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Como estornar o pagamento de uma venda cancelada na Nuvemshop?

Saiba como devolver o valor pago por um pedido que foi cancelado, sejam pagamentos por cartão de crédito, boleto bancário ou PIX.

Última atualização: 08/11/2024

Ao cancelar uma venda através do seu painel administrador Nuvemshop, dependendo do meio de pagamento que você estiver utilizando, o reembolso pode ser realizado de forma automática ou manualmente pelo painel de gestão do próprio meio de pagamento.

A seguir, te mostramos como realizar a devolução do pagamento, independente da forma de pagamento (cartão de crédito, boleto, PIX ou "a combinar").

Info

Se sua venda foi realizada com o Nuvem Pago, veja como solicitar o estorno dentro do seu painel do administrador 📝 Como estornar uma venda através do Nuvem Pago?

 

Reembolso automático

O reembolso automático pode ser realizado nos seguintes meios de pagamento:

  • Cielo
  • Getnet
  • Mercado Pago
  • Pagaleve
  • PagBank
  • Paypal
  • Appmax
  • Nuvem Pago

❗ Lembrando que para reembolso parcial, entrar em contato com o suporte de cada integração para solicitar.

Para isso, você deve ir em “Vendas > Lista de Vendas”, procurar e acessar a venda que deseja cancelar, uma vez dentro, clicar em “Cancelar” e a marcar a opção para restituir o valor. Caso tenha alguma dúvida, seguir os passos do tutorial.

📝 Como cancelar uma venda na Nuvemshop?

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Para boleto bancário o estorno segue sendo manual, ou seja, só é possível realizar reembolso do pagamento por boleto através do painel do meio de pagamento.

 
 
 

Reembolso manual

Se você não usa nenhum meio de pagamento que permite fazer o cancelamento com o reembolso automático (clicar na aba “Reembolso automático” para verificar quais meios de pagamento faz devolução automática), o reembolso deverá ser realizado manualmente pelo painel do meio de pagamento:

Cartão de crédito

No caso de cartão de crédito, basta acessar o intermediador de pagamento utilizado pelo seu cliente, buscar pelo pedido e efetuar o cancelamento por lá. 

 

Info

Uma forma mais prática de localizar o pagamento no intermediador é acessando ele através do painel administrador Nuvemshop.

 

 

Para isso, seguir pelo caminho "Vendas > Lista de vendas" e clicar sobre o número do pedido que será ou foi cancelado. 
 


Na próxima tela, localizar a seção "Pagamento" e clique no link disponível em "Identificador de transação"
 

 

Vamos te redirecionar para o painel do intermediador de pagamento, nesse caso do exemplo o PicPay, para você acessar os detalhes e solicitar a devolução do valor recebido.

 

Warning

Cada intermediador de pagamento tem um processo de estorno, assim como um prazo para o valor retornar ao cartão de crédito do seu consumidor. Em caso de dúvidas, acione o suporte do aplicativo de pagamento correspondente.

 
 
 

Boleto bancário

No caso do boleto bancário, é necessário entrar em contato diretamente com o seu cliente

Como o pagamento é feito de uma forma que não tem estorno direto, é necessário pedir os dados bancários e fazer a devolução de forma manual e fora da plataforma, por depósito ou transferência bancária.

 
 

PIX

Assim como o boleto, deve-se entrar em contato com o cliente para obter a chave PIX e realizar a devolução de forma externa.

 
 

Pagamento personalizado

Nesse caso é necessário verificar se é possível fazer estorno direto pelo intermediador de pagamento utilizado ou se deve seguir o mesmo procedimento para estornos de pagamento por boleto e/ou PIX.

 
 
 
 

Success

Lembre-se de explicar o prazo e por onde o valor será reembolsado para o seu cliente.

 

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