O que é e como funciona a Página de Status da Nuvemshop?
Entenda o que é a Página de Status da Nuvemshop e como ficar a par do funcionamento de todos os nossos serviços
Última atualização: 09/01/2021
Quando você não estiver conseguindo acessar a sua loja ou estiver com problemas para entrar no painel de administração da Nuvemshop, serão exibidas mensagens como: "error 404", "405 Não permitido "," Erro 500 "ou" 502 gateway incorreto ", e provavelmente, a plataforma pode estar passando por instabilidades.
Se for esse o caso, não se preocupe: nosso time técnico está sempre atento a essas situações para solucionar o caso o mais rápido possível e minimizar os impactos no seu negócio.
Sempre que você suspeitar que a plataforma estiver passando por instabilidades, te aconselhamos a consultar a Página de Status da Nuvemshop. Nela, você encontrará todas as informações sobre o funcionamento dos nossos serviços, mais contexto sobre o problema e avisos de manutenções programadas.
https://status.nuvemshop.com.br/
Neste tutorial, te explicaremos mais sobre as diferentes seções da Página de Status e quais informações estão presentes em cada uma delas.
- Mensagem inicial sobre o status da plataforma
- Botão para receber atualizações
- Status da plataforma nos últimos 90 dias
- Métricas do sistema
- Incidentes passados
Mensagem inicial sobre o status da plataforma
Ao acessar a página, na parte superior da tela, você verá uma mensagem indicando o estados dos sistemas operacionais da plataforma.

A cor dessa mensagem varia de acordo com o status operacional da plataforma e da gravidade do erro:
- Verde: indica que não há problema e que todos os sistemas estão funcionando normalmente.
- Vermelho: indica uma falha em todos os serviços da Nuvemshop: administradores, lojas on-line, checkout das lojas e a API para parceiros e integrações.
- Laranja: indica que apenas alguns dos componentes da plataforma não estão funcionando corretamente.
- Amarelo: indica que alguns componentes funcionam, porém com instabilidades ou lentidão.
Ao detectar um problema na plataforma, nossa equipe técnica atualizará automaticamente o status da página para te dar visibilidade do problema e a primeira mensagem que você encontrará será: investigando.
À medida que avançarmos na solução do problema, atualizaremos o status desse incidente:
- Investigando: significa que percebemos um problema na plataforma e estamos investigando sua origem.
- Identificado: significa que já encontramos a fonte do erro e estamos avançando para resolvê-lo.
- Monitorando: significa que já implementamos uma solução e continuamos a monitorar a atividade da plataforma para garantir que o problema seja 100% resolvido.
- Resolvido: significa que, após a implementação da solução e o monitoramento por um tempo, verificamos que o problema foi resolvido.
Botão para receber atualizações
Na parte superior da tela, você também encontrará um botão para receber notificações sobre os status e atualizações da página. Assim, você poderá receber um e-mail ou SMS (mensagem de texto) no seu telefone celular, que o notificará quando houver um problema na plataforma e quando ele for resolvido.
Para se inscrever, basta clicar no botão e escolher como prefere ser notificado.

Status da plataforma nos últimos 90 dias
Em seguida, você encontrará informações sobre o status operacional da Nuvemshop durante os últimos noventa dias e poderá verificar os erros ou instabilidades de cada componente de forma individual.
Cada barra representa um dia e, quando você passa o mouse sobre elas, pode visualizar mais informações.

Métricas do sistema
Nesta seção, você poderá ver o tempo de resposta do checkout, ou seja, quanto tempo leva para carregar a página e concluir uma transação nas lojas. Você pode optar por visualizar o relatório por dia, semana ou mês.

Incidentes passados
É a última seção da página de status, onde você pode ver o histórico de problemas apresentados anteriormente pela plataforma e sua resolução.
