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Por que tenho menos vendas e mais carrinhos abandonados no painel da Nuvemshop?

Entenda como os fluxos de pagamento de compra podem fazer com que apareçam menos pedidos em seu painel de vendas e mais carrinhos abandonados.

Última atualização: 16/10/2023

Recentemente, aprimoramos a forma que seus pedidos são apresentando na seção de Vendas do seu painel administrador Nuvemshop.

Agora, somente aparecerão na lista de vendas os pedidos que receberam uma intenção de pagamento na tela do intermediador de pagamento. Os demais, ficarão visíveis na tela de carrinhos abandonados.

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Essa atualização afeta somente pedidos pagos nas modalidades de checkout padrão ou lightbox.

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Warning

Para um carrinho abandonado ser gerado em seu painel administrador, o consumidor precisa passar da primeira fase do checkout, que seria a inclusão de seu e-mail e dados de comprador. Após 6 horas que a tela de pagamento foi fechada, o pedido aparecerá em "Vendas > Carrinhos abandonados".

Como é o fluxo de um pedido pago através do checkout transparente?

O fluxo dos pedidos pagos com intermediadores que usam o checkout transparente não sofreu qualquer alteração. Como a intenção de pagamento já é comprovada no ambiente da Nuvemshop, a plataforma identifica automaticamente o pedido de imediato, gerando-o na seção de vendas da loja.

Fluxograma de pagamentos por checkout transparente.


Como é o fluxo de um pedido pago através do checkout padrão ou lightbox?

Fluxo antigo

Antes de explicar as mudanças, é importante mostrar como esse processo acontecia anteriormente.

Fluxograma antigo de pagamentos por checkout padrão ou lightbox.

Nesse fluxo antigo, aconteciam dois problemas:

1. Pedidos de compradores desistentes apareciam como "aguardando o pagamento"

Quando o comprador desistia do pedido fora do nosso checkout, na tela do intermediador de pagamento onde deveria informar os dados do cartão ou gerar o boleto, o pedido permanecia ativo na loja até ser cancelado automaticamente ou manualmente pelo lojista;

2. Pedidos com o meio de pagamento errado

O comprador podia seguir até a tela do intermediador de pagamento e depois retornar ao checkout da loja para escolher outro intermediador para finalizar a compra. Como o pedido já havia sido gerado com as informações do primeiro intermediador selecionado, os dados ficavam incorretos e o pedido não era gerado.

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Fluxo novo

Agora, o novo fluxo funciona da seguinte maneira:

Fluxograma atual de pagamentos por checkout padrão ou lightbox.

Após a mudança, temos os seguintes benefícios:

Pedidos reais

O pedido só é criado quando o intermediador de pagamento notifica a plataforma de que houve uma intenção de pagamento, evitando a criação de pedidos falsos.

Oportunidades de recuperação dos pedidos para todos os intermediadores

Agora, quando o cliente desiste da compra na tela do intermediador de pagamento, é criado um carrinho abandonado. Automaticamente, a plataforma envia ao comprador um e-mail 6h após a desistência, relembrando-o sobre o pedido e com o link direto para o checkout.

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O envio automático de e-mail para carrinhos abandonados deve ser configurado em seu painel administrador. Veja o passo a passo no tutorial 👉 Como configurar e utilizar os Carrinhos Abandonados?

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Info

Consideramos intenções de pagamento a finalização da compra no ambiente do intermediador de pagamento

Por exemplo, quando o comprador informa os dados do cartão e clicar em "Pagar", isso não garante que o pagamento será efetivamente aceito, pois depende da análise antifraude do intermediador após a autorização do débito.

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