Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Frete e loja física Configurando o Webservice dos Correios

Como configurar o frete dos Correios?

Passo a passo de como ativar a opção dos Correios em seu painel de administração e as medidas e peso máximos aceitos pelos Correios

Última atualização: 08/04/2021

Se ainda não possui uma opção de envio ou contrato com alguma transportadora, saiba que é possível oferecer opções de entrega em sua loja usando a nossa integração direta com o sistema dos Correios.

Neste tutorial, explicamos como configurar o Webservice dos Correios.

Como ativar o Webservice dos Correios

1. Acesse seu painel de administração e siga pelo caminho Configurações > Formas de entrega.

2. Você verá um campo para incluir o CEP do local de onde será feito o envio dos produtos de sua loja.

Ao inserir o CEP, a plataforma irá preencher os outros campos automaticamente, só será necessário colocar o Número e Complemento. Feito isso, clique em Salvar para finalizar.

Importante: 

Atualmente é possível inserir apenas um CEP por cadastro com origem no território nacional, ou seja, você poderá cadastrar um CEP que a origem dele seja dentro do Brasil.

3. Você verá que a integração com os WebService dos Correios já irá aparecer ativa em sua loja.

Importante:

Por padrão, ao inserir o CEP, o sistema irá ativar o WebService dos Correios automaticamente, com as modalidades PAC e SEDEX habilitadas, permitindo que você já possa iniciar as operações da sua loja.


Success

Para configurar as modalidades de envio do frete usando o Webservice dos Correios, basta seguir os passos abaixo:

Decision Tree

Configurando as modalidades de envio

  • Passo 1
  • Add Button
1. Para ativar e desativar as modalidades de envio, clique em "Editar".


  • Passo 2
  • Add Button
2. Você será direcionado para uma tela, onde terá duas opções:
  • Configure as modalidades de envio
  • Você já tem contrato com os Correios?

Clique em Editar na opção Configurar modalidades de envio, igual o exemplo abaixo:

  • Passo 3
  • Add Button
3. Nesta seção, você deverá selecionar as modalidades de frete do WebService dos Correios que você quer disponibilizar na loja.

Para ativar uma modalidade de envio, clique em Permitir 'modalidade' para fretes para aquelas que considerar as melhores opções para sua loja. Finalizando, clique em Salvar Alterações.

Lembrando que por padrão, as modalidades PAC e SEDEX já estarão ativadas em sua conta. Por esse motivo, no exemplo abaixo ativamos a modalidade de envio SEDEX 10 e SEDEX 12.

Warning

E para ativar a modalidade Mini Envios, é necessário obter um contrato com os Correios que ofereça essa opção como envio.

Caso já tenha um contrato com os correios e esse serviço esteja incluso, basta seguir os passos do tutorial 👉 Como vincular o meu contrato dos Correios?


Configurando Frete Grátis, custo e dias adicionais

Habilitando frete grátis

Está opção é indicada para quem deseja oferecer frete grátis usando Cupom de desconto ou Frete grátis por produto. Isso porque essas opções só funcionaram quando o recurso de frete grátis estiver habilitado dentro de cada modalidade.

Warning

Para ativar o frete grátis usando essa opção, consulte os tutoriais 👉 Como habilitar o frete grátis por produto? e 👉 Como criar cupons de desconto?.

1. Após configurar as opções de frete grátis, acesse novamente as modalidades de envio e ative a opção "Eu quero oferecer "modalidade" para produtos com frete grátis", igual o exemplo abaixo:


Info

Caso não tenha mais interesse em oferecer o frete grátis usando este recurso, basta desativar a opção.

2. Depois de configurar as modalidades, clique em "Salvar alterações".

Custo adicional

Se você quiser cobrar um valor adicional pelo frete, indicamos que use o campo Custo adicional, ou seja, isso significa que ao calcular o frete em sua loja, seu cliente verá o preço cobrado pelos Correios + o preço que você quer cobrar a mais pelo envio.

1. Primeiro adicione o valor que irá cobrar no cálculo do frete.

2. Depois de configurar o custo adicional, clique em "Salvar alterações".

Dias adicionais

Se você quiser aumentar o prazo de envio informado pelos Correios, indicamos que use o campo Dias adicionais. Isso significa que ao calcular o frete em sua loja, seu cliente verá o prazo dos Correios + o prazo complementar que você quer incluir a mais no envio.

1. Adicione os dias adicionais.


2. Depois de configurar os dias adicionais, clique em "Salvar alterações".

Warning

Ao incluir dias adicionais, ele irá aparecer em todos os produtos da loja. Caso tenha interesse em personalizar selecionando quais produtos terão os dias adicionais, recomendamos que use o App 📱 Estoque Virtual. Para saber como instalar consulte o tutorial

👉 Como instalar o Estoque Virtual?.


E para que o cliente possa rastrear o pedido, é só notificar o envio conforme explicamos no tutorial 👉 Como enviar os meus produtos via Correios? ou ele poderá acessar a nossa página 🚚 Rastreie suas encomendas dos Correios e inserir o código de rastreio (antes é necessário fornecer o código de rastreio por e-mail) para que seja possível fazer a consulta e acompanhamento do status de entrega da encomenda.

 


Configurando peso e dimensões dos produtos

Os Correios possui um limite de transporte de até 30kg e as dimensões da embalagem é limitada à soma de 200 centímetros.

Caso tenha dúvidas de como cadastrar o peso e dimensões dos seus produtos, recomendamos consultar o tutorial 👉 Como adicionar peso e dimensões nos meus produtos?

Como adicionar o seu contrato dos Correios

Caso tenha um contrato com os Correios e tenha interesse em usar na sua loja, basta seguir os passos do tutorial 👉 Como vincular o meu contrato dos Correios?

Warning

para saber mais sobre o limite das dimensões e pesos dos Correios, clique aqui.

O artigo ajudou você?