Sabemos que pode acontecer de você precisar cancelar uma das vendas recebidas em sua Nuvemshop, seja por solicitação do cliente, por conta de um problema no produto ou por falta de pagamento.
Para que manter em dia o gerenciamento do seu negócio, é importante que você cancele esse pedido dentro do seu painel administrador, garantindo que essa venda não apareça nas estatísticas da loja e, caso deseje, o estoque do produto do pedido em questão seja atualizado.
A seguir, vamos te mostrar como cancelar uma venda de forma individual e em massa.
Vamos aos passos!
Cancelar pedidos de forma individual
1. Acessar o painel administrador e seguir o caminho "Vendas > Lista de vendas".
2. Ao carregar a página, você deve clicar no número do pedido que você gostaria de cancelar para abrir os seus detalhes.
3. Na parte superior direta da tela, clicar em "Mais opções > Cancelar".
4. Em seguida, você deve selecionar o motivo do cancelamento da venda.
5. Em seguida, se você quiser:
- Enviar e-mail, marcar a opção "Notificação ao cliente";
- Restaurar o estoque, marcara opção "Restaurar estoque";
- Reembolsar, marcar a opção "Estornar pagamento para o cliente".
❗ A opção de estorno está disponível apenas para o Nuvem Pago e a nova integração do Mercado Pago. Lembrando que para reembolso parcial, entrar em contato com o suporte de cada integração para solicitar.
7. Para concluir, basta clicar em "Cancelar venda".
DeleteCancelar pedidos de forma massiva
1. Acessar o painel administrador e seguir pelo caminho "Vendas > Lista de vendas".
2. Ao carregar a página, você deve selecionar todos os pedidos que serão cancelados. Para isso, basta clicar nos quadrados cinzas ao lado dos números dos pedidos.
3. Após marcar os pedidos, você verá uma caixa de ações acima da lista de vendas. Nela, deverá escolher a opção "Cancelar vendas".
4. Você verá que a seguinte janela se abrirá na sua tela:
5. Você deve selecionar o motivo do cancelamento das vendas.
6. Em seguida, se você quiser:
- Enviar e-mail, marcar a opção "Notificação ao cliente";
- Restaurar o estoque, marcara opção "Restaurar estoque";
- Reembolsar, marcar a opção "Estornar pagamento para o cliente".
❗ A opção de estorno está disponível apenas para o Nuvem Pago e a nova integração do Mercado Pago. Lembrando que para reembolso parcial, entrar em contato com o suporte de cada integração para solicitar.
8. Para concluir, basta clicar em "Cancelar vendas".
Pronto! 🙌
Os pedidos selecionados foram cancelados e arquivados.
❗ Caso precise cancelar somente um item dentro de um pedido, será preciso cancelar a venda completa e devolver apenas o valor desse produto para o cliente.
Em seguida, para manter o registro dos pedidos que não foram devolvidos, sugerimos que adicione um pedido manual na sua loja, colocando como "Pagamento recebido". Consulte o nosso tutorial abaixo para saber como: