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Como estornar uma venda através do Nuvem Pago?

Passo a passo de como solicitar o estorno de uma venda através do Nuvem Pago que seu cliente solicitou o cancelamento.

Última atualização: 26/04/2024

Caso você tenha que cancelar um pedido realizado por cartão de crédito, boleto bancário, PIX ou Link de pagamento, uma das etapas do cancelamento é realizar o estorno da venda para seu cliente.

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Para realizar o estorno de uma venda, é necessário ter saldo disponível ou saldo futuro no Nuvem Pago e o pedido não deve ter mais de 180 dias após a compra para cartão de crédito e boleto/PIX 90 dias, pois não será possível realizar o estorno após esse prazo.

A seguir, te mostramos como fazer o estorno de uma venda realizada pelo Nuvem Pago.


No Nuvem Pago, você pode solicitar o estorno total ou parcial de uma venda direto pelo seu administrador.

1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.

2. Seguir pelo caminho "Nuvem Pago > Painel de gestão" e em seguida, procurar e clicar na venda que deseja fazer estorno.

3. Dentro da venda que deseja estornar total e prosseguir com o cancelamento, verificar o valor pago na venda e também na seção Pagamento, confirmar se o pagamento foi por cartão de crédito ou PIX, se tudo estiver correto, clicar em "Estornar", igual o exemplo abaixo:

4. Na página seguinte, irá visualizar o resumo da compra, com os detalhes de quem fez a compra, os 4 últimos números do cartão e a seção Valor do estorno.

5. Antes de prosseguir com o estorno, é importante verificar se possui saldo disponível ou se a venda está dentro do prazo para estorno.

❌ Sem saldo para o estorno 

Se você não possui saldo ou lançamentos futuros na conta do Nuvem Pago, não será possível prosseguir com o estorno da venda. Neste caso, você pode clicar em "Voltar" para tentar negociar com o cliente ou clicar em "Cancelar venda" e fazer o estorno de outra forma (PIX, transferência bancária etc).


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Após clicar em "Cancelar venda", ela será cancelada automaticamente e você deve entrar em contato com o cliente para negociar outra forma de realizar o estorno do pagamento caso seja necessário.

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⛔ Estorno indisponível

Não é possível realizar o estorno de pedidos que o pagamento foi realizado há mais de 180 dias, ou seja, só será possível realizar o cancelamento do pedido sem o estorno do pagamento.

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✅ Com saldo para o estorno

Caso tenha saldo disponível e o pedido tenha menos de 180 dias após o pagamento, a venda será cancelada o reembolso solicitado.

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6. Se você possuir saldo disponível e a venda for menor que 180 dias, você pode escolher pela devolução total ou parcial:

Estorno total (cancelar venda)

1. Ao escolher o estorno total, automaticamente a venda será cancelada, para isso, na seção Valor do estorno é só marcar a opção "Estorno total: R$ xxxx" e depois em "Estornar".


2. Em seguida, irá abrir uma janela de confirmação do estorno, se tudo estiver correto, é só clicar em "Cancelar venda".

3. Ao finalizar, direcionaremos você para página de detalhes da venda que acabou de cancelar e estornar. Na seção Resumo, você pode ver o valor estornado e também o cancelamento da taxa.

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Estorno parcial

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Estorno  parcial está disponível apenas para pagamentos por PIX e Cartão de crédito.


1. Ao escolher o estorno parcial, no campo disponível na seção Valor do estorno, você deve informar o valor que deseja reembolsar e depois em "Estornar".



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O valor de estorno deve ser maior que R$ 1,00.


2. Em seguida, irá abrir uma janela de confirmação do estorno, se tudo estiver correto, é só clicar em "Estornar".



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O dinheiro será descontado do valor recebido sem cancelar a venda, sendo devolvido ao cliente pelo mesmo meio de pagamento, além disso, essa ação não pode ser desfeita.


3. Ao finalizar, direcionaremos você para página de detalhes da venda que acabou de estornar. Na seção Resumo, você pode ver o valor estornado.


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Para vendas que o pagamento foi por cartão de crédito, o 📝 prazo de estorno será determinado pelo emissor do cartão.


Para boleto

Boleto

Para realizar estornos total ou parcial de compras feitas via boleto, será preciso realizar uma solicitação ao time de suporte da Nuvemshop. O estorno é feito na conta bancária do comprador via TED e, para isso, é necessário informar os dados bancários do mesmo para a nossa equipe. 

Veja os dados necessários para solicitar o estorno que são:

  • Banco;
  • Tipo de conta;
  • Agência (com dígito se houver);
  • Conta (com dígito);
  • CPF/CNPJ do favorecido.

❗ Após solicitar o estorno, ele será realizado em até 2 dias úteis, será restituído diretamente na conta do comprador.


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A conta bancária do comprador deve ser da mesma titularidade (CPF/CNPJ) cadastrada no momento da compra na loja.

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Info

Precisa do comprovante de estorno? Consultar o tutorial 👉 Como visualizar o comprovante de estorno do Nuvem Pago?

Pronto!🙌

O valor da compra será automaticamente estornado no cartão do comprador.

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