Sabemos que os termos Marketplace e Canais de venda podem ser confundidos, pois, quando traduzidos ao pé da letra, possuem o mesmo significado. No entanto, eles possuem particularidades específicas e vamos te ajudar a entender as diferenças entre eles.
Info
Você sabia? As vendas importadas para a sua loja através dos canais de venda e marketplaces não possuem cobrança de tarifa por venda.
Canais de venda
Um canal de venda é o meio por onde você comercializa seus produtos. Ou seja, ele é um ponto de venda de uma única marca, assim como as lojas físicas que vemos nos bairros e cidades.
Uma das principais características do canal de venda é que o modelo de negócio é de responsabilidade total do lojista, ele quem irá cuidar de todo o ecossistema da loja virtual (como o gerenciamento de produtos, pagamentos e envios).
Abaixo, trouxemos uma tabela com algumas vantagens e desvantagens do canal de venda:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Maior margem de lucro | É preciso ter um planejamento |
Maior alcance de clientes | Investimento em marketing digital |
Maior controle sobre o negócio | Personalização por conta própria |
Mais opções de personalização | Gerenciamento de pagamentos pelo lojista |
Maior visibilidade da loja | Busca de fornecedores |
Eficiência na segmentação de público | Criação de ações promocionais |
Exemplos de canais de venda
Canais de venda virtuais
- E-commerce (isso mesmo, a sua loja Nuvemshop!);
- Redes sociais (Facebook Shop, Instagram e Google Shopping);
- E-mail marketing;
- Programa de afiliados;
- Google Ads, etc.
Canais de vendas offline
- Telemarketing;
- Ponto de venda;
- Venda direta.
Marketplaces
Diferente do que explicamos acima, o marketplace é mais como um shopping center, onde temos diversas lojas reunidas em um único espaço.
Os marketplaces auxiliam os lojistas a darem o passo inicial no mundo do comércio eletrônico, já que os produtos são cadastrados e anunciados com facilidade nas plataformas. Isso permite expor os produtos em uma “vitrine” virtual a partir das palavras-chave e/ou outros critérios, como lançamentos, promoções, etc., aumentando a visibilidade de seu negócio entre os concorrentes.
Veja algumas vantagens e desvantagens de integrar a loja virtual com um marketplace:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Infraestrutura pronta | Alta concorrência |
Baixo investimento inicial | Dependência da plataforma |
Facilidade para anunciar produtos | Perda de autonomia e personalidade |
Maior alcance de clientes | Altas taxas de manutenção |
Maior visibilidade da loja | Falta de dados da experiência do cliente |
Maior visibilidade dos produtos | Preocupação com segurança |
Exemplos de marketplaces
Marketplaces Virtuais
- Amazon;
- Mercado Livre;
- Facebook Marketplace;
- Lojas Americanas;
- Via Varejo;
- Magazine Luiza (Magalu), etc.
Marketplaces offline:
- Shopping center;
- Galerias, etc.
Warning
Em termos práticos, um marketplace é um canal de venda, visto que através dele você publica seus produtos para serem encontrados e comprados pelos consumidores. Mas, para conseguir divulgar seus produtos nesse portal, você precisa primeiro ter um canal de venda (como uma loja virtual, por exemplo).
Como integrar a loja virtual com um canal de venda ou marketplace?
Trouxemos uma relação de tutoriais para te auxiliar com a integração com os canais de venda e marketplaces disponíveis na plataforma: