A seguir, mostraremos como configurar frete internacional, para que os clientes residentes no exterior consigam comprar em sua loja virtual e recebam os pedidos em seus endereços.
Hoje oferecemos duas opções para você poder trabalhar com essa forma de envio em sua loja: frete internacional personalizado e aplicativos de frete para envios internacionais.
Warning
Os aplicativos de frete não estão disponíveis em todos os planos, confira em: Planos e Preços.
❗ Atualmente, é possível cadastrar CEPs de origem de países em que a Nuvemshop possui sede (Brasil, Argentina, Colombia e México). Portanto, se você mora em outro país, o indicado é utilizar somente o frete personalizado com valor fixo. Caso contrário, pode ser apresentado um valor de frete incorreto.
Frete internacional personalizado
Para este formato, os valores de frete serão configurados manualmente por você, a partir da tabela de preços que a empresa te entregar.
Info
É recomendado que tenha um contrato com alguma transportadora que faça entregas internacionais, como Fedex ou UPS, por exemplo.
1. Acessar o painel administrador e seguir o caminho "Configurações > Formas de entrega".
2. Na seção "Entregas internacionais", vá à opção "Selecione uma nova forma de entrega" e clique no "+".
Abaixo, veremos os campos de configuração do frete personalizado internacional:
Nome da opção de frete
Você pode preencher o nome do frete da forma que quiser, porém, é importante que seja simples e direto para que seu cliente possa entender com clareza. No exemplo, colocamos "Frete Internacional - USA". Esse nome irá aparecer para seu cliente.
Custo de entrega
Nessa seção, você deverá definir um valor para o seu frete internacional.
❗ A calculadora de frete não funciona com os fretes personalizados criados de forma manual. Sendo assim, o cliente pagará pelo valor cadastrado nesse campo.
Info
Para exibir como frete grátis, é só colocar o valor do frete como R$0.
Prazos
Trata-se do prazo de entrega. Marcando essa opção, você deverá preencher os campos de mínimo e máximo de dias úteis.
Info
No primeiro campo, você deve colocar a partir de quantos dias o produto será entregue, após a confirmação do pedido. No segundo campo, o máximo de dias que o produto levará para chegar.
Frete grátis
Ao marcar a opção "Exibir esta opção para produtos com frete grátis", você autoriza a plataforma a exibir quando o produto tem frete grátis. Neste caso, nenhum valor será cobrado do cliente pelo frete, mesmo que você adicione.
Limitar esta opção segundo peso e/ou preço
Nessa seção, você consegue limitar o frete para que ele seja exibido somente para compras onde o total do carrinho se encaixa no intervalo de peso ou valor configurados.
Peso total do carrinho
No primeiro campo, preencha o peso mínimo que o carinho deve ter; no segundo, o peso máximo.
Preço da compra
No primeiro campo, preencha o valor mínimo que o carinho deve ter; no segundo, o valor máximo.
3. Ao preencher os campos necessários, basta clicar em "Adicionar".
Success
Será preciso cadastrar manualmente cada destino conforme a tabela de valores informada pela transportadora da sua preferência ou então conforme os valores que você definiu.
Pronto! 🙌
Agora sua loja já está habilitada para vender e entregar para fora do Brasil.
Aplicativos de envio para Frete internacional
Atualmente é possível integrar à loja com as principais transportadoras de serviço internacional através do aplicativo ShipSmart.
Para mais informações, basta consultar o tutorial abaixo:
📝 Como integrar o ShipSmart na minha loja?
Warning
O frete internacional (personalizado e por aplicativos) é para o envio de produtos com estoque próprio. Caso você tenha a intenção de vender por Dropshipping, o frete deve ser configurado exclusivamente dentro da ferramenta (ex: Dropi com Dropi Fretes).
Para saber como habilitar outros idiomas e moedas, além de oferecer uma forma de pagamento internacional, acesse o nosso índice 👉 Como efetuar vendas internacionais?