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Como utilizar o Pixel do Facebook?

Como criar o pixel no Gerenciador de Negócios do Facebook e como vinculá-lo à sua loja Nuvemshop.

Última atualização: 15/01/2021

O pixel do Facebook é uma ferramenta que ajuda a medir o sucesso de suas campanhas realizadas no Facebook. Por ele, você conseguirá analisar se seus anúncios estão chegando ao seu público alvo, por exemplo. 

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Este tutorial te ensinará de forma básica como criar o pixel e vinculá-lo à loja. É possível que, dependendo do uso da conta, algumas telas sejam diferentes, então se você quiser saber mais informações sobre o pixel "direto da fonte", pode consultar a 🌎 Central de Ajuda do Facebook, com diversos tutoriais e materiais informativos mais avançados.


Criando sua conta no Gerenciador de Negócios

Se você ainda não tem uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, antes de prosseguir será necessário criar uma. Se já tiver, passe para a próxima etapa deste tutorial. 

1. Acesse o 🌎 Gerenciador de Negócios do Facebook e clique no botão Criar Conta, posicionado no canto superior direito da tela. 

2. Para criar uma conta no Gerenciador de Negócios é preciso possuir uma conta no Facebook. Caso ainda não tenha uma conta, basta clicar em "Criar nova conta" e seguir com os passos de criação de conta.

 

Caso já possua uma conta no Facebook, basta inserir as credenciais e clicar em "Entrar". 

 

3. Estando logado com sua conta do Facebook, complete os campos com as informações solicitadas e clique em "Avançar".

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O Facebook pode limitar a criação de um perfil no Gerenciador de Negócios caso a sua conta do Facebook tenha sido criada recentemente. Se esse for o caso, normalmente é necessário aguardar alguns minutos para que a conta seja autorizada a criar um perfil de negócios.

Depois de preencher os dados e clicar em "Avançar", complete as outras informações, marque a opção Promover os próprios bens ou serviços (pois você está criando essa conta para usar o pixel em sua loja) e clique em "Enviar".

 

O Facebook enviará um e-mail para o endereço informado no cadastro. Clique em "Concluir" para prosseguir.

 

Pronto, sua conta está criada!  

 

Info

Recomendamos que acesse seu e-mail e valide sua conta pela mensagem enviada pelo Facebook. Ela será como a do exemplo abaixo:


Criando o pixel do Facebook 

1. Acesse o 🌎 Gerenciador de Negócios e na Página Inicial à esquerda clique em "Mais Ferramentas > Configurações do negócio".

2. Na página seguinte à esquerda, vá até "Fontes de dados > Pixels".

3. Dentro da página de Pixels, clique em "Adicionar" ou "Criar um pixel".

4. Na janela que abrir, escreva o nome de sua preferência no campo Nome do pixel e coloque a url da loja (opcional), em seguida clique em "Continuar".

5. A página irá refrescar e você verá um alerta informando que o Pixel foi criado, mas ainda não está pronto. Basta clicar em "Configurar o pixel agora".

6. Selecione a opção "Adicionar manualmente o código do pixel ao site".

7. Na próxima janela, clique no campo do código para copiá-lo para sua área de transferência. Copiar o código do Pixel é extremamente importante.

Assim que copiado, clique em "Continuar".

 

Você verá a seguinte janela:


Basta fechá-la, e manter a aba do navegador aberta.

 

Warning

Note que o status do pixel apresenta a informação Nenhuma atividade por enquanto. Isso acontece pois o pixel ainda não foi instalado, e consequentemente não aconteceu nenhuma venda que ele pudesse rastrear. Após os primeiros eventos, o status mudará para Ativo.

 

Pronto, a criação do pixel foi concluída e você já copiou o código para prosseguir à próxima etapa!

 

Adicionando o pixel do Facebook em sua loja

1. Depois de criar e copiar o pixel no Facebook, no painel de administração de sua loja siga pelo caminho Configurações > Códigos externos.

 

2. Agora, cole o código no campo para "Pixel do Facebook".

 

3. Role até o final da página e clique em "Salvar alterações"

 

4. Por fim, procure pela seção "Como você vai medir suas conversões?". Nela, você deverá escolher qual ação representará uma conversão para sua loja e selecionar entre uma das seguintes opções:

  • O pedido tiver o pagamento confirmado

  • O checkout for concluído

 

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Se você selecionar a opção "O checkout for concluído", as estatísticas no Pixel do Facebook e no Google Analytics serão diferentes daquelas que você visualiza na página de Estatísticas da Nuvemshop. Isso acontece porque consideramos como receita suas vendas pagas, e não a quantidade de checkouts concluídos.

Pronto! Seu pixel do Facebook já está configurado e agora você poderá mensurar suas campanhas feitas no Facebook!

 

Concluindo as configurações e visualizando as estatísticas

Até ter o pixel corretamente adicionado ao painel de administração de sua loja e acontecerem os eventos, nada será registrado. 

Somente a partir das atividades em sua loja que o pixel começará a apresentar as estatísticas.

 

Para se certificar de que a instalação foi concluída com sucesso, faça o seguinte:

 

1. Após ativar o Pixel em sua Nuvemshop. Volte ao 🌎 Gerenciador de Negócios do Facebook e clique em "☰ Mais Ferramentas > Gerenciador de Eventos".

 

2. Selecione o Pixel recém criado e clique na aba "Eventos de Teste”.

3. Em seguida, insira a URL de suas loja e clique em “Abrir site”.

4. Feito isso, dentro da página de sua loja, simule uma navegação pela loja e uma compra de testes (não é necessário finalizá-la).

 

5. O seu Pixel deverá mostrar os eventos realizados na loja e a configuração estará concluída!

6. Para acompanhar a atividade do Pixel, basta voltar à aba “Visão Geral”.


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Extensões de bloqueadores de anúncio podem evitar o funcionamento correto do Pixel em sua loja, portanto é recomendável desabilitá-lo para realizar as configurações.


Pronto! A configuração do Pixel estará concluída!

 

Info

aproveite que já está no Facebook e faça as configurações para vender pelo Facebook e pelo Instagram! Siga os passos dos tutoriais 👉 Como vender pelo Facebook? e 👉 Como vender pelo Instagram? e deixe sua loja pronta para vender por estas redes sociais!

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