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Como gerenciar os envios dos pedidos com o Nuvem Envio?

Apresentamos as telas do painel do Nuvem Envio, onde aparecerão os pedidos criados na sua Nuvemshop para a operação de despacho.

Última atualização: 06/08/2024

A seguir, te mostramos como gerenciar seus envios pelo Nuvem Envio.

 


Mas se preferir o conteúdo escrito, seguir a leitura abaixo:

Assim que você instalar e 👉 configura o aplicativo Nuvem Envio na sua Nuvemshop, aparecerá no menu lateral do painel administrador a opção "Nuvem Envio", onde você poderá gerenciar os envios de seus pedidos de forma prática.

Enquanto não houverem pedidos para enviar, a tela terá essa aparência da imagem acima. Quando os pedidos com Nuvem Envio forem surgindo, esta tela será automaticamente carregada com algumas informações de envio, como mostramos a seguir:

Lista de pedidos do Nuvem Envio

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Warning

Por padrão, nessa tela serão exibidos todos os pedidos criados, estejam eles pagos e embalados ou não.

A seguir, explicaremos as diferentes visualizações dessa página:


Detalhes do envio

Na tela principal do Nuvem Envio, na lista de envios, você verá o número do pedido, a origem, o prazo da transportadora, o destinatário, código de rastreio (quando for enviado), o valor do frete e o status do envio com o tipo de frete.

A origem dos envios pode ser:

Site

Pedidos originados a partir de vendas feitas na sua loja Nuvemshop onde o cliente escolheu alguma modalidade de frete do Nuvem Envio ou algum frete personalizado.

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Manual

Pedidos manuais criados a partir da tela de vendas e que serão importados para o Nuvem Envio se tiverem informações de dados de entrega, CPF ou CNPJ e que estejam pagos.

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Avulso

Etiquetas que podem ser geradas com Nuvem Envio sem precisar de um pedido Nuvemshop.

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Abrindo um pedido, você verá os seus detalhes. Clique na barra abaixo para ver as informações:

Ver mais informações

Para ver os detalhes do envio, abrir um pedido gerado com o Nuvem Envio como forma de entrega, basta clicar sobre o número dele:

Pedidos gerados com o Nuvem Envio, com destaque para o número de um pedido

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Success

️ Os pedidos gerados com modalidades de outros aplicativos de envio não aparecerão nessa tela. Para gerenciá-los, você deve acessar "Vendas > Lista de vedas".

Ao carregar a página, você encontrará as seguintes seções: detalhes do envio (impressão de etiqueta e opção de frete escolhida) e mais informações (dados do destinatário e dados do cliente).

Página de detalhes do pedido, com setas indicando as seções "Detalhes do envio" e "Mais informações"

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Info

A partir de agora, você utiliza a tela "Vendas" para gerenciar seus pedidos e pagamentos e a tela "Nuvem Envio" para gerenciar o despacho das encomendas.

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Mais opções

No canto superior direito da página do Nuvem Envio, você verá um botão chamado "Mais opções", que serve para realizar configurações na visualização dos pedidos exibidos nessa página e para habilitar recursos dos Correios para o envio dos produtos.

Ao clicar nele, abrirá uma tela lateral com as seções "Aguardando envio" e "Serviço dos Correios". Explicamos cada uma a seguir:

Preferências

Nesta seção, ao clicar em "Editar", você irá encontrar algumas opções para personalizar seus envios e o jeito de acompanhá-los no painel da sua loja.

❗ Você pode desmarcar a opção "Considerar pedidos "'Pronto para embalar'", que estará marcada por padrão da plataforma.

Ao desmarcá-la e clicar em "Salvar alterações", não serão mais exibidos os pedidos que ainda não estão embalados.

À medida que os pedidos são marcados como embalados, na tela de Vendas, eles passam a ser exibidos no painel do Nuvem Envio.

❗ Para saber como alterar os status dos pedidos da sua loja virtual, consultar o 👉 Guia: gerenciar as vendas da sua Nuvemshop.

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Info

Esse recurso foi pensado em lojistas que entendem que marcar o pedido como embalado era uma etapa desnecessária no processo de envio, já que, na prática, eles fazem a etiquetagem já ao embalar.

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Serviços adicionais dos Correios

Com o Nuvem Envio, é possível ativar três serviços dos Correios que ajudarão você a garantir a entrega do pedido ou o reembolso de valores, em caso de avaria ou extravio durante o transporte.

  • Valor segurado total
  • Aviso de recebimento (AR)
  • Mão própria

Ao marcar alguma dessas opções e clicar no botão "Salvar alterações", os valores correspondentes aos serviços selecionados serão aplicados no carrinho de compras, no cálculo de frete.

A seguir, explicaremos o que cada um desses serviços significa:

Valor segurado total

Também chamado de "Valor declarado (VD)", quando este serviço estiver marcado, vai garantir o reembolso do valor dos produtos despachados em caso eventual de avaria ou extravio, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo.

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Success

O reembolso se refere ao valor dos produtos e não contempla o valor do frete. Os Correios cobra 1% sobre o valor dos produtos que serão somados ao valor do frete.



Exemplo:

  • Valor dos produtos comprados pelo cliente: R$ 100,00
    Valor do seguro do frete (1%): R$ 1,00
  • Valor do frete: R$ 15,00
  • Valor final do frete: R$ 15,00 + R$ 1,00 = R$ 16,00
  • Valor total da compra do cliente: R$ 100,00 + R$ 16,00 = R$ 116,00

Neste caso, se houver um extravio dos produtos desse pedido, o reembolso será de R$ 100,00 (somente o valor dos produtos).



Os Correios ainda aplica um limite máximo de valor declarado conforme o tipo de frete:

 SEDEX  R$34.000,00
 PAC  R$4.000,00
 Mini  R$100,00


Isso significa que, por exemplo, se ocorrer o extravio de um produto de R$ 200,00 na modalidade de frete Mini, você terá direito a um reembolso de R$ 100,00. Neste caso, ao cotar o frete, os 1% referente a este serviço terá sido calculado sobre o limite máximo (R$ 100,00).

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Success

De todas as opções, recomendamos fortemente que este serviço seja habilitado. Em caso de extravio ou avaria dos produtos, se este serviço não estiver habilitado, você não terá direito ao reembolso.

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Aviso de recebimento (AR)

Este é um serviço complementar à postagem, que permite a comprovação da entrega com informação do recebedor e validade jurídica.

Pode ser contratado na opção física, com assinatura de quem recebeu o objeto por um formulário específico, ou digital, com retorno da imagem com assinatura e dados do recebedor.

É cobrado um valor fixo de R$7,40 por esse serviço, o qual é somado ao valor do frete.

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Mão própria

Este serviço garante a entrega exclusivamente à pessoa indicada por você e que estará identificada como destinatário.

Durante a entrega, o agente verificará a identidade do recebedorentregará em mãos à pessoa indicada.

É cobrado um valor fixo de R$ 8,75 por esse serviço, o qual é somado ao valor do frete.

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Abaixo, trouxemos um tutorial para te ajudar a imprimir as etiquetas e documentos de envio:

📝 Como emitir as etiquetas de envio no Nuvem Envio?

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