Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Meios de pagamento Pagamentos Nuvem Pago Informações gerais

Os principais motivos de pagamentos rejeitados no Nuvem Pago

Lista com os principais motivos pelo qual o pagamento pode ser recusado no momento da compra através do Nuvem Pago.

Última atualização: 03/04/2024

Abaixo listamos os principais motivos que podem ser encontrados nas rejeições e como lidar com cada um deles:

Data de vencimento do cartão inválida. Sugira ao seu cliente revisar e tentar novamente.

A data de vencimento que o comprador informou esta incorreta. Basta ele refazer o pedido, se atentando aos dados do cartão informados.

Delete

O número do cartão é inválido. Sugira ao seu cliente a revisar e tentar novamente.

O número do cartão que o comprador informou esta incorreto? Basta ele refazer o pedido, se atentando aos dados do cartão informados.

Delete

Limite insuficiente no cartão. Sugira ao seu cliente usar outro cartão ou mudar a forma de pagamento.

O cartão usado pelo comprador não tem saldo suficiente para realizar o pagamento. Se possível, peça para ele verificar o cartão ou realize a compra através de outro método.

Delete

CVV inválido. Sugira ao seu cliente revisar e tentar novamente.

O código de segurança que o comprador informou esta incorreto. Basta ele refazer o pedido, se atentando aos dados do cartão informados.

Delete

Pagamento não autorizado. Sugira ao seu cliente entrar em contato com o emissor do cartão.

O banco emissor do cartão não autorizou a transação (motivo não informado). Se possível, peça ao comprador que entre em contato com o banco para regularizar a situação ou peça para concluir a compra através de outro método.

Delete

Cartão com restrições. Sugira ao seu cliente entrar em contato com o emissor do cartão.

O cartão utilizado pelo comprador possui alguma restrição de compra e o pagamento foi negado pelo banco. Se possível, peça ao comprador que entre em contato com o banco para regularizar a situação ou peça para concluir a compra através de outro método.

Delete

Não aprovado nas validações de segurança. Sugira ao seu cliente entrar em contato com o emissor do cartão.

O banco não autorizou o pagamento por motivos de segurança. Recomendamos não realizar nenhuma ação. Se necessário, peça ao comprador que entre em contato com o banco para regularizar a situação ou peça para concluir a compra através de outro método.

Delete

O cartão foi recusado pelo emissor do cartão. Sugira ao seu cliente pagar de outra forma ou entrar em contato com o emissor.

O banco não autorizou o pagamento por motivos de segurança. Recomendamos não realizar nenhuma ação. Se necessário, peça ao comprador que entre em contato com o banco para regularizar a situação ou peça para concluir a compra através de outro método.

Delete

Ocorreu um erro ao processar a transação. Sugira ao seu cliente tentar novamente.

Ocorreu alguma falha no processamento da compra entre o banco e o adquirente. Pela que o comprador realize uma nova tentativa.

Delete

Não aprovado nas validações de segurança Nuvem Pago.

A transação foi rejeitada pelo sistema antifraude, ou seja, esta transação foi barrada por motivos de segurança, onde pode ser que tenha sido identificado alguma suspeita.


Recomendamos que esta transação não seja continuada. Porém, se achar necessário, oriente o comprador a realizar uma nova tentativa, verificando se os dados inseridos na compra estão todos corretos.


Também, vale indicar ao comprador que realize a compra através de outro método, seja por outro cartão de crédito, Pix, ou boleto.

Delete

Warning

Caso ainda tenha dúvidas quanto a esta situação, entre em contato com nosso suporte clicando 🗨️ aqui.

Delete

Recomendações antes de enviar o produto

Apesar dos antifraudes do mercado trabalharem para auxiliar na identificação de suspeitas de fraude, por se tratarem de sistemas automáticos, não são 100% assertivos, visto que não há como saber quais são, de fato, as intenções de um comprador.

Por este motivo, é uma boa prática dos lojistas estarem atentos às suas vendas, e também conferirem alguns pontos cruciais antes de dar continuidade no envio do produto, o que ajudará a garantir que a venda é legítima.

Alguns desses pontos são:

Conferir se o valor da compra foge muito dos padrões da loja

Você com certeza conhece o padrão de vendas de sua loja. Se eventualmente ocorrer uma venda de valor muito desproporcional, antes de dar prosseguimento, analise os demais pontos.

Delete

Conferir se os dados pessoais são coerentes, como nome, e-mail e endereço

Veja se o e-mail corresponde com o nome da pessoa que está comprando. Também, verifique se o DDD do telefone cadastrado bate com o local de entrega.

Delete

Conferir recorrência de compra de um mesmo cliente

Não é comum que compradores realizem diferentes compras na loja num curto espaço de tempo.

Delete

Entre em contato com o comprador

Não é preciso entrar em contato com todas as pessoas que realizam compras em sua loja, mas esta é uma boa prática para casos onde inconsistências como estás citada acima foram identificadas. 


❗ Cheque os dados e garanta que aquela pessoa fez realmente a compra na loja antes de enviar o produto.

Delete

O que as rejeições de pagamentos do Nuvem Pago podem evitar? 

Uma situação bastante comum do e-commerce em geral, são as chamadas contestações (ou chargebacks). 

Resumidamente, uma contestação é gerada quando o portador do cartão de crédito utilizado numa transação alega para o banco, alguma irregularidade na compra ou na própria cobrança, conforme explicamos no tutorial 👉 Chargeback: O que é?.

Desta forma, o banco realiza uma análise sobre esta contestação, onde será necessário que o lojista encaminhe alguns documentos comprobatórios, para o banco poder definir qual das partes ganhará a causa e manterá o dinheiro. Em certas ocasiões, pode haver a perda por parte da loja.

Portanto, rejeições de pagamentos torna-se um fator importante para diminuir este risco por parte da loja, garantindo a segurança das transações processadas. Para você entender mais sobre contestações e como evitá-las, confira nossos artigos do nosso 🌐Blog Nuvemshop.
🌐 Chargeback: o que é e como evitar esse problema no seu negócio

E para saber como prosseguir caso tenha recebido uma notificação de chargeback do Nuvem Pago, consulte o tutorial:
📝 Tudo sobre chargebacks no Nuvem Pago

O artigo ajudou você?