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Como apagar os dados pessoais do meu cliente de acordo com a LGPD?

Saiba sobre a Lei Geral de Proteção de Dados ("LGPD"), o porquê e como eliminar os dados dos seus clientes se eles solicitarem

Última atualização: 21/06/2024

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Passos para eliminar os dadosFAQ

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma regulamentação brasileira sobre a forma como os dados pessoais são coletados, armazenados e compartilhados.

Info

Se você quiser saber mais sobre quais são os direitos que a LGPD prevê para os seus consumidores e como se preparar para possíveis solicitações de clientes, basta consultar o nosso tutorial 📝 Quais são os direitos que a LGPD prevê para os consumidores da minha loja? 

A seguir, você encontrará tudo sobre a eliminação dos dados pessoais do seu cliente conforme a LGPD. 

Passos para eliminar os dados

1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.

2. Seguir pelo caminho "Clientes > Lista de clientes".

3. Buscar pelo cadastro do cliente usando os filtros ou barra de pesquisa. Ao localizar, clicar sobre o nome para acessar o perfil que deseja eliminar os dados.

4. Na seção Dados do cliente, clicar em "🗑️ Eliminar dados do cliente".

❗ Nós não eliminaremos as informações na seção Anotações. Você será o responsável por revisar e ajustar as anotações manualmente se elas tiverem dados pessoais do cliente.

5. Em seguida, irá abrir um popup com algumas informações importantes sobre o prazo de eliminação dos dados. Lei com atenção, concordando, clicar em "Solicitar eliminação".

Delete

Success

Após a eliminação dos dados, não é possível recuperar, ou seja, as vendas vinculadas ao cadastrado eliminado aparecerão como anônimos.

6. Depois de fazer a solicitação, irá aparecer um aviso no perfil do cadastrado informação a data de quando será eliminado.

No exemplo abaixo, o cadastro será eliminado a partir do dia 21 de outubro de 2024.

Delete

Info

Se durante esse período o cliente desistir de eliminar os dados, é só clicar em "Cancelar eliminação" e encaminhar a solicitação pelo formulário direto para a nossa equipe responsável.

Pronto! 🙌 

A solicitação para eliminar os dados foi encaminhada para a equipe da Nuvemshop responsável e agora é só aguardar conforme os prazos. 


FAQ

Antes de eliminar os dados é importante levar algumas coisas em consideração. Listamos algumas perguntas importantes sobre o processo, basta clicar em cada uma para ver a resposta:

Por que e quando terei que eliminar dados pessoais de um cliente?

De acordo com a LGPD, o titular dos dados, ou seja, a pessoa física, tem o direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais para o estabelecimento com o controle deles.

Por isso, nós desenvolvemos a funcionalidade de Anonimização de Dados na nossa plataforma. Se algum cliente entrar em contato com a sua loja pedindo para apagar dos dados pessoais dele, você poderá solicitar a anonimização desses dados no painel de administração da sua Nuvemshop e torná-los anônimos.

Delete

Preciso solicitar a anonimização dos dados pessoais de todos os meus clientes?

Você precisa anonimizar os dados pessoais dos seus clientes, apenas quando algum cliente pedir.

Warning

Como todo processo, existem algumas exceções, para saber quando eliminar os dados pessoais de um cliente, consultar o tutorial👉  Quais são os direitos que o titular de dados possui?

Se eu anonimizar os dados do cliente, vou perder os dados da venda?

Ao anonimizar os dados do cliente, você não perderá os dados da venda, como produtos vendidos, preço, quantidade, meio de envio e meio de pagamento. Os dados em anônimo serão apenas os dados pessoais do cliente, como nome, e-mail, RG, CPF, CPNJ, endereço e IP.

O cliente e o pedido ainda aparecerão nas minhas listas?

Sim. Eliminar os dados do cliente significa apenas deixá-los em anônimo. Esse consumidor ainda aparecerá na sua lista de clientes, assim como os pedidos dele aparecerão na lista de vendas, mas com os dados pessoais em anônimo.

Após a minha solicitação na plataforma, em quantos dias a Nuvemshop vai anonimizar os dados do cliente?

  • Caso o consumidor tenha feito uma compra nos últimos 180 dias, não apagaremos os dados imediatamente. Esperaremos até 185 dias após a data da venda para apagar os dados, já que poderá haver um reembolso da sua compra.

  • Se o consumidor não tiver feito uma compra nos últimos 180 dias, esperaremos 5 dias. Colocamos esse período porque o cliente pode se arrepender e mudar de opinião.


Warning

Em qualquer um dos 2 casos, ao iniciar a solicitação de eliminação, você verá uma mensagem indicando a data em que os dados serão excluídos. Se o cliente fizer uma compra entre o período da solicitação de eliminação e a data de exclusão, a data de exclusão dos dados será atualizada para 185 dias após a data da compra.

O que acontece se o cliente tiver os dados apagados em minha loja e comprar novamente?

Se o cliente, que anteriormente pediu o anonimato de seus dados, comprar novamente na loja, um novo cliente é criado com os dados, ou seja, o novo pedido passa a ter todos os dados pessoais do cliente de novo.


Warning

A plataforma não comunicará as mudanças ao cliente. Assim, recomendamos que você entre em contato com o seu cliente para informar o status do processo de eliminação de dados.

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