Central de Atendimento Nuvem Impulsione seu negócio Canais de Venda Facebook e Instagram Shopping

Como vender pelo Instagram e Facebook?

Veja o que precisa fazer para integrar a sua Nuvemshop ao Facebook e Instagram Shopping e começar a anunciar seus produtos nos canais de venda.

Última atualização: 10/10/2024

Tanto no Facebook quanto no Instagram, é possível criar uma loja com os produtos da sua Nuvemshop, por onde os seus visitantes serão redirecionados ao seu site para finalizar a compra, de forma simples e rápida.

Essa funcionalidade permite marcar os produtos nas publicações e stories da rede social e criar anúncios para conquistar novos clientes.

Exemplo de loja no Facebook Shop

Agora, vender no Facebook e Instagram ficou ainda mais fácil, já que a integração dos dois canais de vendas agora pode ser feita em um único lugar, direto através do seu painel de administração da Nuvemshop.

Success

Recomendamos que essa configuração seja realizada por meio de um notebook/computador para evitar qualquer erro no momento de conectar o catálogo de produtos com o Instagram ou Facebook.

 

Vamos aos passos!

1. Antes de conectar com o Facebook e Instagram

Para a integração ser realizada com sucesso, é preciso se atentar e se adequar aos requisitos de configuração, que listamos no tutorial abaixo:

📝 Requisitos para vender no Instagram e Facebook Shop

Recomendamos verificar os artigos do próprio do Facebook: 🌐 Requisitos de Qualificação para Comércio.


2. Gerar o catálogo de produtos

Ver mais detalhes

Para conseguir divulgar os produtos cadastrados na sua Nuvemshop nos canais de venda, será preciso gerar o link XML do catálogo. Para isso, siga os passos:

 

Success

Antes de prosseguir, certifique-se de ter produtos cadastros em sua loja virtual. Isso porque na primeira vez que o catálogo de produtos for carregado, o arquivo XML é gerado automaticamente. Após isso, qualquer atualização que você realizar no catálogo de produtos, o arquivo XML será atualizado em até 24 horas

 


2.1. Acessar o seu painel administrador Nuvemshop.

2.2. Seguir pelo caminho "Canais de venda > Facebook / Meta".

2.3. Clicar no botão "Gerar catálogo". Dessa forma, um arquivo será criado automaticamente pela plataforma, com as informações obrigatórias dos seus produtos e categorias cadastradas.

Seção "Facebook shop" do painel Nuvemshop, com o botão "Gerar catálogo" destacado

 

❗ Se possuir produtos cadastrados com variações, o arquivo XML irá carregar cada ‘item’ individualmente, ou seja, produtos com variações serão separados e considerados produtos individuais no arquivo XML.  

 

Warning

Essa tela pode ser visualizada de forma diferente, conforme a versão da integração com o Facebook Shop disponível na sua loja. De toda forma, o botão "Gerar catálogo" estará visível em todas as versões para você conseguir gerar o seu catálogo.

 
 
 

3. Conectar e ativar o Facebook e Instagram Shopping

Ver mais detalhes

A plataforma que administra o Facebook e o Instagram é a mesma, portanto, em sua maioria, as configurações são feitas no mesmo lugar.
 

Success

Se você tem a intenção de vender somente pelo Facebook, não é preciso vincular a conta do Instagram durante os passos de integração; porém, se o seu desejo é vender pelo Instagram, deverá ativar a conta do Facebook primeiro.

 

Existem três versões da integração e abaixo você pode identificar a sua visualmente:

Facebook

Versão 3

Versão 3 da integração com o Facebook no painel Nuvemshop


Para fazer a conexão pela Versão 3, siga os passos:

📝 Como conectar o Facebook e Instagram Shopping?

 
 

Versão 2

Versão 2 da integração com o Facebook no painel Nuvemshop


Para fazer a conexão pela Versão 2, siga os passos:

📝 Como conectar o Facebook Shop em minha Nuvemshop?

 
 

Versão 1

Versão 1 da integração com o Facebook no painel Nuvemshop


Para fazer a conexão pela Versão 1, siga os passos:

📝 Como conectar o Facebook Shop em minha Nuvemshop?

 
 

Instagram

Versão 3

Versão 3 da integração com o Instagram no painel Nuvemshop


Para fazer a conexão Versão 3, siga os passos:

📝 Como conectar o Facebook e Instagram Shopping?

 
 

Versão 2

Versão 2 da integração com o Instagram no painel Nuvemshop


Para fazer a conexão pela Versão 2, siga os passos:

📝 Como ativar o Instagram Shopping na Nuvemshop?

 
 

Versão 1

Versão 1 da integração com o Instagram no painel Nuvemshop


Para fazer a conexão pela Versão 1, siga os passos:

📝 Como ativar o Instagram Shopping na Nuvemshop?

 
 
 
 

4. Verificar o domínio para o Instagram Shopping

Ver mais detalhes

Um dos principais passos para a ativação dos canais de venda é a verificação do domínio para o Instagram Shopping. Sem isso, o seu catálogo pode não ser aprovado, impossibilitando de divulgar os produtos da sua Nuvemshop na rede social.

📝 Como verificar o domínio para o Instagram Shopping?

Warning

Indicamos que não pule essa etapa de validação do domínio no Facebook e insira o seu endereço corretamente. Isso porque se você adicionar alguma informação incorreta, será necessário refazer a configuração do começo. Se precisar alterar o domínio, seguir os passos do tutorial 👉 O que fazer se o domínio verificado no Facebook foi alterado?.

 
 
 

5. Pixel do Facebook

Ver mais detalhes

Sabemos que a mensuração dos eventos da sua loja virtual pode trazer dúvidas, tanto nas configurações quanto na leitura dos dados recebidos. Acesse o tutorial abaixo e confira mais informações:

📝 Como utilizar o Pixel do Facebook?

 
 

6. Funcionalidades

Ver mais detalhes

Agora que você concluiu os principais passos para ativar a integração do Facebook e Instagram Shopping, veja outros tutoriais complementares:

▪️ Marcação de produtos nas publicações

📝 Como marcar os produtos da Nuvemshop no Instagram Shopping?

▪️ Personalização da loja nos canais de venda

📝 Como personalizar a loja do Facebook e Instagram Shopping?

▪️ Criação de coleções e anúncios

📝 Como criar coleções na loja do Facebook e Instagram?

📝 Como criar anúncios no Facebook e Instagram com o meu catálogo de produtos da Nuvemshop?

 
 

7. Erros e problemas frequentes

Ver mais detalhes

Pode ser que em algum momento você se deparou com algum erro para concluir a integração, ou até mesmo viu advertências no seu catálogo de produtos, após ser carregado no Gerenciador de Comércio do Facebook. Veja os principais erros e como resolvê-los:

📝 Problemas frequentes ao ativar o Facebook ou Instagram Shopping

📝 Erros frequentes do catálogo de produtos do Facebook e Instagram Shopping

 
 

 

O artigo ajudou você?

Dê sua opinião sobre este artigo