Caso você tenha que cancelar um pedido realizado por cartão de crédito, boleto bancário, PIX ou Link de pagamento, uma das etapas do cancelamento é realizar o estorno da venda para seu cliente.
A seguir, te mostramos como fazer o estorno de uma venda realizada pelo Nuvem Pago.
Para cartão de crédito, link de pagamento e PIX
No Nuvem Pago, você pode solicitar o estorno total ou parcial de uma venda direto pelo seu administrador.
1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.
2. Seguir pelo caminho "Nuvem Pago > Painel de gestão" e em seguida, procurar e clicar na venda que deseja fazer estorno.
3. Dentro da venda que deseja estornar total e prosseguir com o cancelamento, verificar o valor pago na venda e também na seção Pagamento, confirmar se o pagamento foi por cartão de crédito ou PIX, se tudo estiver correto, clicar em "Estornar", igual o exemplo abaixo:
4. Na página seguinte, irá visualizar o resumo da compra, com os detalhes de quem fez a compra, os 4 últimos números do cartão e a seção Valor do estorno.
5. Antes de prosseguir com o estorno, é importante verificar se possui saldo disponível ou se a venda está dentro do prazo para estorno.
❌ Sem saldo para o estorno
Se você não possui saldo ou lançamentos futuros na conta do Nuvem Pago, não será possível prosseguir com o estorno da venda. Neste caso, você pode clicar em "Voltar" para tentar negociar com o cliente ou clicar em "Cancelar venda" e fazer o estorno de outra forma (PIX, transferência bancária etc).
⛔ Estorno indisponível
Não é possível realizar o estorno de pedidos que o pagamento foi realizado há mais de 180 dias, ou seja, só será possível realizar o cancelamento do pedido sem o estorno do pagamento.
Delete✅ Com saldo para o estorno
Caso tenha saldo disponível e o pedido tenha menos de 180 dias após o pagamento, a venda será cancelada o reembolso solicitado.
Delete
6. Se você possuir saldo disponível e a venda for menor que 180 dias, você pode escolher pela devolução total ou parcial:
Estorno total (cancelar venda)
1. Ao escolher o estorno total, automaticamente a venda será cancelada, para isso, na seção Valor do estorno é só marcar a opção "Estorno total: R$ xxxx" e depois em "Estornar".
2. Em seguida, irá abrir uma janela de confirmação do estorno, se tudo estiver correto, é só clicar em "Cancelar venda".
3. Ao finalizar, direcionaremos você para página de detalhes da venda que acabou de cancelar e estornar. Na seção Resumo, você pode ver o valor estornado e também o cancelamento da taxa.
DeleteEstorno parcial
1. Ao escolher o estorno parcial, no campo disponível na seção Valor do estorno, você deve informar o valor que deseja reembolsar e depois em "Estornar".
2. Em seguida, irá abrir uma janela de confirmação do estorno, se tudo estiver correto, é só clicar em "Estornar".
3. Ao finalizar, direcionaremos você para página de detalhes da venda que acabou de estornar. Na seção Resumo, você pode ver o valor estornado.
7. Além disso, você também poderá optar pela devolução dos itens do pedido ao estoque ou não, basta marcar ou desmarcar a opção "Devolver os produtos da venda ao estoque após o estorno", como mostramos na imagem abaixo:
Para boleto
Boleto
Para realizar estornos total ou parcial de compras feitas via boleto, será preciso realizar uma solicitação ao time de suporte da Nuvemshop. O estorno é feito na conta bancária do comprador via TED e, para isso, é necessário informar os dados bancários do mesmo para a nossa equipe.
Veja os dados necessários para solicitar o estorno que são:
- Banco;
- Tipo de conta;
- Agência (com dígito se houver);
- Conta (com dígito);
-
CPF/CNPJ do favorecido.
❗ Após solicitar o estorno, ele será realizado em até 2 dias úteis, será restituído diretamente na conta do comprador.
Pronto!🙌
O valor da compra será automaticamente estornado no cartão do comprador.