Ao acessar a sua lista de vendas no painel Nuvemshop, você pode se deparar com um pedido que teve o pagamento recusado pelo intermediador (Nuvem Pago, PagBank, Mercado Pago, etc.).
Nos detalhes do pedido não aparece o motivo dessa recusa, pois é algo que fica registrado na transação realizada (fora do painel Nuvemshop), sendo necessário conferir essa informação no painel da ferramenta de pagamentos.
A seguir, te mostramos como acessar essa informação e recuperar a venda.
Nuvem Pago
Se você utiliza o Nuvem Pago e percebeu que um pedido teve seu pagamento rejeitado, será preciso entrar em contato com o nosso time de suporte para verificarmos o motivo da recusa. Para isso, basta clicar 💬 aqui e informar o número do pedido em questão.
Você também pode consultar o tutorial 👉 Os principais motivos de pagamentos rejeitados no Nuvem Pago, onde trazemos informações sobre esse assunto.
Aplicativos de pagamento
Para identificar a razão do pagamento rejeitado através dos aplicativos de pagamento (PagBank, Mercado Pago, PayPal etc.), você precisa localizar o ID da transação. Para isso, siga os passos abaixo:
1. Acessar o seu painel administrador Nuvemshop e seguir o caminho "Vendas > Lista de vendas".
2. Clicar sobre o número do pedido que está com o pagamento recusado para abrir os detalhes.
3. Logo abaixo do resumo do pedido (com os produtos, valores e valor total com frete), você verá a seção Pagamento:
4. Observe que não é possível saber por ali o motivo da recusa. Para obter mais detalhes do motivo pelo qual a venda foi recusada, você deve clicar sobre o link "identificador da transação", também conhecido como ID da transação.
5. Ao fazer isso, uma nova aba do seu navegador será aberta com o painel do intermediador de pagamentos (no exemplo acima, seria o Mercado Pago). Se pedir seus dados de login, insira-os para entrar na sua conta cadastrada.
6. Uma vez dentro do painel do meio de pagamento, você terá mais informações sobre o pagamento rejeitado.
Recuperar a venda recusada
Se o pedido teve o seu pagamento recusado, dentro dos detalhes do pedido, naa seção Página de acompanhamento, clicar em "Copiar o link" e enviar por e-mail ou WhatsApps para o cliente tentar refazer a compra, podendo escolher outra forma de pagamento.
Quando o cliente acessar o link, é só orientar, clicar em "Concluir a compra", selecionar outra forma de pagamento: PIX, Boleto ou Cartão de crédito (tentar com outro número de cartão).
Pronto! 🙌
Agora você sabe como localizar o ID da transação para identificar o motivo do pagamento rejeitado.
Depois disso, se necessário, você pode contatar o seu cliente para acertar uma nova forma de pagamento para o pedido. Se precisar de auxílio, siga os passos do tutorial 👉 Enviar WhatsApp.