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Como fazer a gestão da minha Nuvemshop no aplicativo para celular?

Saiba como você pode administrar a sua loja virtual no aplicativo da Nuvemshop no celular iOS e Android

Última atualização: 29/05/2024

Com o app da  Nuvemshop, você consegue gerenciar a sua loja virtual de qualquer lugar, de forma prática e rápida.

Visualização do aplicativo na PlayStore do Google

A seguir, te mostramos o que você pode fazer em cada seção do aplicativo: Início, Vendas, Produtos, Clientes, Marketing e Teclado Nuvem.


1. Início

Se você ainda não tiver feito login no app da Nuvemshop, a primeira tela será a de acesso. Você deve preencher o e-mail e senha da sua loja virtual e clicar em "Acessar a sua loja".

Tela inicial do aplicativo, com os campos de login e o botão "Acessar a sua loja" em destaque

Assim que acessar a sua loja, você verá a tela de Início. Nela, é possível conferir as vendas e visitas únicas da sua loja nas abas "Hoje" e "Ontem", além de ter o botão para adicionar um novo produto e o quadro informativo de produtos ocultos na loja.

Tela inicial do aplicativo Nuvemshop


2. Vendas

Na segunda seção do app, você verá todos os seus pedidos, com informações de número e data do pedido, nome do cliente, quantidade de produtos, preço do pedido e status do pagamento e envio.

Clique em cada barra azul para visualizar os detalhes. 👇

Buscar pedidos

Para buscar uma venda, basta digitar na barra de pesquisa a palavra-chave desejada. Você também pode filtrar a sua busca por estado do pedido, entrega e pagamento.

Tela da lista de vendas, com a barra de busca e o botão de filtro em destaque
Ao clicar no ícone de filtro, em sua tela aparecerão as seguintes opções:

  • Status da venda;
  • Data;
  • Status da entrega;
  • Status de pagamento;
  • Meio de envio.

Opções de filtro da lista de vendas
Para aplicar os filtros, basta clicar em "Filtrar".

Delete

Fazer edições rápidas em pedidos

Se você quiser fazer uma edição rápida nos pedidos, basta clicar em "Editar" para selecionar o(s) pedido(s). 

Tela de lista de vendas com o botão "Editar" em destaque
Em seguida, assinalar o que deseja: "Cancelar vendas", "Arquivar vendas", "Marcar pagamentos como recebidos" ou "Marcar como embaladas". Após selecionar uma ação, o status será atualizado automaticamente. 

No exemplo em GIF abaixo, vamos atualizar os status de pagamento de dois pedidos:

GIF de exemplo para editar mais de um pedido da lista de vendas

Delete

Visualizar os detalhes dos pedidos

Também na seção de Vendas, você poderá clicar no pedido para ver mais detalhes, como o valor da venda, tipo de pagamento e entrega, espaço para suas anotações, dados do cliente, endereço da entrega e da cobrança, o histórico do pedido e o link da página de acompanhamento.

GIF de exemplo para acessar os detalhes do pedido
Na tela do pedido, você também poderá marcar pagamento recebido (se o meio de pagamento da venda não tiver sido automático) e também marcar como embalado

Após marcar como embalado, você tem a opção de notificar o envio, colocando o código de rastreio (opcional) e selecionando "Enviar e-mail para o cliente". Veja o exemplo no GIF abaixo:

GIF de exemplo para marcar um pedido como embalado e notificar o envio

Delete

Exportar lista de vendas

Esse recurso é bastante útil para você ter uma melhor gestão das vendas recebidas na sua Nuvemshop.

Delete

Warning

Essa funcionalidade não está disponível em todos os planos. Recomendamos verificar se o seu plano atual possui o recurso, através da página "Minha Nuvemshop > Planos".

Para gerar o arquivo, acesse o menu lateral do aplicativo e clicar em "Vendas > Lista de vendas".

Menu lateral do aplicativo, com a opção "Lista de vendas" em destaque
Ao carregar a tela, clicar no ícone de três pontinhos no topo da página e depois em "Exportar lista"

Página de vendas, com o botão "Exportar lista" em destaque
Selecione o período que deseja obter o relatório e aplique os filtros, se necessário. Com tudo pronto, clicar em "Exportar".

Página de exportação da lista de vendas, com os botões "Filtro" e "Exportar" em destaque
Ao concluir a exportação, enviaremos o arquivo (Excel) para o e-mail cadastrado.

Delete

3. Produtos

Nesta seção, você verá e poderá editar os produtos cadastrados na sua loja.

Clique em cada barra azul para visualizar os detalhes. 👇

Buscar produtos

Para buscar um produto, basta digitar na barra de pesquisa a palavra-chave desejada, podendo ser por nome do produto ou SKU. Você também pode filtrar a sua busca por categoria, disponibilidade em estoque, entre outras opções.

Tela da lista de produtos, com a barra de busca e o botão de filtro em destaque
Ao clicar no ícone de filtro, em sua tela aparecerão as seguintes opções:

  • Ordenar por;
  • Categoria;
  • Disponibilidade em estoque;
  • Tipo de preço;
  • Visível na loja;
  • Promoção de envio;
  • Peso e dimensões.

GIF de exemplo para visualizar as opções de filtro da lista de produtos
Para aplicar os filtros, basta clicar em "Filtrar".

Delete

Fazer edições rápidas em produtos

Em "Editar", localizado no topo da página no lado direito, você poderá selecionar o(s) produto(s) desejado(s) e escolher uma ação: "Apagar", "Mostrar na minha loja", "Ocultar da minha loja", "Editar preço" ou "Editar preço de todos os produtos"

GIF de exemplo para editar mais de um produto de uma vez
Após selecionar a opção, a alteração será realizada automaticamente.

Delete

Adicionar produtos

No ícone "+", localizado no topo da página ao lado de "Editar", você poderá adicionar um novo produto na sua loja. 

Tela da lista de produtos, com o botão "+" em destaque
A página no app tem todas as seções que você precisa para criar um novo produto: fotos, nome e descrição, preços, estoque, tipo de produto, peso e dimensões, categorias e variações.

Você também poderá preencher a opção de "Esse produto possui frete grátis" e "Exibir em minha loja". Ao final, basta clicar em "Salvar alterações".

Delete

Editar produtos

Ao clicar em um produto, você verá os detalhes dele e poderá editá-lo. É possível editar e adicionar fotos do produto, nome e descrição, tipo de produto, categorias e variações.

Você também poderá editar a opção de "Esse produto possui frete grátis" e "Exibir em minha loja". Ao final, basta clicar em "Salvar alterações".

Delete

Exportar e importar

Nessa opção, você consegue exportar uma lista com todos os seus produtos cadastrados ou importar um arquivo CSV para incluir produtos em sua loja de forma massiva.

Delete

Warning

Essa funcionalidade não está disponível em todos os planos. Recomendamos verificar se o seu plano atual possui o recurso, através da página "Minha Nuvemshop > Planos".

No menu lateral do aplicativo, acessar "Produtos > Lista de produtos".

Acessar a lista de produtos no menu do aplicativo
Ao carregar a tela, clicar no ícone de três pontinhos e depois em "Exportar e importar".

Opção de exportar e importar produtos em destaque

  • Exportar produtos

Você pode escolher por exportar uma lista com todos os seus produtos ou apenas alguns selecionados, incluindo ou não suas descrições. Para isso, basta clicar para selecionar os filtros.

Tela para exportar produtos, com os botões "filtro", "Incluir descrições" e "Exportar" em destaque
Com tudo certo, clicar em "Exportar" e avisaremos que o procedimento está em andamento.

Mensagem de exportação em andamento
Ao ser concluído, vamos enviar o arquivo de Excel com a lista de produtos para o e-mail cadastrado.

Visualização da notificação de recebimento do arquivo exportado

  • Importar produtos

A importação de um arquivo CSV é um recurso que facilita o cadastro de novos itens ou a edição dos já existentes no catálogo da sua loja virtual.

Para enviar a planilha de Excel, basta clicar no campo "Carregar arquivo .csv"selecionar o documento (deve estar salvo no seu celular) e aguardar carregar.

Delete

Warning

Se a intenção é atualizar produtos já cadastrados, recomendamos marcar a opção "Alterar produtos já existentes", para que não tenha itens duplicados no seu catálogo.

Tela para importar produtos, com os botões "Alterar produtos já existentes" e "Importar" em destaque
Com tudo pronto, clicar em "Importar" e aguarde o carregamento.

Delete

Info

Caso tenha alguma dúvida sobre a importação e exportação de produtos, sugerimos acessar o tutorial 👉 Tudo sobre importar e exportar produtos

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4. Categorias

Por essa tela, você pode visualizar as categorias e subcategorias da sua loja virtual, sendo possível criar novas, editar ou apagar as existentes.

Clique em cada barra azul para visualizar os detalhes. 👇

Criar nova categoria

Para criar uma nova categoria, acesse o menu lateral e siga o caminho "Produtos > Categorias". Ao carregar a tela, clicar no ícone de "+", localizado no topo.

Tela de categorias, com o botão "+" em destaque
Cadastre um nome para a categoria e clicar em "Salvar", na parte de cima ou de baixo da página.

Criação de uma nova categoria, com o botão "Salvar" em destaque
Você tem a possibilidade de criar uma (ou mais) subcategoria para essa categoria. Para isso, basta clicar no ícone de "+", localizado ao lado do campo do nome.

Campo para incluir o nome da categoria, com o botão "+" em destaque
Veja o exemplo no GIF abaixo:

GIF de exemplo para criar uma nova categoria

Delete

Editar uma categoria ou subcategoria

Você consegue editar as categorias e subcategorias cadastradas na sua loja virtual também pelo aplicativo. Para isso, localize a categoria, clicar no ícone de três pontinhos e depois em "Editar".

Tela de categorias, com o botão "Editar" em destaque
Ao carregar a tela, você verá as opções para configurar: informações da categoria, Google Shopping e SEO. Ao finalizar as alterações, clicar em "Salvar".

Delete

Info

Também é possível criar novas subcategorias para a categoria "mãe" por essa seção. Confira o GIF completo abaixo:

GIF de exemplo para criar uma subcategoria e para acessar a tela de edição

Delete

Apagar uma categoria ou subcategoria

Você também consegue apagar categorias e subcategorias pelo aplicativo. Lembrando que ao apagar a categoria "mãe", as subcategorias vinculadas a ela também são excluídas.

Para isso, você deve clicar no ícone de três pontinhos e depois em "Editar".

Tela de categoria, com o botão "Editar" em destaque
Ao carregar a tela, clicar no ícone de lixeira localizado no topo da tela.

Tela de edição da categoria, com o botão "lixeira" em destaque
Confira o exemplo no GIF abaixo:

GIF de exemplo para apagar uma categoria

Delete

Reordenar as categorias e subcategorias

Para reordenar as categorias e subcategorias, clique no ícone ao lado esquerdo do nome da categoria e arraste para a posição que deseja. Veja o exemplo no GIF abaixo:

GIF de exemplo para reordenar categorias

Delete

5. Clientes

No menu lateral direito, você verá a opção "Clientes", onde poderá visualizar a lista de consumidores da sua loja, as mensagens recebidas, adicionar ou editar informações de cadastro dos mesmos, entre outras opções.

Clique em cada barra azul para visualizar os detalhes. 👇

Ver a lista de clientes

Para visualizar os cadastros dos clientes da sua loja virtual, acesse "Clientes - Lista de clientes" no menu lateral direito.

Visualização do menu lateral direito do aplicativo, com a opção "Clientes" em destaque
Em sua tela, aparecerão os clientes cadastrados ou que já compraram em sua loja (ou ambas as opções). Ali, além do nome da pessoa, você tem a informação do valor da última compra e pode enviar um e-mail ou uma mensagem por WhatsApp.

Tela da lista de clientes, com destaque para a última compradora da loja

Delete

Visualizar e editar os dados cadastrais

Clicando sobre o nome de um cliente, você terá acesso aos dados cadastrais do mesmo, como nome, e-mail, telefone, CPF e endereço. Também verá o campo de anotações e a lista de pedidos realizados por essa pessoa.

Visualização dos dados cadastrais de um cliente
Ao clicar nos três pontinhos localizados na parte superior da tela, você terá como enviar um e-mail de ativação de conta (para concluir o cadastro), solicitar os dados do cliente (para a Nuvemshop) e editar as informações cadastrais.

Ações disponíveis para realizar no perfil de um cliente

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6. Marketing

No menu lateral direito, você verá a opção "Marketing", onde encontrará os cupons de desconto criados por você, podendo criar novos ou ativar/apagar os que já constam na lista.

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Warning

Por enquanto, somente é possível gerenciar os cupons de desconto pelo aplicativo. Outras ações de marketing, como 2x1, 3x2 e por quantidade, devem ser gerenciadas por um navegador (Chrome, Safari, etc.).

Clique em cada barra azul para visualizar os detalhes. 👇

Ver os cupons da loja

Para visualizar os cupons de desconto e as promoções ativas da sua loja, acesse "Marketing" no menu lateral direito.

Visualização do menu lateral direito do aplicativo, com a opção "Marketing" em destaque
Em sua tela, aparecerão os cupons de desconto cadastrados, estejam ativados ou desativados. Clicando no ícone de olho, você pode ativar ou desativar o cupom; no ícone de lixeira, o cupom é apagado.

Tela da lista de cupons de desconto, com destaque para o primeiro cupom da loja e os botões de ativar e excluir

Delete

Criar um novo cupom de desconto

Para adicionar um cupom de desconto na sua loja, basta clicar no ícone de "+", ao lado superior direito da tela.

Tela da lista de Cupons, com o botão "+" em destaque
Abrirá o formulário de cadastro do cupom, onde você deve inserir um Código (nome), escolher o tipo de desconto (porcentagem, valox fixo ou frete grátis) e definir uma limitação de uso (opcional).

Campos de criação de um cupom de desconto

Para concluir, você deve clicar em "Criar".

Delete

7. Teclado Nuvem

Com o Teclado Nuvem, é possível compartilhar produtos da sua loja para contatos no seu celular, através do WhatsApp, Facebook Messeger ou qualquer outro aplicativo.

Visualização do Teclado Nuvem em uma janela do WhatsApp

Delete

Warning

Para usar o teclado, é importante ter o aplicativo Nuvemshop atualizado na sua última versão.

Para ativar o Teclado Nuvem, siga os passos do tutorial 👉 Como habilitar e usar o Teclado Nuvem?.

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