Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Configurações Comunicação Emails

Como habilitar o envio das notificações para meus clientes a partir do meu e-mail?

Passo a passo para habilitar as notificações dos pedidos e cadastro para seus clientes com seu endereço de e-mail próprio.

Última atualização: 22/01/2024

Para habilitar o envio das notificações (compras, boas-vindas, mudança de senha etc) de sua loja usando um e-mail próprio como remetente, é preciso fazer uma validação do e-mail próprio com a Amazon SES.

Antes de validar o e-mail:

Autenticar o e-mail próprio

Ao obter um e-mail próprio, você poderá usá-lo em sua loja Nuvemshop normalmente, porém, é necessário fazer uma validação para evitar que outros servidores enviem e-mails não autorizados em nome do seu domínio.

Toda vez que um e-mail é recebido, o servidor do destinatário verifica se o seu servidor que está enviando tem realmente autorização de uso do domínio. Caso o servidor não tenha, o e-mail é rejeitado, podendo ser bloquear alguns desses disparos pelo servidor da Amazon AWS.

Para evitar o bloqueio do envio das notificações, você deve configurar SPF (Sender Policy Framework) no servidor de hospedagem do seu domínio. Fazendo isso, você irá informar que o seu servidor tem autorização para realizar esses disparos.

No tutorial abaixo, explicamos com detalhes como fazer essa autenticação:

📝 Configurando a autenticação do e-mail próprio

E se encontrar qualquer dificuldade para configurar o SPF, basta entrar em contato com o serviço de hospedagem do seu domínio e e-mail para que eles possam te ajudar.

Delete

Personalizar o conteúdo dos e-mails

Se quiser personalizar as mensagens enviadas, você pode alterar o conteúdo dos e-mails automáticos que chegam para seus clientes também.

Para saber mais, consulte o tutorial abaixo:
📝 Como personalizar o conteúdo dos e-mails automáticos pré-configurados?

Delete

Passos de configuração

1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.

2. Seguir pelo caminho "Configurações > E-mails".

3. Na próxima etapa, a tela que aparecerá vai depender se você alterou o e-mail principal de acesso da loja para o e-mail próprio vinculado ao domínio.

Delete

Warning

O e-mail principal é o endereço vinculado ao cadastro principal na Nuvemshop, ou seja, o endereço usado para criar a loja na Nuvemshop. Para consultar, basta ir em "Configurações > Permissões para usuários", é o primeiro cadastro na lista de usuários.


E-mail padrão (@gmail, @hotmail)

Se ao criar a sua loja Nuvemshop, você usou um e-mail hospedado no Gmail, Hotmail, Yahoo etc, quando acessar o menu E-mail, aparece um aviso informando que as notificações serão enviadas a partir do e-mail "contato@nuvemshop.com.br" com o nome da sua loja e reenviado para esse mesmo e-mail vinculado. 


Caso tenha interesse em usar o seu e-mail próprio para disparar essas notificações, siga os passos abaixo:

Não possui um e-mail próprio

1. O primeiro passo é obter e-mail próprio. Para saber mais, consultar o tutorial 👉 A Nuvemshop oferece serviço de hospedagem para domínio e e-mail?.

2. Depois que adquirir o seu e-mail próprio, você deve configurá-lo. Para configurar o e-mail próprio, consultar o tutorial 👉 Como configurar o meu e-mail profissional?.

4. Com e-mail configurado, você precisará vinculá-la, substituindo o e-mail padrão pelo e-mail próprio. Para isso, siga os passos do tutorial 👉 Alterar o e-mail de acesso.

3. Feito isso, poderá continuar com validação do e-mail próprio para habilitar o envio das notificações.

Delete

Já possui um e-mail próprio

1. Se já possui um e-mail próprio, o primeiro passo é vinculá-lo, substituindo o e-mail padrão pelo seu e-mail próprio. Para isso, siga os passos do tutorial 👉 Alterar o e-mail de acesso.

2. Feito isso, poderá continuar com validação do e-mail próprio para habilitar o envio das notificações.

Delete
Delete

E-mail próprio com domínio

Se já vinculou o seu e-mail próprio, substituindo o e-mail padrão do cadastro da loja, ao acessar o menu E-mails, você verá uma tela explicando que todas as notificações serão a partir do e-mail "contato@nuvemshop.com.br" com o nome da sua loja e reenviados para o e-mail próprio vinculado.

Para ocorrer o disparado das notificações a partir do seu endereço próprio, é preciso seguir os passos de validação junto a Amazon SES, conforme o exemplo abaixo:

Lembrando que não fizer essa validação, o nosso sistema continuará disparando as notificações a partir do e-mail "contato@nuvemshop.com.br", mesmo com o e-mail próprio vinculado. 

Continue seguindo os passos desse tutorial para fazer a validação do e-mail próprio e habilitar o envio das notificações corretamente.

Delete


4. Com o e-mail próprio configurado e vinculado em sua loja, ao acessar o menu E-mails, clique no botão do primeiro passo "1. Clique aqui para verificar que você é o dono de contato@sualoja.com.br" para receber o e-mail de validação da Amazon SES.


Delete

Success

Antes de prosseguir, verifique se o endereço de e-mail vinculado está correto.


5. Depois, acesse a caixa do seu e-mail próprio e procure pelo assunto do e-mail como: Amazon Web Services – Email Address Verification Request in region US East (N. Virginia)

Geralmente o e-mail chega em questão de minutos, porém, pode levar até 24 horas para receber. Caso não encontre na caixa de entrada, procure nas caixas de Spam, Lixo Eletrônico, Promoção e Quarentena, é possível que esteja lá.


6. Ao localizar o e-mail, acesse-o. Ele estará totalmente em inglês, você só precisará clicar no link grande que estará no corpo do e-mail.

7. Assim que clicar, abrirá uma página de confirmação de verificação do e-mail. Nenhuma ação é necessária, é somente uma confirmação, então apenas feche a janela.

8. Volte ao seu Administrador Nuvemshop e faço o mesmo caminho do primeiro passo: "Configurações > Email" e clicar na frase "4. Volte à esta tela e notifique a Nuvemshop.

9. Será exibida uma mensagem, informando que as mensagens já estão sendo enviados a partir do seu e-mail de cadastro.

Pronto! 🙌

Agora está tudo certo e seus clientes receberão todos os e-mails automáticos com o e-mail da sua loja de remetente.

Delete

Success

Esse e-mail é o do seu cadastro com a Nuvemshop (aquele que você usa para acessar o painel de administração) e também é o e-mail  principal de sua loja. Isso significa que todas as mensagens de sua loja para seus clientes serão enviadas com esse e-mail como remetente, assim como as mensagens que você receber referentes à sua loja (tanto dos seus clientes quanto da Nuvemshop) serão enviadas para esse mesmo e-mail.

O artigo ajudou você?