Ao cancelar uma venda através do seu painel administrador Nuvemshop, dependendo do meio de pagamento que você estiver utilizando, o reembolso pode ser realizado de forma automática ou manualmente pelo painel de gestão do próprio meio de pagamento.
A seguir, te mostramos como realizar a devolução do pagamento, independente da forma de pagamento (cartão de crédito, boleto, PIX ou "a combinar").
Info
Se sua venda foi realizada com o Nuvem Pago, veja como solicitar o estorno dentro do seu painel do administrador 📝 Como estornar uma venda através do Nuvem Pago?
Reembolso automático
O reembolso automático pode ser realizado nos seguintes meios de pagamento:
- Cielo
- Getnet
- Mercado Pago
- Pagaleve
- PagBank
- Paypal
- Appmax
- Nuvem Pago
❗ Lembrando que para reembolso parcial, entrar em contato com o suporte de cada integração para solicitar.
Para isso, você deve ir em “Vendas > Lista de Vendas”, procurar e acessar a venda que deseja cancelar, uma vez dentro, clicar em “Cancelar” e a marcar a opção para restituir o valor. Caso tenha alguma dúvida, seguir os passos do tutorial.
📝 Como cancelar uma venda na Nuvemshop?
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Para boleto bancário o estorno segue sendo manual, ou seja, só é possível realizar reembolso do pagamento por boleto através do painel do meio de pagamento.
Reembolso manual
Se você não usa nenhum meio de pagamento que permite fazer o cancelamento com o reembolso automático (clicar na aba “Reembolso automático” para verificar quais meios de pagamento faz devolução automática), o reembolso deverá ser realizado manualmente pelo painel do meio de pagamento:
Cartão de crédito
No caso de cartão de crédito, basta acessar o intermediador de pagamento utilizado pelo seu cliente, buscar pelo pedido e efetuar o cancelamento por lá.
Info
Uma forma mais prática de localizar o pagamento no intermediador é acessando ele através do painel administrador Nuvemshop.
Para isso, seguir pelo caminho "Vendas > Lista de vendas" e clicar sobre o número do pedido que será ou foi cancelado.
Na próxima tela, localizar a seção "Pagamento" e clique no link disponível em "Identificador de transação".
Vamos te redirecionar para o painel do intermediador de pagamento, nesse caso do exemplo o PicPay, para você acessar os detalhes e solicitar a devolução do valor recebido.
Warning
Cada intermediador de pagamento tem um processo de estorno, assim como um prazo para o valor retornar ao cartão de crédito do seu consumidor. Em caso de dúvidas, acione o suporte do aplicativo de pagamento correspondente.
Boleto bancário
No caso do boleto bancário, é necessário entrar em contato diretamente com o seu cliente.
Como o pagamento é feito de uma forma que não tem estorno direto, é necessário pedir os dados bancários e fazer a devolução de forma manual e fora da plataforma, por depósito ou transferência bancária.
PIX
Assim como o boleto, deve-se entrar em contato com o cliente para obter a chave PIX e realizar a devolução de forma externa.
Pagamento personalizado
Nesse caso é necessário verificar se é possível fazer estorno direto pelo intermediador de pagamento utilizado ou se deve seguir o mesmo procedimento para estornos de pagamento por boleto e/ou PIX.
Success
Lembre-se de explicar o prazo e por onde o valor será reembolsado para o seu cliente.