venda pelo painel administrador Nuvemshop, só é possível realizar estornos pelo próprio painel administrador para pedidos recebidos via Nuvem Pago.
Caso o pedido tenha sido finalizado por outro intermediador de pagamento, será possível cancelar pelo painel administrador da sua loja, mas o reembolso precisará ser feito pelo painel do provedor de pagamento.
Info
Se a venda foi realizada com o Nuvem Pago, veja como solicitar o estorno dentro do seu painel do administrador: Como estornar uma venda através do Nuvem Pago?
A seguir, te mostramos como funciona a devolução manual do pagamento para pedidos finalizados com outros aplicativos intermediadores de pagamento.
Lembrando que indicamos já estar com a venda cancelada para realizar o estorno. Caso tenha alguma dúvida sobre essa etapa, seguir os passos do tutorial.
📝 Como cancelar uma venda na Nuvemshop?
Reembolso manual
Se você não usa Nuvem Pago e a venda foi feita por um intermediador parceiro (Mercado Pago, PagBank, Pagar.me, etc.), você deve fazer a devolução pela sua conta no app parceiro, ou seja, através do painel do intermediador de pagamento.
A seguir você confere como seguir de acordo com o tipo de pagamento:
Cartão de crédito
No caso de cartão de crédito, basta acessar o intermediador de pagamento utilizado pelo seu cliente, buscar pelo pedido e efetuar o cancelamento por lá.
Mas uma forma mais prática para localizar o pedido dentro do intermediado, é acessando ele através do painel administrador Nuvemshop. Para isso, basta seguir pelo caminho abaixo:
1. Acessar "Vendas > Lista de vendas" e clicar sobre o número do pedido que será ou foi cancelado.

2. Na próxima tela, localizar a seção Pagamento e clique no link disponível em Identificador de transação.

Vamos te redirecionar para o painel do intermediador de pagamento, nesse caso do exemplo o PicPay, para você acessar os detalhes e solicitar a devolução do valor recebido.
Warning
Cada intermediador de pagamento tem um processo de estorno, assim como um prazo para o valor retornar ao cartão de crédito do seu consumidor. Em caso de dúvidas, acione o suporte do aplicativo de pagamento correspondente.
Boleto bancário
No caso do boleto bancário, é necessário entrar em contato diretamente com o seu cliente.
Como o pagamento é feito de uma forma que não tem estorno direto, é necessário pedir os dados bancários e fazer a devolução de forma manual e fora da plataforma, por depósito ou transferência bancária.
PIX
Assim como o boleto, deve-se entrar em contato com o cliente para obter a chave PIX e realizar a devolução de forma externa.
Pagamento personalizado
Nesse caso é necessário verificar se é possível fazer estorno direto pelo intermediador de pagamento utilizado ou se deve seguir o mesmo procedimento para estornos de pagamento por boleto e/ou PIX.
Helpjuice Success Callout Title
Lembre-se de explicar o prazo e por onde o valor será reembolsado para o seu cliente.
Pronto!🙌
Dessa forma o valor da compra será estornado para o comprador.