Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Configurações Configurações avançadas Códigos externos Google Ads

Como vincular os códigos do Google Ads na minha loja?

Confira os passos para gerar e configurar a tag global e o snippet de conversão do Google Ads e instalá-los em sua Nuvemshop.

Última atualização: 16/05/2022

O Google Ads é um produto de publicidade online pago que você pode usar para promover seus produtos e serviços nos resultados da Pesquisa Google, no YouTube e em outros sites da Web.

Neste tutorial, mostramos quais passos seguir para criar, configurar e instalar a tag global e o snippet de conversão em sua Nuvemshop.

Delete

Success

Antes de instalar as tags do Google em sua loja, você precisa criar uma conta na plataforma. Para isso, separamos um tutorial explicando como criar uma conta e gerar o primeiro anúncio 👉 Como criar meu primeiro anúncio no Google ADS?

Passos de configuração

❗ Por ser uma configuração avançada e com muitos níveis, recomendamos que siga os passos exatamente como estão descritos em cada etapa.

1. Criar a Tag de conversão

Nessa etapa, vamos criar a tag de conversão para a loja virtual.

1.1. Acessar a sua conta do 🌐 Google Ads.

1.2. No menu superior, seguir o caminho "Ferramentas e Configurações > Métricas > Conversões".

Menu superior do Google Ads, com as opções "Ferramentas e configurações" e "Métricas" em destaque
1.3. No centro da tela, clicar no botão "Nova ação de conversão".

Tela para criar ação de conversão da tag, com o botão "Nova ação de conversão" em destaque
1.4. Entre as opções de tipo de conversão, selecionar "Site".

Selecionar o tipo de conversão do Google Ads, com a opção "Site" em destaque
1.5. Agora, você irá criar uma ação para a tag. Em "Categoria", selecionar a opção "Compra".

Criar ação para a tag de conversão, com a opção "Compra" em destaque
1.6. Em "Nome da conversão", digitar um nome que ajude a identificar este evento. Exemplo: Conversão de finalização de compra.

Adicionar um nome para a conversão
1.7. Em "Valor", sugerimos selecionar a opção "Usar valores diferentes para cada convesão", a menos que tenha mais conhecimento sobre anúncios e queira tomar medidas mais específicas.

Definir o valor de cada conversão, com a opção "Usar valores diferentes para cada conversão" em destaque
1.8. Em "Contagem", escolha a opção "Todas".

Definir a contagem de conversões, com a opção "Todas" em destaque
1.9. Recomendamos que as configurações para janelas de conversão e modelo de atribuição sigam o exemplo abaixo.

Configurações das janelas de conversão, com destaque nas opções selecionadas

Delete

Info

Se aparecer a opção de CPC otimizado, ative o recurso para ajudar a receber mais conversões de lances manuais. Se não aparecer, siga para o próximo passo.

Saiba mais sobre o 🌐 CPC otimizado.

1.10. Por fim, clicar em "Criar e continuar" para avançar para a próxima etapa. 👇

Delete

2. Configurar a Tag de conversão

Após criar uma ação para a sua conversão, chegou o momento de configurar a tag (global e Snippet).

2.1. Selecione a opção "Instalar a tag por conta própria".

Configuração da tag de conversão, com a opção "Instalar tag por conta própria" em destaque
2.2.
Em "Ver código para" selecionar a opção "HTML". Em "Tag global do site", escolher "A tag global do site não está instalada em todas as suas páginas HTML".

Definir tipo de código e tag global do site, com as opções "HTML" e "A tag global do site não está instalada em todas as páginas HTML" em destaque


2.3. Em "Snippet de evento", escolher a opção "Carregamento de página".

Definir o snippet de evento da tag global, com a opção "Carregamento da página" em destaque


2.4. Abrir uma nova aba no seu navegador e acessar o seu painel administrador Nuvemshop para seguir para a próxima etapa. 👇

Delete

3. Instalar a Tag Global no painel Nuvemshop

Delete

Info

Mantenha as páginas do Google Ads e o painel da sua loja abertas em abas diferentes do navegador, já que você terá que copiar e colar a tag de uma página na outra.

3.1. No painel administrador Nuvemshop, seguir o caminho "Configurações> Códigos externos".

3.2. Ao carregar a página, localizar a seção "Outros códigos de Conversão" e clicar na opção "Configurar um código de conversão para a página de confirmação de compra".

Campo para configurar um código de conversão para a página de confirmação de compra no painel Nuvemshop


Irá abrir um campo chamado "Códigos de conversão da página Confirmação de compra".

Mude para a aba com o Google Ads, copie a tag global e volte para a aba do painel Nuvemshop.


3.3. Colar a tag copiada no campo indicado. No exemplo abaixo, ilustramos como copiar e colar a tag global:

GIF de exemplo para copiar a tag global e colar no painel Nuvemshop
3.4. Ainda no painel Nuvemshop, localizar a seção "Códigos de rastreamento" e clicar na aba "Para o Checkout". Colar a tag global também nesse campo.

Colar a tag global em códigos de rastreamento do painel Nuvemshop, com as opções "Para o checkout" e "Solicitar aprovação" em destaque

Delete

Success

Será preciso solicitar a aprovação para implementar a tag global no campo de rastreamento do Checkout. Clique no botão e aguarde a notificação da plataforma, após a análise do time técnico.

Delete

4. Instalar o Snippet de evento no painel Nuvemshop

Delete

Info

Mantenha as páginas do Google Ads e o painel da sua loja abertas em abas diferentes do navegador, já que você terá que copiar e colar o código de uma página na outra.

4.1. Mudar para a aba com o Google Ads, copie o Snippet de conversão.

4.2. Voltar para a aba do painel Nuvemshop e seguir o caminho "Configurações > Códigos externos > Outros códigos de Conversão".

4.3. Você irá colar o código do snippet no campo "Códigos de conversão para a página de confirmação de compra"logo abaixo da tag global.

No exemplo abaixo, ilustramos como copiar e colar o Snippet de conversão:

GIF de exemplo para copiar o snippet de evento e colar no painel Nuvemshop

Delete

Warning

Reforçamos que você só pode optar por um desses métodos, e nunca utilizar os dois.

4.4. Para finalizar, clicar em "Salvar Alterações" no seu painel administrador Nuvemshop.

4.5. Na aba com o Google Ads, clicar em "Próxima" e depois em "Concluir".

Delete

Pronto! 🙌

A tag global e o snippet de conversão foram criados, configurados e instalados em sua Nuvemshop.


Configurar o parâmetro "Transaction_Id"

O parâmetro "transaction_id" é opcional, sendo utilizado apenas em conversões específicas e para minimizar conversões duplicadas.

Clique para ver os passos

Siga os passos abaixo para configurar o o snippet de conversão com ou sem'transaction_id':

Snippet de conversão sem 'transaction_id'

Para usar o snippet de conversão sem o 'transaction_id', basta remover seguintes linhas da tag:

  • 'value' - parâmetro responsável por identificar o valor do pedido.

  • 'currency' - parâmetro responsável por identificar a moeda.

  • 'transaction_id' - parâmetro responsável por identificar o pedido.

No exemplo abaixo, ilustramos como ficaria o snippet sem o 'transaction_id':

Exemplo de snippet de evento sem o "transaction_id"

Delete

Snippet de conversão com 'transaction_id'

Caso queira usar o 'transaction_id', você deve configurar os parâmetros do seu snippet:

  • 'value' - parâmetro responsável por identificar o valor do pedido e deve ser configurado da seguinte forma: 'value': (LS.cart.subtotal/100),

  • 'currency' - parâmetro responsável por identificar a moeda e deve ser configurado da seguinte forma: 'currency': 'BRL',

  • 'transaction_id' - parâmetro responsável por identificar o pedido e deve ser configurado da seguinte forma: 'transaction_id': LS.cart.id

O snippet de evento deverá ficar assim:

Exemplo de snippet de evento com o "transaction_id"

Delete


Delete

Success

A verificação desse código pode levar algumas horas. Portanto, se em sua conta do Google Ads o código aparecer como "não verificado", aguarde pelo menos 4 horas após a configuração para o status ser atualizado para "verificado".

Delete

Perguntas frequentes sobre o Google Ads

1. O Google Ads é a melhor forma de medir as conversões?

Embora essa seja a configuração que sugerimos para ver o desempenho de suas campanhas no Google Ads, recomendamos que você sempre faça todos os acompanhamentos através do Google Analytics.

Dizemos isso a você, porque é possível que conversões duplicadas possam ser visualizadas no Google Ads, pois o URL de conclusão da compra fica acessível mesmo após o término do processo de compra. Sempre que a "página de agradecimento" é inserida, ela é contada como uma nova conversão.

Para saber como instalar o Google Analytics em sua loja, consulte o tutorial abaixo:

📝 Como configurar e usar o Google Analytics?

Delete

2. Quais vendas serão contabilizadas na conversão?

Os códigos de conversão medem apenas as vendas realizadas através dos meios de pagamento que o seu pagamento foi confirmado no administrador da Nuvemshop  e são creditados automaticamente.

Isso significa que as vendas efetuadas através de pagamento personalizado não serão registradas nas páginas de confirmação e conclusão da compra, nem aquelas que o pagamento está com confirmação pendente.

Delete

3. Quando tempo leva para verificação do código?

Lembrando que a verificação desse código de conversão pode levar algumas horas. Portanto, sua conta do Google Ads pode ver o código como "não verificado". É necessário aguardar pelo menos 4hs após a configuração para o status atualizar e mudar para "verificado".

Delete

4. Como obter ajuda do Google?

Se você precisar de ajuda com o registro ou qualquer configuração no Google Ads, você pode entrar em contato com o Google por telefone, de segunda a sexta, das 9h às 20h: 📞 0800-727-0278.

Delete

O artigo ajudou você?