API é uma sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos. Essa interface específica de que maneira devem interagir os diversos componentes de um software.
No caso da Nuvemshop, a API pode ser utilizada para integrar a plataforma com serviços externos ou para ampliar o potencial das funcionalidades atuais com desenvolvedores externos.
É importante ressaltar que para se desenvolver uma integração com a Nuvemshop, o desenvolvedor precisar ser um Parceiro da Nuvemshop. Para saber como ser um parceiro, consultar o tutorial 👉 Quais são e como funcionam os programas de parceiros da Nuvemshop?.
Também é possível integrar sua loja virtual Nuvemshop a outras plataformas que ainda não estão integradas utilizando a API, que é tipo REST e utiliza JSON e OAuth.
Os elementos possíveis de serem obtidos via API são os seguintes:
- Loja
- Produtos (Estoque)
- Variáveis do produtos
- Imagens do produtos
- Categorias
- Ordens
- Clientes
- Cupons
Usando a API, é possível fazer as seguintes integrações:
- Obter informações da loja, como nome, URL, páginas de Facebook ou Twitter, entre outras.
- Criar ou eliminar produtos, ou modificar qualquer um de seus atributos.
- Acessar as imagens dos produtos e suas variantes e realizar ações sobre elas.
- Criar ou modificar categorias na loja.
- Consultar a lista de pedidos da loja e realizar operações diversas sobre elas (cancelar, finalizar, entre outros).
- Criar ou modificar clientes da loja, ou adquirir mais informações de seu comportamento, por exemplo, data de última compra.
- Criar cupons de desconto ou de frete grátis.
Com as aplicações desenvolvidas pela API, seria possível, por exemplo:
- Sincronizar o estoque da loja com um software de gestão.
- Exportar informação de um cliente para um sistema de CRM que ajude o dono da loja a fazer a gestão de seus contatos.
- Conseguir informações de clientes da loja para nutrir a base de dados de uma ferramenta de e-mail marketing, aproveitando o que tem disponível para melhorar a segmentação.
- Oferecer cupons de desconto de maneira automática a clientes que abandonaram os carrinhos.
- Integrar automaticamente as vendas com um sistema de faturamento para emitir notas fiscais de maneira automatizada às vendas.
- Incorporar um chat para atendimento em tempo real dos clientes da loja.
Como adiantamos, para integrar um sistema externo com a nossa plataforma é preciso ter um desenvolvedor que idealize a integração e, antes de qualquer coisa, seja cadastrado como 👉 Parceiro da Nuvemshop.
Feito o cadastro, é só acessar a 👉 nossa documentação específica para criação de API, com os passos para os desenvolvedores a seguir.
Após o esboço da integração estar pronto, pode entrar em contato através do e-mail 📧 parceiros@nuvemshop.com.br, onde nossos desenvolvedores testarão a ferramenta e verão se está funcionando corretamente.
E para criação de aplicativos, separamos um guia prático de como desenvolver um Aplicativo para o App Store. Clique no botão abaixo para conferir.
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Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda com relação à API, entre em contato om a nossa equipe através do e-mail 📧 parceiros@nuvemshop.com.br.