A seguir, você aprenderá como criar as categorias e subcategorias, categorizar seus produtos, criar um menu de navegação no site com as categorias criadas, incluir as informações para os canais de venda e configurar o SEO da sua loja, oferecendo uma experiência incrível de navegação na sua loja.
Warning
Se você ainda não cadastrou nenhum produto ou possui dúvidas de como administrá-los, consultar o nosso guia 👉 de como gerenciar seus produtos. Nele explicamos com detalhes como cadastrar, ocultar, apagar, inserir variações, fazer a gestão de estoque dos produtos e mais.
Criar categorias e subcategorias
Para organizar os seus produtos em seções, dentro da sua loja online, é necessário criar categorias e subcategorias:
📝 Como criar categorias e subcategorias?
Saiba como apagar uma categoria, adicionar imagens em suas descrições ou alterar a ordem de visualização em seu site. 👇
Apagar uma categoria ou subcategoria
Se você precisar apagar uma categoria, consultar o tutorial 👉 Como apagar uma categoria ou subcategoria de produtos?
Adicionar imagem e descrição
Para entender como inserir imagens para ficarem a mostra na página desta categoria, acessar 📝 Como adicionar uma imagem e uma descrição para as minhas categorias?.
Organizar as categorias e subcategorias
Para entender como ordená-las, veja 📝 Como ordenar as categorias e subcategorias de produtos?.
Adicionar os produtos às categorias e subcategorias
Após a criação das categorias, chegou a hora de organizar os produtos dentro de cada coleção:
📝 Como categorizar meus produtos corretamente?
Info
Caso queira fazer a edição de uma vez só, veja 👉 Como inserir categorias em todos meus produtos de uma só vez.
Criar um menu usando as categorias e subcategorias
Além de inserir os produtos nas categorias, também é possível criar um menu na barra de navegação na loja:
📝 Como adicionar as categorias na barra de navegação?
Info
Caso queira criar uma categoria apenas os produtos em promoção, veja 👉 Como criar uma categoria de "Ofertas" ou “Sale”.
Configurar as taxonomias do Google nas categorias e subcategorias
Se a sua loja utiliza os canais de vendas do Google Shopping e Instagram Shopping, será necessário cadastrar as categorias utilizadas pelo Google para os produtos serem exibidos corretamente no feed dessas duas plataformas:
📝 Como configurar a taxonomia do Google em minhas categorias?
Warning
A configuração é a mesma para Facebook, Instagram e Google Shopping. Se você não usa essas ferramentas e não tem intenção em fazer a integração, pode deixar o campo Categoria Google Shopping vazio.
Para saber como integrar aos canais de venda, clique naquele que você possui interesse. 👇
Facebook e Instagram Shopping
Para conectar a sua loja e vender pelo Facebook e Instagram Shopping, consultar o tutorial 👉 Como vender pelo Instagram e Facebook?
Google Shopping
Para conectar a sua loja e vender pelo Google Shopping, consultar o tutorial 👉 Como vender pelo Google Shopping?
Configurar o SEO das categorias e subcategorias
Uma opção bastante utilizada para melhorar o posicionamento da loja na busca orgânica dos sites como Google, Bing e Yahoo é a inclusão do SEO.