Com o recurso de exportar lista de clientes, após cadastrar seus clientes, você pode baixar esses dados para fazer um controle da sua base de contatos ou até mesmo para usar em ações de e-mail marketing de forma fácil e rápida.
A seguir, te mostramos como baixar a lista de clientes cadastrados na sua loja Nuvemshop.
Vamos aos passos!
Baixar a lista de clientes
1. Acessar o seu painel administrador Nuvemshop.
2. Seguir pelo caminho "Clientes > Lista de clientes".
3. No menu, na parte superior, clicar em "⇩ Exportar lista".
4. Irá aparecer uma alerta que estamos preparando o arquivo e exportando. Esse processo pode levar algum tempo, pois irá depender da quantidade de clientes cadastrados na sua loja.
5. Quando finalizar, será enviado um arquivo para o seu e-mail do cadastro Nuvemshop, uma cópia será baixada de forma automática para o seu computador/notebook e ficará disponível um link para "Fazer download".
6. O arquivo baixado será no formato ".CSV", podendo ser editar através no Excel ou qualquer outro aplicativo de edição de planilhas.
Informações disponíveis no arquivo
Dependendo do seu layout ou da ação que o cliente fez em sua loja, a lista apresentará algumas informações diferentes. Abaixo, você confere essas características:
Nome completo
É o nome completo do comprador ou do visitante da loja inscrito para receber newsletters. Dependendo do layout que você usar em sua loja, o visitante pode ou não informar o nome completo. Caso o layout não tenha o campo do nome disponível, na lista aparecerá como "Sem nome".
DeleteCPF/CNPJ
Esse campo só estará com informações quando seu cliente tiver finalizado a compra de um produto em sua loja. Se o campo estiver em branco, ele pode ser um inscrito para receber newsletters ou um usuário registrado na loja.
DeleteEsse campo sempre estará preenchido com o e-mail do seu cliente, isso porque é uma informação obrigatória para comprar na loja, se cadastrar como cliente e para finalizar um pedido.
DeleteTelefone de contato
Já o telefone estará obrigatoriamente preenchido somente quando o cliente finalizar um pedido em sua loja. Quando ele se inscreve para receber newsletters não é necessário informar o telefone, e quando se cadastra como cliente, ele pode ou não informar o telefone, não é obrigatório nesse primeiro momento.
DeleteEndereço, Número, Complemento, Cidade, Bairro, Estado, CEP e País
Assim como o telefone, estes campos estarão obrigatoriamente preenchidos somente quando o cliente finalizar um pedido em sua loja. Quando ele se inscreve para receber newsletters ou como cliente não é necessário informar estes dados.
DeleteTotal consumido
É o montante total que o cliente gastou em sua loja. Só aparecerá um valor quando um pedido tiver sido finalizado.
DeleteNúmero de compras
é o total de pedidos finalizados pelo usuário. Se o usuário ainda não realizou nenhuma compra, aparecerá apenas o número 0 (zero).
DeleteÚltima Compra
Data do último pedido do usuário. Só aparecerá preenchido caso o usuário tenha feito alguma compra na loja.
DeleteData
Data em que o cliente fez a primeira ação em sua loja. Pode ser o primeiro pedido, o cadastro ou a inscrição para a newsletter.
DeleteInscrição para newsletter
Está coluna permite ver se o cliente é inscrito na Newsletters da loja. Se sim, aparece a data em que se inscreveu.
Pronto! 🙌
Agora você já sabe como baixar sua lista de clientes e que tipo de informações você consegue obter por ela!
❗ Caso queria obter a lista de contato dos clientes que abandonaram no carrinho de compra, basta consultar o tutorial👉 Como configurar e utilizar a ferramenta de Carrinhos Abandonados?.