No painel do Nuvem Pago, é possível consultar e acompanhar os status das transações em tempo real de todos os pedidos que a sua loja receber. Em alguns casos, pode acontecer do pedido ser rejeitado, cancelando automaticamente a compra realizada em sua loja.
A seguir, explicamos como consultar e verificar o motivo pelo qual a transação foi rejeitada através do Nuvem Pago.
Vamos começar!
1. Acessar o painel Administrador Nuvemshop.
2. Clicar na opção "Nuvem Pago" (em alguns painéis, também deve-se clicar em "Painel de Gestão" na sessão Nuvem Pago).
3. No canto direito da página, clique no botão de Filtros, como mostramos na imagem abaixo:
4. No menu lateral, localizar o campo Status, selecionar a opção Todos os rejeitados e depois clicar em "Filtrar" para localizar todas as transações rejeitadas.
5. Em seguida, procurar e clicar no número do pedido que deseja consultar o motivo pelo qual o pagamento foi rejeitado.
6. Uma vez dentro do pedido, deslizar a página para baixo e na seção Por que o pagamento foi rejeitado?, você consegue verificar o motivo pelo qual o pagamento não foi aprovado.
No exemplo abaixo, o pagamento não passou na validação de segurança do Nuvem Pago e por esse motivo não foi aprovado.
Recuperar a venda recusada
Se o pedido teve o seu pagamento recusado, para recuperar, você deve ir em "Vendas > Listas de vendas", procurar e acessar o pedido, no detalhe da venda, deslizar até a seção Página de acompanhamento, clicar em "Copiar o link" e enviar por e-mail ou WhatsApps para o cliente tentar refazer a compra.
Quando o cliente acessar o link, é só orientar, clicar em "Concluir a compra", selecionar outra forma de pagamento: PIX, Boleto ou Cartão de crédito (tentar com outro número de cartão).
Pronto! 🙌
Agora você sabe como localizar e consulta o status dos pagamentos rejeitados através do painel do Nuvem Pago.