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Loja Nuvemshop fora do ar: como resolver?

Saiba como identificar as possíveis razões que podem deixar uma loja virtual da Nuvemshop fora do ar e como resolvê-las.

Última atualização: 05/04/2024

Pode acontecer do seu cliente não conseguir acessar sua loja online. Apesar de ser algo que normalmente pode gerar alguns problemas, é comum de acontecer.

Se estiver com dificuldades para acessar e visualizar a sua Nuvemshop com o seu domínio próprio, neste tutorial trouxemos algumas possíveis causas e suas soluções:


Status de funcionamento da plataforma

Em alguns casos, pode acontecer que nossos serviços estejam apresentando instabilidades, impactando no acesso da loja ou ao painel administrador Nuvemshop.

Acessando a 👉 Página de Status da Nuvemshop, você pode verificar o funcionamento do nosso sistema e se inscrever para receber atualizações, caso ocorra algum problema técnico com a plataforma.

Página de status da Nuvemshop, com a informação "todos os serviços operando normalmente" em destaque

Para entender mais sobre a nossa página de status, indicamos o tutorial:

📝 O que é a Página de Status da Nuvemshop?


As configurações ainda não foram propagadas

É possível que as configurações que você realizou nos apontamentos do domínio ainda não foram propagadas. Lembramos que essas modificações não são imediatas e podem demorar até 48 horas para serem registradas, dependendo do servidor "host" do seu domínio.

Recomendamos que você aguarde o tempo informado e verifique se os apontamentos do seu domínio próprio foram realizados corretamente. Para isso, pode utilizar as ferramentas 🌐 Who.is ou 🌐 DNS Watch.

Em caso de dúvidas, acessar o tutorial abaixo:

📝 Como saber se o domínio foi configurado corretamente?


Algum apontamento do domínio está incorreto

É possível que a configuração do seu domínio próprio não esteja correta, impossibilitando o acesso à sua loja. Veja as instruções para cadastrar as entradas CNAME e Tipo A no tutorial abaixo:

📝 Configurando os apontamentos DNS


O certificado SSL não está ativado

Uma vez que você configura o domínio próprio e as alterações são propagadas (podem levar até 48 horas), é necessário ativar manualmente o certificado de segurança SSL dentro do seu painel administrador Nuvemshop.

Esse certificado permitirá o acesso e a navegação em sua loja virtual, com a tranquilidade de estar em um ambiente seguro.

Delete

Success

Tenha em mente que o processo de ativação do certificado de segurança pode levar até 24 horas para que seja concluído.

Para conferir se o problema de acesso está relacionado com o SSL, acessar o tutorial abaixo:

📝 Como ativar o certificado de segurança SSL?


O registro do domínio próprio venceu

Os domínios próprios normalmente têm um registro que dura entre 6, 12 e 24 meses, a depender do servidor "host" que você contratou. Quando o domínio não é renovado, ele é automaticamente desativado pelo serviço onde você o comprou.

Recomendamos que acesse o painel do servidor (exemplo: Registro.br, Godaddy etc.) e confira se o registro está em dia.


O pagamento do plano ou tarifa por venda está vencido

Às vezes, pode acontecer da sua loja ficar fora do ar ou painel administrativo ser bloqueado após os créditos da loja acabar. Por esse motivo recomendamos verificar se o pagamento da mensalidade está em dia.

Exemplo de mensagem de loja inativa

Recomendamos acessar o tutorial abaixo para entender melhor sobre o bloqueio do painel e da loja:

📝 Por que o painel de administração da loja está bloqueado?


Existe um redirecionamento de URL incorreto

Geralmente, o erro "Esta página não está funcionando" aparece quando fazemos o redirecionamento 301 incorretamente

Caso você insira o mesmo URL, tanto no local para URL antiga e quanto para URL nova, ou você coloque um URL que não existe, você pode fazer com que tanto o seu domínio próprio, quando o domínio compartilhado da Nuvemshop não funcionem.

Exemplo de página que não está funcionando

Para corrigir, basta apagar os redirecionamentos incorretos, clicando em "Remover", e garantir que os URL inseridos existem e estão nas duas entradas diferentes. Em caso de dúvidas, seguir os passos do tutorial:

📝 Como fazer um Redirecionamento 301 na minha loja?


Existem alterações no código-fonte (FTP)

Se as configurações no seu domínio próprio foram feitas corretamente e a loja não está abrindo com endereço compartilhado da Nuvemshop "seudominio.lojavirtualnuvem.com.br", algumas alterações feitas no layout pelo código-fonte podem ter interferido negativamente no acesso à loja.

Caso alguma alteração no FTP tenha sido feita recentemente, você deve conversar com a última pessoa que o atualizou (designer, programador) para ver o que pode ter sido e voltar para a codificação anterior.

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Info

Se não tiver mais contato com a pessoa que realizou a alteração no código-fonte, você pode contatar um dos 👉 Especialistas Nuvemshop.

Após realizar as verificações e correções, se a sua loja virtual continuar fora do ar, entre em contato com a nossa equipe de atendimento clicando 💬 aqui.

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