Central de Atendimento Nuvem Impulsione seu negócio Canais de Venda Facebook e Instagram Shopping Personalização e Funcionalidades

Como personalizar a loja do Facebook e Instagram Shopping?

Confira as opções disponíveis para personalizar a loja do Facebook e Instagram Shopping, para apresentar os produtos da sua Nuvemshop.

Última atualização: 12/04/2024

Após 📝 conectar o Facebook e o Instagram na sua Nuvemshop, para vender os produtos da sua loja virtual por eles também, você poderá realizar algumas configurações para personalizar a vitrine da loja nesses canais de venda.

Delete

Info

Para ver em detalhes do processo de personalização da sua loja do Facebook e Instagram, recomendamos acessar essa lição do curso criado pela Meta (administradora das redes sociais): 🌐 Personalizar sua loja.

A seguir, te mostramos como personalizar sua loja através do Meta.

Vamos começar!

Acessar a página de personalização da loja

1. Acessar o 🌐 Gerenciador de Comércio do Meta Business Suite.

2. Selecionar a conta empresarial e a loja que será personalizada.

Tela do Gerenciador de Comércio do Facebook, com a conta empresarial e a loja em destaque

3. No centro da tela, a loja será aberta na Visão geral, onde você deve clicar no botão "Personalizar loja".

Tela "Visão geral" da loja, com o botão "Personalizar loja" em destaque

4. Você verá uma janela com as informações do configurador de loja. Caso queira, poderá assistir os tutoriais da Meta com os detalhes dos elementos para personalizar. Para continuar sem assistir aos tutoriais, basta clicar em "Começar".

Delete

Info

A qualquer momento você consegue acessar os tutoriais da Meta, clicando no botão Botão para acessar os tutoriais e perguntas frequentes da Meta no rodapé da página.

A seguir, veja as modificações que poderá fazer em cada uma das abas dessa seção: Layout e Configurações.

Delete

Warning

No lado direito da tela, você terá a visualização prévia das edições que realizar na loja, sendo possível alternar as versões do Facebook e do Instagram, bem como escolher os modos escuro e claro da página.

Opções de visualização da prévia, com o botão para alterar a plataforma e o tema da página em destaque


Aba "Layout"

Na aba Layout, você poderá modificar o design e a apresentação da página de início da sua loja do Facebook e Instagram. 

Abas da janela de personalização da loja, com a opção "Layout" em destaque

Essas são opções de personalização disponíveis:

Otimizar o layout

Com essa opção ativada, o layout da sua loja é alterado de forma automática, seguindo o comportamento e interesse de cada pessoa que acessa a página, aumentando a probabilidade de compra.

Ao desativar, você conseguirá alterar manualmente os elementos da página e todas as pessoas visualizarão o mesmo layout.Opção "Otimizar layout", com o botão ativado em destaque

Delete

Adicionar novo

Ao clicar no botão "+ Adicionar novo", você consegue incluir mais de um produto ou coleção para serem apresentados na página inicial da sua loja no Facebook e Instagram.

Menu lateral do editor da loja, com o botão "+ Adicionar novo" em destaque

Delete

Carrossel 

Com o carrossel, você pode mostrar mais de uma coleção em sequência. As fotos, GIFs ou vídeos são exibidos ao rolar a tela para a esquerda ou direita.

Delete

Produto em destaque (dinâmico)

Nessa opção, você pode escolher por selecionar produtos manualmente ou de forma dinâmica (personalizado para cada cliente) para serem destacados na página inicial da loja.

Seleção manual

Ao selecionar os produtos do catálogo manualmente, eles serão exibidos da mesma forma para todas as pessoas que acessarem a sua loja.

Você pode escolher destacar coleções ou um produto específico. Veja um GIF de exemplo:

GIF de exemplo para selecionar um produto específico para destacar na loja
Dentre as opções de configuração, você poderá alterar o produto de destaque, carregar uma imagem de capa e definir o texto e a descrição do anúncio do item destacado.

Delete

Warning

A foto de capa deve ser no formato JPG ou PNG, e o tamanho mínimo é de 600 por 600 px.

Delete

Seleção dinâmica

Na opção de seleção dinâmica, o produto será apresentado de forma personalizada ao público, segundo os interesses de cada pessoa que acessar a sua loja.

Não é possível alterar o produto, a imagem, o título e a descrição do anúncio.

Delete
Delete

Coleções de produtos

As coleções são conjuntos de produtos que facilitam a navegação na sua loja. Você poderá criar e destacar uma ou várias coleções.

Saiba como criar coleções acessando o nosso tutorial 👉 Como criar coleções na loja do Facebook e Instagram?

Delete

Cor do botão de elementos destacados

Ao clicar no botão "Ver produto" ou "Ver coleção", você conseguirá alterar a cor desse elemento, que por padrão é apresentado na cor branca. 

Para acessar o editor de cores, basta clicar no botão (do produto ou da coleção) e, do lado esquerdo, rolar a página até encontrar o campo "Button color".

Campo para alterar a cor do botão do elemento em destaqueVeja um exemplo em GIF abaixo:

GIF de exemplo para alterar a cor do botão do elemento por uma opção pré-determinada

Delete

Success

Ao alterar a cor do elemento, todos os botões de produtos ou coleções da sua loja do Facebook e Instagram terão a mesma cor. Não é possível eleger uma cor para cada botão da página.


Se a cor que você deseja usar não estiver disponível entre as opções pré-definidas, é possível selecionar uma cor personalizada no quadro de cores ou inserir o código hexadecimal dela. Veja o exemplo:

GIF de exemplo para alterar a cor do botão do elemento por uma opção personalizada


Delete

Info

Temos um tutorial com tabelas de cores com seus nomes e códigos hexadecimais para usar na sua loja: 📝 Quais cores posso usar no Layout e nas variações de produtos?

Delete

Sugestões para você

Nessa opção, o Facebook fará uma sugestão de coleções com base nos insights exclusivos da loja, que estão ligados com o interesse do público-alvo.

Delete

Mais desta loja

Nessa seção, os clientes conseguirão visualizar todos os produtos que não aparecem nos destaques ou coleções da página inicial da sua loja.

Para saber como configurar o inventário de produtos, acessar a etapa 👉 Aba "Configurações" deste tutorial.

Delete
Delete

Info

Se o botão "Publicar atualizações" não estiver habilitado, será preciso aguardar a liberação do recurso de vendas, que depende exclusivamente do Facebook e Instagram.


Aba "Configurações"

Nessa aba, você poderá alterar visibilidade da loja e dos produtos do catálogo.

Abas da janela de personalização da loja, com a opção "Configurações" em destaque

Essas são opções de personalização disponíveis:

Visibilidade

Nessa opção, é possível ocultar ou deixar visíveis as lojas do Facebook e do Instagram de forma rápida.

Opção para editar a visibilidade da loja do Facebook

Delete

Warning

Para conseguir alterar a visibilidade das lojas, é preciso que a sua conta comercial esteja aprovada. Esse processo depende exclusivamente do Facebook e do Instagram.

Delete

Inventário

Caso tenha algum produto que você não deseja mostrar nas lojas do Facebook e Instagram, poderá ocultá-lo nessa seção. Existem duas opções: 

  • Padrão, para mostrar todos os produtos do seu catálogo de forma automática;
  • Avançado, para mostrar somente os produtos destacados na página inicial, incluídos em coleções, marcados em publicações ou adicionados manualmente.

Opções de edição do inventário da loja do Facebook

Se necessário, você também pode ocultar produtos de forma individual, clicando no ícone de olho  ao lado de cada um deles.

Seção para editar a visualização dos produtos do inventário, com os ícones para ocultar em destaque

Delete
Delete

Info

Para informações adicionais sobre as lojas do Facebook e Instagram Shopping, consultar a página 🌐 Sobre as Lojas.

O artigo ajudou você?