Table of Contents
Como gerar a etiqueta?Como verificar se o código de rastreio foi gerado?Como notificar o envio?Perdi minha impressão ou cliquei em aceitar, o que faço?O que acontece se interromper o processo de gerar etiquetas e PLPs? Por meio do SIGEP Web disponível no painel da loja, é possível gerar PLP para os seus pedidos já com o código de rastreio.
Isso significa que você poderá ir aos Correios e enviar o pedido sem pagar na hora, além disso poderá acompanhar a mudança de status do envio automaticamente junto com os Correios.
Neste tutorial, ensinaremos como gerar as etiquetas e acompanhar o status dos pedidos.
Como gerar a etiqueta?
A PLP só é possível ser gerada através da aba de vendas dentro do painel da sua loja.
1. Acesse seu Administrador Nuvem e clique em Vendas > Lista de Vendas.
.gif)
2. Na listagem de vendas da sua loja, filtre por todas as vendas que estão com o status "Esperando a confirmação de envio", lembrando que se não for filtrado da forma que indicamos abaixo não terá a opção de gerar a PLP.
.gif)
.gif)
3. Agora que você já filtrou todos os pedidos que estão aguardando envio, é só escolher para qual (ou quais) pedido você quer gerar a PLP.
.gif)
4. Depois de selecionar os pedidos, irá habilitar um campo para que você possa "Escolher uma ação". Na ação, vá até a opção "Gerar etiquetas e PLP" e clique sobre ela.

5. Em seguida, abrirá um pop-up indicando os números dos pedidos que serão geradas as etiquetas.
Verifique se estão corretos e clique em "Gerar etiquetas e PLP":


5. Após clicar em Gerar etiquetas e PLP, irá aparecer uma barra mostrando o progresso enquanto as etiquetas e PLPs são emitidos:

6. Depois que as etiquetas forem geradas, clique em "Imprimir" para abrir o arquivo PDF das PLPs dos pedidos selecionados.

7. Depois que clicar no botão "Imprimir", irá carregar duas páginas.
👉 Lista de postagem:

👉 Etiquetas dos Correios

Como verificar se o código de rastreio foi gerado?
Quando uma PLP é gerada, o código de rastreio já é preenchido automaticamente no campo específico no resumo da venda. Para consultar o código é simples:
1. Dentro do painel da loja, Vá na opção Vendas > Lista de vendas e acesso o pedido que você acabou de gerar a PLP.

2. Acesso o pedido, dentro dele você encontrará o resumo com modalidade de envio, prazo de entrega e o código de rastreio:
.gif)
Dessa forma poderá verificar e notificar o seu cliente para que ele possa acompanhar a entrega do item.
Como notificar o envio?
Se por algum motivo o seu cliente não recebeu a notificação de rastreio ou perdeu o e-mail com essa informação, existem duas formas de encaminhar o código de acompanhamento da entrega.
👉 Notificar o envio
Ao clicar na opção "Notificar envio", além de ser possível editar o código de rastreio se necessário, também poderá enviar a notificação por e-mail.
.gif)
👉 Encaminhar o URL de acompanhado do checkout
Dentro do pedido, também é possível copiar e acessar o URL de acompanhamento do pedido dentro do checkout.

Através desse recurso você poderá encaminhar para o seu cliente o link de acompanhamento da entrega:

Perdi minha impressão ou cliquei em aceitar, o que faço?
Se você perdeu a folha de impressão ou clicou em aceitar no momento de gerar a PLP, não tem problema, isso porque você poderá imprimir a etiqueta e o PLP, basta seguir os passos abaixo:
1. Acesse o pedido e no canto superior direito clique na opção "Imprimir etiqueta".

2. Então, é só marcar a opção Imprimir PLP ou Imprimir etiqueta dos Correios e clique em "Imprimir".

O que acontece se interromper o processo de gerar etiquetas e PLPs?
Ao iniciar o processo para gerar as etiquetas de forma massiva é importante que o mesmo não seja interrompido uma vez que, caso isso aconteça, o sistema considera que a ação foi finalizada e não pode ser repetida posteriormente de forma massiva.
A interrupção é caracterizada, por exemplo, como:
- Mudar de página;
- Fechar a aba do administrador;
- Fechar o navegador;
Caso o processo seja interrompido só será possível imprimir as etiquetas para os respectivos pedidos de forma individual, ou seja, não mais de forma massiva para estes pedidos, apenas entrando em cada um deles e gerando a etiqueta.