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Como configurar e utilizar o Nuvem Envio?

Saiba como gerar e imprimir as etiquetas e PLPs dos seus pedidos.

Última atualização: 17/03/2025

Por meio do SIGEP Web disponível no painel da loja, é possível gerar PLP para os seus pedidos já com o código de rastreio.

Isso significa que você poderá ir aos Correios e enviar o pedido sem pagar na hora, além disso poderá acompanhar a mudança de status do envio automaticamente junto com os Correios.

Neste tutorial, ensinaremos como gerar as etiquetas e acompanhar o status dos pedidos.

Como gerar a etiqueta?

A PLP só é possível ser gerada através da aba de vendas dentro do painel da sua loja.

1. Acesse seu Administrador Nuvem e clique em Vendas > Lista de Vendas.


2. Na listagem de vendas da sua loja, filtre por todas as vendas que estão com o status "Esperando a confirmação de envio", lembrando que se não for filtrado da forma que indicamos abaixo não terá a opção de gerar a PLP.

Observação

Para que seja possível filtrar o pedidos com o status "Esperando a confirmação de envio", é necessário marcar como embalado, igual o exemplo abaixo:



3. Agora que você já filtrou todos os pedidos que estão aguardando envio, é só escolher para qual (ou quais) pedido você quer gerar a PLP.


4. Depois de selecionar os pedidos, irá habilitar um campo para que você possa "Escolher uma ação".  Na açãová até a opção "Gerar etiquetas e PLP" e clique sobre ela.


5. Em seguida, abrirá um pop-up indicando os números dos pedidos que serão geradas as etiquetas.

Verifique se estão corretos e clique em "Gerar etiquetas e PLP":


Importante

caso apareça uma mensagem de erro, como o exemplo abaixo, é porque os pedidos selecionados não foram feitos usando o frete via Nuvem envio: Correios.



5. Após clicar em Gerar etiquetas e PLP, irá aparecer uma barra mostrando o progresso enquanto as etiquetas e PLPs são emitidos:


Observação

Esse processo poderá levar alguns minutos dependendo da quantidade de etiquetas que serão geradas.


6. Depois que as etiquetas forem geradas, clique em "Imprimir" para abrir o arquivo PDF das PLPs dos pedidos selecionados.


Importante

Se escolher clicar no botão "Aceitar", o sistema irá gerar as PLPs sem imprimir. Caso isso aconteça, basta seguir os passos desse👉 etapa.


7. Depois que clicar no botão "Imprimir", irá carregar duas páginas.

👉 Lista de postagem:

👉 Etiquetas dos Correios


Como verificar se o código de rastreio foi gerado?

Quando uma PLP é gerada, o código de rastreio já é preenchido automaticamente no campo específico no resumo da venda. Para consultar o código é simples:

1. Dentro do painel da loja, Vá na opção Vendas > Lista de vendas e acesso o pedido que você acabou de gerar a PLP.

Observação

Para identificar o pedido, basta verificar se ele possui uma tag chamada PLP na coluna de "Status do pedido" dentro da listagem de pedidos.



2. Acesso o pedido, dentro dele você encontrará o resumo com modalidade de envio, prazo de entrega e o código de rastreio:

Dessa forma poderá verificar e notificar o seu cliente para que ele possa acompanhar a entrega do item.

Como notificar o envio?

Se por algum motivo o seu cliente não recebeu a notificação de rastreio ou perdeu o e-mail com essa informação, existem duas formas de encaminhar o código de acompanhamento da entrega.

👉 Notificar o envio

Ao clicar na opção "Notificar envio", além de ser possível editar o código de rastreio se necessário, também poderá enviar a notificação por e-mail.

Observação

A notificação é encaminhada para o e-mail que o cliente utilizou no momento da compra.


👉 Encaminhar o URL de acompanhado do checkout

Dentro do pedido, também é possível copiar e acessar o URL de acompanhamento do pedido dentro do checkout.

Através desse recurso você poderá encaminhar para o seu cliente o link de acompanhamento da entrega:


Observação

Através dessa página também é possível obter código de rastreio.

Pronto, agora é só colocar a etiqueta e postar o produto sem precisar pagar o envio no balcão.


Perdi minha impressão ou cliquei em aceitar, o que faço?

Se você perdeu a folha de impressão ou clicou em aceitar no momento de gerar a PLP, não tem problema, isso porque você poderá imprimir a etiqueta e o PLP, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o pedido e no canto superior direito clique na opção "Imprimir etiqueta".

2. Então, é só marcar a opção Imprimir PLP ou Imprimir etiqueta dos Correios e clique em "Imprimir".


Observação

Se precisar imprimir a etiqueta dos correios e o PLP ao mesmo tempo, recomendamos que faça a impressão individualmente, pois ele poderá gerar apenas um PDF.


O que acontece se interromper o processo de gerar etiquetas e PLPs?

Ao iniciar o processo para gerar as etiquetas de forma massiva é importante que o mesmo não seja interrompido uma vez que, caso isso aconteça, o sistema considera que a ação foi finalizada e não pode ser repetida posteriormente de forma massiva.
A interrupção é caracterizada, por exemplo, como:

  • Mudar de página; 
  • Fechar a aba do administrador;
  • Fechar o navegador;

Caso o processo seja interrompido só será possível imprimir as etiquetas para os respectivos pedidos de forma individual, ou seja, não mais de forma massiva para estes pedidos, apenas entrando em cada um deles e gerando a etiqueta.

Observação

Separamos uma FAQ com as perguntas mais frequentes sobre o Nuvem Envio para consultar sempre que precisar: Perguntas frequentes sobre o Nuvem Envio

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