Quando um cliente inicia um checkout e insere os dados de faturamento, mas não conclui a compra, após 6 horas de abandono da compra, o pedido irá para a lista de Carrinhos abandonados.

Nessa lista você poderá configurar o envio de um e-mail automático ao comprador, para tentar recuperar essa compra iniciada, ou até mesmo resgatar o link para o checkout e enviá-lo manualmente para seu cliente! 

💡 Dica: os e-mails enviados aos clientes apresentam um conteúdo padrão, mas este conteúdo pode ser personalizado. Consulte o tutorial 👉 Como personalizar o conteúdo do e-mail automático de Carrinho Abandonado? para saber mais detalhes.

Para acessar a lista de carrinhos abandonados, no painel de administração de sua loja, siga pelo caminho "Vendas" > "Carrinhos abandonados".

Nesse tutorial, falamos sobre as seguintes condições:

  • Se você ainda não teve carrinhos abandonados;
  • Se você já teve Carrinhos abandonados;
  • Como funciona a lista de Carrinhos abandonados?;

Vamos lá!

Se você ainda não teve carrinhos abandonados:

Se sua loja ainda não teve Carrinhos abandonados e você ainda não fez essa configuração, ao acessar a sua página de carrinhos abandonados você verá a seguinte tela:

Clique em "Configurar suas notificações" e escolha se quer enviar os e-mails automaticamente em 6 horas ou manualmente.

💡Dica: recomendamos que você utilize a opção "Enviar emails automaticamente 6 horas depois do cliente ter abandonado a compra", para automatizar o processo de recuperação dos Carrinhos abandonados. Porém, se você optar por enviá-los manualmente, a dica é sempre visitar esta tela, para não perder as oportunidades de carrinhos em aberto.

Se você já teve Carrinhos abandonados:

Se você ainda não fez essa configuração, mas sua loja já recebeu Carrinhos abandonados, por padrão, a loja ficará configurada para que você envie os lembretes manualmente. Basta clicar em "Configurar notificações" no topo da tela e escolher entre uma das opções, como mostramos anteriormente.

Como funciona a lista de Carrinhos abandonados?

Você visualizará uma lista com todos os carrinhos, divididas em coluna.

Se você configurar suas notificações para enviar manualmente, verá também a coluna Ação.

Clicando no botão "Enviar e-mail agora", uma mensagem automática pré configurada será enviada para seu cliente.

Caso queira enviar uma mensagem personalizada por e-mail ou WhatsApp, clique no número da "Carrinho". Em seguida, será direcionado para uma página com o resumo da compra, além da URL que envia o comprador diretamente para o checkout.

Basta copiar o link e enviar um e-mail personalizado para o seu cliente, clicando no link e-mail ou WhatsApp em "Dados do comprador".

Caso tenha configurado o envio automático de e-mails, a coluna Ação não existirá, e a plataforma automaticamente enviará a mensagem pré configurada, sem depender de uma ação sua.

Pronto, agora você já sabe como configurar os Carrinhos abandonados e como enviar as mensagens para recuperar os pedidos!

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