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Como é o processo de vendas na Nuvemshop?

Saiba o que fazer quando uma venda é recebida em sua loja virtual, desde a confirmação do pagamento até o envio do pacote ao cliente.

Última atualização: 09/08/2022

Ao receber uma venda no seu painel administrador Nuvemshop, enviamos ao contato responsável um e-mail ou notificação push (somente pelo aplicativo Nuvemshop para celular) e os detalhes da venda podem ser visualizados em "Vendas > Lista de vendas".

Neste tutorial, mostramos o que deve ser feito ao receber um pedido, desde a verificação do pagamento até o envio dos produtos.

Confirmação do pagamento

O recebimento do valor da compra depende dos meios de pagamento habilitados em sua loja e do método escolhido pelo comprador. 

Veja como verificar o pagamento por aplicativos de pagamento (como Nuvem Pago, Mercado Pago, PagSeguro, etc.) ou pelo pagamento personalizado. 👇

Aplicativos de pagamento

Nesse caso, o valor da compra será creditado na conta do gateway que você usa. Confira os aplicativos disponíveis para instalar em sua loja, acessando 📁 Aplicativos de Pagamento.

Quando o pagamento for confirmado, o aplicativo enviará uma notificação por e-mail para você e nos detalhes do pedido terá a mensagem "Pagamento recebido".

Visualização dos detalhes do pedido, com a frase "Pagamento recebido" em destaque
Ao confirmar o pagamento, tanto no gateway de pagamento quanto no painel da sua loja, você poderá se preparar para fazer o envio.

❗ O pagamento estar confirmado não significa que o valor da compra já foi creditado na sua conta bancária. O resgate dos valores varia de intermediador para intermediador, por isso recomendamos que verifique os prazos de recebimento diretamente com o gateway utilizado.

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Pagamento personalizado

Se você configurou um meio de pagamento personalizado (como depósito ou transferência bancária/PIX), terá que combinar o procedimento com seus clientes

Após receber o pagamento da venda, será preciso acessar a página "Vendas > Lista de vendas", localizar o pedido em questão e clicar em "Marcar pagamento como recebido" na lista ou nos detalhes desse pedido.

Pedido feito com pagamento personalizado com o botão "Marcar pagamento recebido" em destaque
Antes de marcar o pagamento como recebido, recomendamos verificar a sua conta bancária para confirmar que o valor foi creditado.

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Info

Caso tenha dúvidas sobre os pagamentos, acesse a nossa FAQ: 📝 Perguntas frequentes sobre Meios de pagamento.


Envio do pedido

O envio do pedido também depende das formas de entrega que você configurou e que o cliente escolheu: aplicativos de envio (como Correios, Mandaê, Melhor Envio, etc.), entrega personalizada ou retirada no local.

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Warning

Se você não gera notas fiscais das compras da sua loja, será preciso anexar a declaração de conteúdo junto com a etiqueta de envio. Para saber como gerar o documento, veja o tutorial 👉 Como gerar a declaração de conteúdo dos pedidos?.

Aplicativos de envio

Se você utiliza uma transportadora com integração com a Nuvemshop, terá de imprimir a etiqueta correspondente e despachar os seus produtos na agência postal mais próxima. Veja as opções disponíveis para habilitar em sua loja, acessando 📁 Aplicativos de Envio.

Dependendo de cada aplicativo, você poderá imprimir a etiqueta diretamente no painel dele (com o código de barras) ou no seu painel administrador Nuvemshop (sem código de barras). No tutorial 👉 Como imprimir uma etiqueta de envio individual? mostramos como.

Após embalar o produto e anexar a etiqueta de envio, será preciso localizar o pedido em questão e clicar em "Marcar como embalado" na lista ou nos detalhes do pedido.

Pedido feito com aplicativo de envio com o botão "Marcar como embalado" em destaque
Em seguida, dependendo do aplicativo de envio, pode ser necessário clicar em "Notificar envio" para que seu cliente receba um e-mail de notificação com o código de rastreamento. Para mais informações, acesse o tutorial 👉 Quais são os e-mails enviados automaticamente para os meus clientes?.

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Entrega personalizada

Se você usar a entrega personalizada, precisará combinar o envio com o comprador e a empresa escolhida.

Dependendo do serviço que você usa (por exemplo, entrega via motoboy), o recibo de venda gerado pelo painel administrador com os dados do pedido e do envio pode ser o suficiente. Saiba mais em nosso tutorial 👉 Como gerar o recibo de um pedido?.

Após embalar o produto, será preciso localizar o pedido em questão e clicar em "Marcar como embalado" na lista ou nos detalhes do pedido.

Pedido feito com envio personalizado com o botão "Marcar como embalado" em destaque
Em seguida, você deve clicar em "Notificar envio" para que seu cliente receba um e-mail de notificação. Para mais informações, acesse o tutorial 👉 Quais são os e-mails enviados automaticamente para os meus clientes?.

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Retirada no local

Se você configurou uma opção de retirada e seu cliente a escolheu, primeiro você terá que preparar o pedido e depois clicar em "Marcar como embalado", da lista de vendas ou nos detalhes da venda.

Pedido feito com retirada no local com o botão "Marcar como embalado" em destaque
Quando o cliente retirar o produto, retorne ao painel administrador, localize o pedido e clique em "Marcar como retirado".

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Finalização do processo

Por fim, se o processo de venda foi concluído com sucesso, sugerimos clicar em "Arquivar pedido" para que a venda seja contabilizada nas suas estatísticas de vendas e para manter da ordem da sua lista de vendas.

Lista de vendas com o botão "Arquivar pedido" em destaque

Pronto! 🙌

Para saber mais informações sobre as suas vendas, como a utilização de filtros, pedidos manuais e carrinhos abandonados, acesse 📝 Guia: gerenciar as vendas da sua Nuvemshop.

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