Tanto no Facebook quanto no Instagram, é possível criar uma loja com os produtos da sua Nuvemshop, por onde os seus visitantes serão redirecionados ao seu site para finalizar a compra, de forma simples e rápida.
Essa funcionalidade permite marcar os produtos nas publicações e stories da rede social e criar anúncios para conquistar novos clientes.
Agora, vender no Facebook e Instagram ficou ainda mais fácil, já que a integração dos dois canais de vendas agora pode ser feita em um único lugar, direto através do seu painel de administração da Nuvemshop.
Success
Recomendamos que essa configuração seja realizada por meio de um notebook/computador para evitar qualquer erro no momento de conectar o catálogo de produtos com o Instagram ou Facebook.
Vamos aos passos!
1. Antes de conectar com o Facebook e Instagram
Para a integração ser realizada com sucesso, é preciso se atentar e se adequar aos requisitos de configuração, que listamos no tutorial abaixo:
📝 Requisitos para vender no Instagram e Facebook Shop
Recomendamos verificar os artigos do próprio do Facebook: 🌐 Requisitos de Qualificação para Comércio.
2. Gerar o catálogo de produtos
Ver mais detalhes
Para conseguir divulgar os produtos cadastrados na sua Nuvemshop nos canais de venda, será preciso gerar o link XML do catálogo. Para isso, siga os passos:
Success
Antes de prosseguir, certifique-se de ter produtos cadastros em sua loja virtual. Isso porque na primeira vez que o catálogo de produtos for carregado, o arquivo XML é gerado automaticamente. Após isso, qualquer atualização que você realizar no catálogo de produtos, o arquivo XML será atualizado em até 24 horas.
2.1. Acessar o seu painel administrador Nuvemshop.
2.2. Seguir pelo caminho "Canais de venda > Facebook / Meta".
2.3. Clicar no botão "Gerar catálogo". Dessa forma, um arquivo será criado automaticamente pela plataforma, com as informações obrigatórias dos seus produtos e categorias cadastradas.
❗ Se possuir produtos cadastrados com variações, o arquivo XML irá carregar cada ‘item’ individualmente, ou seja, produtos com variações serão separados e considerados produtos individuais no arquivo XML.
Warning
Essa tela pode ser visualizada de forma diferente, conforme a versão da integração com o Facebook Shop disponível na sua loja. De toda forma, o botão "Gerar catálogo" estará visível em todas as versões para você conseguir gerar o seu catálogo.
3. Conectar e ativar o Facebook e Instagram Shopping
Ver mais detalhes
A plataforma que administra o Facebook e o Instagram é a mesma, portanto, em sua maioria, as configurações são feitas no mesmo lugar.
Success
Se você tem a intenção de vender somente pelo Facebook, não é preciso vincular a conta do Instagram durante os passos de integração; porém, se o seu desejo é vender pelo Instagram, deverá ativar a conta do Facebook primeiro.
Existem três versões da integração e abaixo você pode identificar a sua visualmente:
Versão 3
Para fazer a conexão pela Versão 3, siga os passos:
Versão 2
Para fazer a conexão pela Versão 2, siga os passos:
Versão 1
Para fazer a conexão pela Versão 1, siga os passos:
Versão 3
Para fazer a conexão Versão 3, siga os passos:
Versão 2
Para fazer a conexão pela Versão 2, siga os passos:
Versão 1
Para fazer a conexão pela Versão 1, siga os passos:
4. Verificar o domínio para o Instagram Shopping
Ver mais detalhes
Um dos principais passos para a ativação dos canais de venda é a verificação do domínio para o Instagram Shopping. Sem isso, o seu catálogo pode não ser aprovado, impossibilitando de divulgar os produtos da sua Nuvemshop na rede social.
📝 Como verificar o domínio para o Instagram Shopping?
Warning
Indicamos que não pule essa etapa de validação do domínio no Facebook e insira o seu endereço corretamente. Isso porque se você adicionar alguma informação incorreta, será necessário refazer a configuração do começo. Se precisar alterar o domínio, seguir os passos do tutorial 👉 O que fazer se o domínio verificado no Facebook foi alterado?.
5. Pixel do Facebook
Ver mais detalhes
Sabemos que a mensuração dos eventos da sua loja virtual pode trazer dúvidas, tanto nas configurações quanto na leitura dos dados recebidos. Acesse o tutorial abaixo e confira mais informações:
6. Funcionalidades
Ver mais detalhes
Agora que você concluiu os principais passos para ativar a integração do Facebook e Instagram Shopping, veja outros tutoriais complementares:
▪️ Marcação de produtos nas publicações
📝 Como marcar os produtos da Nuvemshop no Instagram Shopping?
▪️ Personalização da loja nos canais de venda
📝 Como personalizar a loja do Facebook e Instagram Shopping?
▪️ Criação de coleções e anúncios
📝 Como criar coleções na loja do Facebook e Instagram?
📝 Como criar anúncios no Facebook e Instagram com o meu catálogo de produtos da Nuvemshop?
7. Erros e problemas frequentes
Ver mais detalhes
Pode ser que em algum momento você se deparou com algum erro para concluir a integração, ou até mesmo viu advertências no seu catálogo de produtos, após ser carregado no Gerenciador de Comércio do Facebook. Veja os principais erros e como resolvê-los:
📝 Problemas frequentes ao ativar o Facebook ou Instagram Shopping
📝 Erros frequentes do catálogo de produtos do Facebook e Instagram Shopping