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Como funciona o Nuvem Envio com Coleta?

Descubra como enviar e receber mercadorias com segurança e agilidade usando o serviço Nuvem Envio com Coleta.

Última atualização: 24/07/2024

A seguir, explicamos como funciona o modelo de negócio do Nuvem Envio com Coleta, a solução de coletas e envio através de transportadoras parceiras, que por meio de algoritmos inteligentes, impulsionam as suas vendas com fretes competitivos e toda a facilidade de coleta em seu estabelecimento.

Conhecendo o Nuvem Envio com Coleta

Essa é a modalide do Nuvem Envio que, por meio da tecnologia, conecta o seu e-commerce com as melhores transportadoras do país, proporcionando melhor qualidade de envio, custos de frete reduzidos e prazos de entrega mais rápidos.

Sobre o serviço

Voltado para e-commerces que buscam mais tranquilidade nos seus envios, o serviço de coleta tem como objetivo descomplicar os processos logísticos dos varejistas que precisam ter uma operação mais eficiente com redução efetiva de custos operacionais.


Confira as vantagens ao utilizar os serviços:

  • Envios rápidos e econômicos para todo o Brasil;
  • Acesso às melhores transportadoras do País;
  • Cálculo de frete no carrinho;
  • Integração com ERPs;
  • Atendimento por e-mail e chat online;
  • Executivo para acompanhamento da conta;
  • Intermediação junto às transportadoras;
  • Painel para monitoria, gestão dos envios e tratamento de ocorrências;
  • Plataforma direcionada aos destinatários para acompanhamento dos rastreios. 
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Características e requisitos do serviço

  • Faturamento mínimo de R$ 4.000,00 (valor mínimo mensal de gasto com frete);
  • Coleta programada ou sob demanda, de acordo com sua necessidade e volume de envios;
  • Taxa de serviço por coleta variável de acordo com a quantidade de remessas;
  • As encomendas devem ser encaminhadas empacotadas e com nota fiscal.
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O que não enviamos?

Por conta de questões operacionais, temos algumas restrições de envio. Portanto, em alguns casos nos colocamos no direito de devolver ou não retirar itens que não podemos manusear.

Segue uma lista de exemplos do que não transportamos para que você possa verificar se os itens que precisa enviar se enquadram nesses casos:

  • Alimentos perecíveis, mesmo que refrigerado;
  • Animais;
  • Antiguidades;
  • Aparelhos de ginástica (esteiras, bicicletas ergométricas, estações de ginástica) enviamos apenas se estiver na caixa original;
  • Armamentos (réplicas e afins) e/ou munições;
  • Bicicletas apenas na caixa original. Bicicletas montadas ou desmontadas parcialmente (ex: apenas com as rodas desmontadas) não serão permitidas;
  • Carrinhos de bebê apenas na caixa original. Carrinhos de bebê montados ou desmontados parcialmente (ex: apenas com as rodas desmontadas) não serão permitidos;
  • Cartões de crédito ou débito, cheques e cheques de viagens e talões;
  • Cigarros;
  • Drogas ilícitas;
  • Eletrodomésticos (microondas, máquina de lavar louça de pequeno porte e frigobares de pequeno porte) apenas na caixa original. Não enviamos eletrodomésticos de grande porte como geladeiras, fogões e máquinas de lavar;
  • Explosivos;
  • Instrumentos musicais (enviamos apenas na caixa original);
  • Jóias;
  • Moedas, cédulas, notas provisórias, ordens de pagamentos;
  • Peças automotivas de grande porte (para-choques, painéis, banco e outras peças de funilaria ou mecânica) apenas se estiverem embalados, de preferência na embalagem original, e se estiverem dentro das dimensões permitidas;
  • Plantas e outros seres vivos. Estes itens são proibidos pelas transportadoras que trabalhamos, além de não aguentarem o manuseio e os choques de altas temperaturas causados pelo ambiente fechado da embalagem;
  • Pranchas de surf e de outros esportes aquáticos;
  • Produtos inflamáveis. Os CDs e galpões não têm preparação para o manuseio deste tipo de material;
  • Restos fúnebres;
  • Títulos de créditos ou diversos;
  • TVs, monitores, CPUs, notebooks e outros itens tecnológicos similares (enviamos apenas na caixa original);
  • Vacinas (de uso humano e/ou veterinário);
  • Varas de pesca interiças.
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Warning

Se a encomenda já estiver protegida para transporte e no ato da coleta e não for possível para o colaborador perceber que ela se enquadra em uma das regras descritas acima, o item deverá ser retirado na nossa Central no prazo máximo de 5 dias úteis.


❗ Se estiver na embalagem original, mas exibindo o conteúdo do produto, é importante garantir a sua proteção externa. Isso pode ser feito com papel pardo, por exemplo, a fim de garantir que o conteúdo (marca/modelo/tipo de item) não fique exposto para a postagem.

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Como enviar seus pedidos pelo Nuvem Envio com Coleta?

É muito simples adotar o Nuvem Envio com Coleta como solução logística para o seu e-commerce. Disponibilizamos diversas formas de utilizar o nosso sistema para transformar seus pedidos em encomendas.

Como cadastrar suas encomendas?

  • Integração com plataformas

Consulte a lista de plataformas que já integram com o serviço Nuvem Envio com Coleta e veja como é simples enviar encomendas importando pedidos diretamente da sua Nuvemshop, ERP ou integrador de marketplace.

  • Importação de planilhas

Caso seu sistema não tenha integração com o nosso, utilize a opção de importação de planilha para cadastrar centenas de encomendas de uma só vez.

  • Cadastro manual

Cadastre ou edite encomendas manualmente no sistema. Esta pode ser uma opção caso precise cadastrar poucos envios ou queira fazer ajustes pontuais na solicitação de coleta.

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Quais são os tipos de coleta do Nuvem Envio com Coleta?

Atualmente o Nuvem Envio com Coleta trabalha com duas modalidades de coleta: programada e sob demanda.

Coleta programada

Consiste na coleta de encomendas feita regularmente - em dias úteis e no horário determinado durante a negociação. Nessa modalidade não são cobradas taxas pelo serviço.


Dentro do perfil "coleta programada" é possível solicitar a coleta escalonada, em que você pode optar pelos dias em que a retirada deve ser feita. Uma vez solicitado esse serviço para o time de Relacionamento, ele será feito regularmente e qualquer necessidade de alteração deve ser encaminhada com antecedência a essa equipe.

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Sob encomenda

Na coleta sob demanda o cliente tem um horário previamente acordado em que a equipe da Mandaê deve retirar as mercadorias em seu centro de distribuição.


Nesse caso, é preciso entrar no Webapp e solicitar para o próximo dia útil.

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Warning

Caso o número de encomendas não atinja a quantidade mínima de 21 volumes, será cobrada uma taxa para a retirada. Os valores estão discriminados na aba Regras Gerais da tabela de fretes (enviada durante a negociação).

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Como entrar em contato com o Nuvem Envio com Coleta?

Se você deseja falar com a equipe do Nuvem Envio com Coleta, confira abaixo os nossos canais de atendimento.

Eu sou destinatário e quero informações sobre a minha encomenda

Não possuímos um canal de atendimento para o destinatário. O nosso contato é feito diretamente com as lojas virtuais que utilizam os nossos serviços. 

Se você tiver dúvidas ou quiser consultar o status do seu pedido, você pode entrar no site 👉Rastreaê ou entrar em contato diretamente com a loja virtual onde a sua compra foi feita.

As lojas virtuais possuem visibilidade do status de todos os seus pedidos. Portanto, elas conseguem sanar as dúvidas dos destinatários.

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Quero contratar a logística da Nuvem Envio para coletar e enviar as minhas encomendas

Se você quer conhecer mais sobre o Nuvem Envio com Coleta e as políticas comerciais, 👉 preencher este formulário. Assim que o formulário for preenchido, um representante de vendas entrará em contato.

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Success

No momento, os serviços de coleta do Nuvem Envio estão disponíveis para os e-commerces baseados nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Eu sou uma transportadora e quero ser parceira

Se você deseja ser nosso parceiro, entre em nossa 👉página de contato e preencher o formulário chamado "Transportadora parceira"

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Eu quero falar com a equipe de marketing para parcerias ou para matérias/entrevistas em veículos de comunicação

Neste caso, entrar em contato com a nossa Assessoria de Imprensa. As informações estão em nossa 👉página de contato, na aba "Sou da imprensa".


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Info

 Se precisar de mais informações, acessar esse 👉link.

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Qual é o nosso horário de atendimento?

A Central de Relacionamento da Nuvem Envio com Coleta está disponível para atendimento por e-mail de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.


Para clientes com acesso ao chat, o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.


Você também pode utilizar seu Painel Collect para tratamento de ocorrências e abertura de tickets de atendimento.

🚨Painel de Ocorrências:

Para tratamento de problemas identificados durante o processo de envio das encomendas.

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👩‍💻Painel de Relacionamento:

Para abertura de solicitação de atendimento referente a assuntos financeiros, conta, encomendas, coletas, entre outros.

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⏰Horário de coletas:

As coletas dos clientes do Nuvem Envio com Coleta são feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.

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Pronto! 🙌

Venha aproveitar a comodidade de ter seus envios coletados e enviados pelo Nuvem Envio com Coleta!

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