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O status da minha venda não mudou. Por quê?

Confira os motivos pelos quais um pedido aparece como 'Esperando sua confirmação de pagamento', na lista de vendas da sua Nuvemshop.

Última atualização: 17/11/2023

Quando uma venda é realizado na sua loja, é preciso que o pagamento dessa compra seja concluído antes de iniciar o processo de envio dos produtos. Assim, você garante que uma venda só será envio após a confirmação do pagamento.

Neste tutorial, vamos te explicar mais sobre os status de pagamento das suas vendas e os motivos que levam uma venda não ter seu status atualizado no painel administrador da sua Nuvemshop.

Acessar a lista de vendas

Para acompanhar o status das suas vendas e gerenciar as suas vendas, siga pelo caminho "Vendas > Lista de vendas". É nesta tela que você encontra todas as informações sobre o status do pagamento das suas vendas.

Uma venda aparece na sua listagem de vendas apenas quando o consumidor conclui o processo de compra, selecionando um meio de pagamento e efetivando a transação.

Já as vendas onde o cliente desiste da compra, ou seja, chega até a fase de informar os dados para o pagamento e não conclui a venda, aparecerão como carrinhos abandonados.

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Info

Para configurar e usar a ferramenta de Carrinhos abandonados, consultar o tutorial 👉Como configurar e utilizar os Carrinhos Abandonados?


Status do pagamento das vendas

Quando todo o processo de compra é concluído e o venda é enviado para sua "Vendas > Lista de Vendas, seu primeiro status será "Pagamento em processo".


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Warning

Enquanto não recebermos nenhuma informação sobre aquele pagamento do intermediador, seja se foi aprovado ou recusado, o status do venda continuará o mesmo.

Quanto o pagamento é concluído corretamente, o status de uma venda passará a ser "Por embalar".

No entanto, quando acontece alguma recusa de pagamento, o status da venda passará a ser "Pagamento recusado", sendo necessário realizar o cancelamento daquela venda.

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Se precisar de ajuda com o cancelamento de uma venda, consultar o nosso tutorial 👉 Como cancelar uma venda?


Atualizações do status do pagamento

Para você conseguir acompanhar as atualizações do status das suas vendas, possuímos uma integração com a sonda de notificação automática de todos os intermediadores de pagamentos disponíveis na plataforma, que permite recebermos o andamento dos pagamentos realizados pelos clientes.

Então, para que o status da venda mude, precisamos receber uma notificação vinda diretamente do intermediador (Nuvem Pago, Mercado Pago, PagBank, PayPal etc.). 

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Success

Isso nem sempre acontece em tempo real e é possível que primeiro o status do pagamento apareça como concluído no painel do intermediador e só depois no painel administrador Nuvemshop.

❗ Para vendas com pagamento por boleto bancário, o prazo de compensação é de até 5 dias úteis. Passado esse prazo, se não identificar o valor no intermediador de pagamento, sugerimos que cancele essa venda, pois a ação não é automática.

Vendas feitas por meio de pagamentos

Para vendas feitas através dos intermediadores de pagamentos integrados à Nuvemshop, recomendamos que não marque o pagamento como recebido de forma manual, uma vez que essa ação não pode ser desfeita pelo próprio painel, podendo causar complicações com a venda.

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Warning

Caso tenha marcado alguma venda como pagamento realizado por engano, e precisar reverter o status, clique aqui 💬 para falar com o nosso time de suporte.

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Vendas através do Pagamento Personalizado

Já para vendas no qual o cliente selecionou um meio de pagamento personalizado, o status do pagamento não é atualizado automaticamente. Para esse tipo de venda, a mudança do status deverá ser feita por você, de forma manual. Basta clicar nos "Três pontinhos na coluna Ações > Marcar como pagamento recebido".

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Info

Para saber mais sobre todos os status das suas vendas e como efetuar a gestão das suas vendas através do seu painel, acessar 📝 Como administrar os pedidos em minha página de Vendas?

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