Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Produtos Importar e exportar produtos

Como cadastrar produtos de forma massiva?

Veja como cadastrar diversos produtos de uma só vez, fazendo uma carga em massa, por meio de uma planilha de Excel (.csv).

Última atualização: 13/06/2022

A funcionalidade Exportar e importar por CSV permite que você cadastre e edite produtos em sua loja de forma massiva, por um arquivo de Excel, tornando o envio de mercadorias um processo rápido e prático.

Delete

Success

Essa funcionalidade não está disponível em todos os Planos. Para saber mais, consultar a nossa página de 🌐 Planos e preços.


❗ Antes de prosseguir com o passo a passo, é importante que cadastre pelo menos um produto manualmente. Dessa forma, você terá um exemplo a seguir de como preencher a planilha.

Para saber como cadastrar o seu primeiro produto, basta consultar o nosso tutorial 👉 Como cadastrar um produto? (Básico).

Delete

Warning

Para enviar seus produtos de forma massiva, você precisará utilizar o Excel ou o Google Sheets para ler arquivos no formato '.CSV', que é o formato suportado por nossa plataforma.

Vamos aos passos!

1. Exportar a lista de produtos

1.1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.

1.2. Seguir pelo caminho Produtos > Lista de produtos > Importar e exportar de CSV.


1.3. Na sessão Exportar produtos, escolher qual o sistema operacional do computador (Windows ou Mac), marcar a opção "Incluir descrições" e em seguida clicar em "Exportar"

Isso iniciará o download do arquivo 'produtos.csv', que é a planilha onde deverá incluir as informações dos demais produtos.


Delete

Warning

Se, ao abrir a planilha, você notar palavras acentuadas e desconfiguradas, siga os passos do tutorial 👉 Como corrigir a planilha de Carga em Massa? para corrigi-la.

1.4. Abrir o arquivo e preencher os campos com as informações de seus produtos.

Delete

Info

Se estiver com alguma dúvida sobre algum campo da planilha, acesse o tutorial 👉 Como preencher os campos da planilha de carga em massa?, onde explicamos como devem ser preenchidas as colunas e linhas.

1.5. Ao terminar de preencher, salvar a planilha. 

Se estiver usando o Excel, no meu superior, clique em Arquivo > Salvar como. No campo "Tipo de Arquivo", você deve selecionar CSV (separado por vírgulas).



Delete

2. Importar a planilha para a loja

Agora que você completou o arquivo com as informações dos produtos, é hora de enviá-la para a plataforma novamente.

2.1. Voltar para o painel de administração de sua loja e seguir pelo caminho Produtos > Lista de produtos > Importar e exportar de CSV. 

2.2. Na seção de Importar produtos, clicar em "Escolher Arquivo" e procurar a planilha que foi editada e salva em seu computador.
2.3. Em seguida, clicar em "Importar", para iniciar o envio do arquivo para a plataforma.


2.4. No último passo, a plataforma pedirá que você confira se as colunas identificadas na importação realmente correspondem àquelas que queremos em sua loja

Note que aparecerá sempre um exemplo abaixo da coluna, para você poder identificar corretamente os campos preenchidos.


Se quiser ignorar alguma coluna, é somente alterar para "Ignorar esta coluna", igual o exemplo abaixo:
Ao fazer isso o nosso sistema entenderá que as colunas com esse status devem ser rejeitadas.

2.5. Depois disso, clicar em "Importar produtos". Isso vai fazer que seja carregado o arquivo que você criou.


Quando o arquivo terminar de carregar você vai receber um e-mail automático com o resultado da carga em massa.

Delete

Success

Dependendo da quantidade de produtos que você quer carregar, pode ser que o upload demore. Sugerimos carregar de 1000 (mil) em 1000 (mil) produtos, pois o tempo estimado para subir a planilha é de 20 minutos.

Delete

Dicas extras

Antes de enviar o arquivo de volta para a plataforma, atente-se aos seguintes pontos:

  • O limite de linhas para que os carregamentos e atualizações sejam geradas corretamente não deve ser superior a 2 mil.

  • Verifique o arquivo CSV para ter certeza que não será importado com erros;

  • Ter sempre uma planilha de backup (ou seja, antes das novas alterações), que possa ajudar a reverter qualquer mudança incorreta feita (preços, estoque, por exemplo).

  • Caso precise de auxílio do nosso time técnico para a correção dos dados importados, tenha em mente que qualquer processo de reversão pode levar, em média, 36 horas.
Delete

Warning

Atualmente, não é possível apagar todos os produtos em massa e essa ação deve ser feita manualmente. Temos um outro tutorial que te ajudará a excluí-los rapidamente, de 20 em 20 👉 Como excluir produtos de forma rápida?.

Delete

Success

Se a sua dúvida é referente a atualização do catálogo enviado para os canais de venda (Facebook, Instagram e Google Shopping), acesse a nossa seção Canais de Venda, clicando no botão abaixo:

📁 Seção Canais de Venda

O artigo ajudou você?