Como melhorar a velocidade de carregamento da minha loja?
Dicas para melhorar a performance de sua loja virtual Nuvemshop
Última atualização: 09/01/2021
O tempo de carregamento de sua loja é um dos fatores mais importantes para receber visitas e aumentar as conversões. Por mais que a Nuvemshop faça melhorias periódicas com o objetivo de melhorar essa questão, existem diversas ações que você pode realizar para otimizar sua loja ainda mais. 🚀
Neste tutorial, vamos compartilhar algumas ferramentas para medir a performance de sua loja e uma série de recomendações para aumentar sua velocidade de carregamento. O tutorial está dividido em 2 partes:
- Fazer um diagnóstico
- Ações para otimização
Vamos lá!
Fazer um diagnóstico
Antes de fazer as ações para otimizar o carregamento, é importante que faça um diagnóstico da performance de sua loja. O diagnostico apresentará informações objetivas sobre o problema que quer resolver, e te permitirá realizar um comparativo do tipo "antes e depois".
A seguir, compartilhamos 3 ferramentas úteis para o diagnóstico:
🌐 Test my site: a vantagem desta ferramenta é que ela simula a conexão via rede 3G, o que te dá uma ideia da experiência de usabilidade que seus clientes encontram ao acessar sua loja pelo celular.
🌐 GTmetrix: esta ferramenta apresenta informações sobre a performance de sua loja quando acessada pelo computador.
🌐 PageSpeed Insights: já esta ferramenta te oferece informações relevantes não somente sobre a velocidade geral de sua loja, mas também sobre quais imagens podem ser otimizadas.
Nossa sugestão é que faça o diagnóstico em todas as ferramentas indicadas, para que tenha um panorama global do funcionamento de sua loja e poder comparar os resultados.
Ações para otimização
Se sua loja tem uma velocidade de carregamento superior aos 6 segundos recomendados ou você quer melhorar ainda mais essa questão, temos algumas dicas de ações que você pode realizar para ter melhores resultados:
1. Comprimir as imagens mais pesadas
Quando você envia uma imagem para sua loja, a Nuvemshop a comprime automaticamente. Todavia, você pode otimizar ainda mais o tamanho de suas imagens para obter uma melhor performance. Não é necessário fazer todas essas ações, pode priorizá-las de acordo com o maior impacto para sua loja.
Por tanto, temos as seguintes recomendações:
- Medir a velocidade de sua loja usando o 🌐 Think with Google para Mobile e o 🌐GTmetrix para Desktop.
- Conferir as imagens destacadas como "otimizáveis" e comprimi-las com a ferramenta 🌐 Tiny PNG ou 🌐 Tiny JPG (a depender do formato que preferir usar);
- Enviá-las novamente para sua loja e repetir o diagnóstico.
2. Destacar menos produtos na página inicial
Apesar de ser possível destacar até 40 produtos na página inicial, nossa sugestão é que adicione até 12 produtos "especiais".
Isso é recomendável, não só para melhorar o tempo de carregamento da página inicial, que é por onde geralmente os visitantes chegam à loja, mas também para tornar o design mais agradável. Para saber como destacar os produtos, consulte o tutorial 👉 Como destacar produtos na página inicial?.
3. Reduzir a quantidade de produtos por página
Outra opção simples para melhorar o desempenho da sua loja é limitar o número de produtos por página, caso você tenha configurado mais de 12. Isso impactará positivamente no carregamento dos produtos, e você pode ver como mudar essa configuração seguindo os passos do tutorial 👉 Como mudar a quantidade de produtos exibidos nas categorias?.
4. Mantenha o número de fontes no mínimo
Quando se trata de fontes para o seu design, sugerimos usar no máximo duas. Você pode usar uma fonte para seus títulos e outra para o resto do site, por exemplo. Isso não apenas melhora o desempenho, mas também mantém a consistência no design da sua loja.
Além disso, você pode optar por uma única fonte para toda a sua loja. Lembre-se de que quanto menos fontes você usar, mais leve e rápido será. Para saber como alterar a fonte do Layout, consulte o tutorial 👉 Como trocar a fonte do meu layout?.
5. Reduzir a quantidade de códigos externos
Ter configurados diversos códigos externos pode prejudicar a velocidade de carregamento da loja. Por isso, te recomendamos que use somente os que aportam maior valor ao seu negócio, como por exemplo, os códigos de acompanhamento do Facebook e o pixel do Facebook. Saiba como configurá-los pelos tutoriais 👉 Como vincular o Google Analytics? e 👉 Como utilizar o Pixel do Facebook?.
6. Evitar redirecionamentos
Os redirecionamentos funcionam como um "espelho", o que significa que quando um usuário insere um determinado URL em um mecanismo de pesquisa, ele o leva automaticamente para outro site.
Caso você tenha um link com um redirecionamento dentro de sua loja, ou que o mesmo URL de sua loja esteja sujeito a um redirecionamento, sugerimos que corrija. O tempo que os mecanismos de pesquisa levam para redirecionar seus clientes para outro site diminui sua velocidade de carregamento. Para saber mais como funciona o redirecionamento, consulte o tutorial👉 Como fazer um Redirecionamento 301 na minha loja?.
Assim que tiver realizado algumas ou todas essas ações, te recomendamos voltar a medir a performance da loja para validar as mudanças feitas. Se o resultado for positivo, parabéns! Seus clientes vão encontrar uma melhor experiência de compra!