Os códigos de conversão ajudam a rastrear e medir as vendas da sua loja. Eles são geralmente usados para medir o sucesso de uma campanha, pois permitem identificar a origem do tráfego da sua loja, por exemplo: Facebook Ads.
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Quer saber como vincular o Google Ads na Nuvemshop? Consultar o tutorial 👉 Como vincular os códigos do Google Ads na minha loja?.
A seguir, te explicamos como funcionam os campos "Outros códigos de conversão" e mostramos como inserir códigos.
Vamos começar!
Como funcionam os campos "Outros códigos de conversão"?
Através da seção "Outros códigos de conversão", é possível comparar quantas vendas foram iniciadas a partir de suas campanhas como do Facebook, Google e outras médias, podendo compreender quais delas melhor funciona para você, assim decidindo em qual continuar investindo.
Na seção "Outros códigos de conversão", você encontra dois campos:
Para página de finalização
Esse campo é mais assertivo, principalmente para quem utilizar somente meios de pagamento transparentes (PagSeguro, Mercado Pago, Paypal e Nuvem Pago, etc.). Agora se você usa meios de pagamento que não são transparentes e pagamentos personalizados, pode acontecer do evento não ser registrado de forma muito assertiva.
Isso acontece, pois, para esse tipo de meio de pagamento, se ao finalizar a compra o cliente for direcionado para uma página externa e precisar clicar para retornar à loja e conversão ser considerada, e o cliente fechar a página de confirmação do intermediador de pagamento, a conversão não será registrada.
Dependendo do meio de pagamento, este processo será feito de forma automática ou manual. Por exemplo, se o PagSeguro estiver configurado como Checkout padrão (finalizar a compra fora da Nuvemshop), ao finalizar a compra, ele irá oferecer duas opções, veja:
Para esses casos, o cliente pode aguardar até o final da contagem para retornar à loja ou é só clicar em "Voltar para a loja" para ser redirecionado novamente, indicando que a compra foi concluída com sucesso.
Esse processo também acontece com pagamentos personalizados, isso porque não é feito o envio da confirmação do pagamento momento da compra.
Para página de confirmação
O campo "Para página de confirmação", ao ativar e inserir o código, todas as compras serão consideradas, independentemente do pedido ter o seu pagamento confirmado ou não.
Como a conversão é considerada assim que o cliente clicar no último botão do processo, são considerados os pedidos com todos os intermediadores de pagamento, inclusive com pagamentos personalizados.
A desvantagem é que, tanto pagamentos finalizados com sucesso ou aqueles que o cliente não realizou o pagamento serão consideradas uma venda concluída.
Por exemplo, se um cliente finalizar uma compra e selecionar o meio de pagamento personalizado, caso esse cliente não efetue o pagamento, esse evento será considerado.
Inserir códigos no campo Códigos de conversão
1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.
2. Seguir pelo caminho "Configurações > Códigos externos".
3. Em seguida, deslizar até seção "Códigos de conversão".
4. Nesta seção, existem dois campos para inserir o código, sendo que o segundo será necessário habilitar para ser possível usá-lo.
❗ O script deve ser gerado por uma ferramenta externa à plataforma de sua preferência, em geral, esse código é apresentado no formato de JavaScript.
4.1. Página de finalização
4.1.1. Você pode inserir códigos no campo Página de finalização para medir as conversões da página de confirmação e agradecimento pela compra.
4.1.2. A página de finalização de compra é a última etapa do checkout exibida para o cliente (aquela que tem o final /success/). Veja um exemplo de como o URL irá aparecer:
4.1.3. Com essa configuração, a conversão será contabilizada quando seu cliente visitar essa página. Ela é exibida para seus clientes:
- Após a finalização de uma compra com um meio de pagamento personalizado;
-
Após o pagamento da compra com um meio pagamento.
❗ Para os casos que é exibida após o pagamento da compra com um meio pagamento, o cliente deve retornar à loja ao concluir o pagamento na página do meio de pagamento utilizado. Se um cliente efetuar o pagamento e não retornar à loja, a conversão não será contabilizada.
4.2. Página de confirmação
4.2.1. O segundo campo, "Códigos de conversão para a página de confirmação de compra", a conversão é considerada assim que o cliente clica em "Pagar através da" na etapa final do checkout, ou seja, a conversão será contabilizada mesmo se o pagamento não foi confirmado.
Na imagem abaixo, podemos ver um exemplo do Mercado Pago, porém, o mesmo acontece com qualquer meio de pagamento habilitado na sua loja.
Warning
Não recomendamos adicionar o mesmo código nas duas seções, isso porque as vendas da sua loja podem ser contabilizadas duas vezes.
5. Para finalizar, clicar em "Salvar".
Pronto! 🙌
Seu código de conversão foi vinculado à loja com sucesso e agora você pode começar a medir e analisar de onde vêm suas vendas.