Central de Atendimento Nuvem Impulsione seu negócio Canais de Venda Google Shopping

Como configurar meus produtos para os Canais de Venda?

Confira as informações que precisa incluir no cadastro dos seus produtos para enviar o catálogo no Facebook Shop, Instagram e Google Shopping.

Última atualização: 01/07/2022

Para que os produtos sejam aprovados e carregados no Instagram Shopping e você possa fazer as marcações, habilitando a sacolinha de compra, é necessário que eles estejam corretamente configurados antes de enviar o catálogo.

Como o Instagram Shopping é uma plataforma administrada pelo Facebook, o envio e a sincronização do catálogo serão feitos dentro do 🌐 Gerenciador de Negócios do Facebook.

Delete

Success

Verifique se o plano de assinatura escolhido oferece o recurso de integrar a loja virtual com os canais de venda. Para conferir, acesse a nossa página 👉 Planos e Preços.

Antes de configurar os campos dos produtos

Saiba como cadastrar o título e a descrição das mercadorias.

Clique para ver as informações

Uma das regras para que os produtos sejam aceitos para serem publicados nos canais de venda é: seus nomes e descrições não podem estar em caixa alta (letras maiúsculas), como nesse exemplo:

Exemplo de como não preencher o título e a descrição dos produtosCaso tenha algum produto cadastrado nessa formatação de texto, é muito provável que ele seja recusado pelo Facebook.

Para que o Gerenciador de Negócios valide o produto, é preciso garantir que os nomes e descrições estejam no padrão "primeira letra maiúscula, demais letras minúsculas", como no exemplo abaixo:

Exemplo de como preencher o título e a descrição dos produtos

Delete

Delete

Warning

Para prosseguir com os passos abaixo, abra o seguinte tutorial em uma nova aba do navegador 📝 Como cadastrar um produto? (Avançado)

Informações obrigatórias nos produtos

Para que o Facebook possa validar as informações dos seus produtos e aprová-los para serem publicados, é fundamental o preenchimento de alguns campos, como SKU, Sexo, faixa etária, Marca e categoria Google (taxonomia).

SKU

Campo para incluir o SKU no formulário de cadastro do produto
O SKU é um código único e individual por produto e serve para identificar seus produtos internamente. Ele também auxilia na organização de estoque e gestão financeira, já que o acompanhamento de entradas e saídas dos produtos torna-se mais eficiente.


Através do SKU, você consegue localizar os itens por suas características, como tamanho, peso, cor, modelo, fabricante/marca, etc.

Delete

Info

Você pode criar códigos alfanuméricos para cadastrar como SKU dos seus produtos. 

Delete

Faixa etária e Sexo

Campos para selecionar a faixa etária e o sexo no formulário de cadastro do produto
Para a Nuvemshop, essas informações são irrelevantes e não são dados que interferem no dia-a-dia da sua loja. Porém, são requisitos obrigatórios para os canais de venda (Facebook Shop, Instagram e Google Shopping). As opções que você pode escolher são:

Faixa etária

  • 0 a 3 meses
  • 3 a 12 meses
  • 1 a 5 anos
  • 5 a 13 anos
  • Adulto

Sexo

  • Feminino
  • Masculino
  • Unissex
Delete

Marca

Campo para incluir a marca no formulário de cadastro do produto
Preencha com a marca do seu produto ou com o nome da sua loja, se os produtos forem de fabricação própria ou não tiverem uma marca especificada.

Siga os passos abaixo para localizar e preencher o campo:

1. Acessar o painel administrador da sua Nuvemshop.

2. Seguir pelo caminho  "Produtos" > "Lista de produtos".

3. Acessar o produto que deseja configurar.

4. Localizar a seção Opções avançadas > Mais Opções e clicar no botão "Editar opções".

Seção 'Opções avançadas' do formulário de cadastro do produto, com a opção "Editar opções" em destaque
5. Feito isso clique no botão "Pronto!".
Salvar as informações clicando no botão "Pronto", que está destacado

Delete

Informações opcionais nos produtos

Por ser um campo adicional e opcional, não precisa ser preenchido, como o Código de barras. Porém, reforçamos que é uma informação que pode te auxiliar com o gerenciamento de seu estoque.

Código de barras (GTIN, EAN, ISBN, etc.)

Campo para incluir o código de barras no formulário de cadastro do produto
Como esse campo não é obrigatório, se o produto não possui um código de barras, recomendamos que não preencha nada.


Agora, se o produto possui um código de barras, para uma melhor performance nas publicações dos seus anúncios, indicamos que inclua essa informação.

Delete

Success

Caso queira criar código de barras para os seus produtos, você pode seguir o tutorial 👉 Como gerar código de barras para os produtos?

Delete


Para finalizar, clique em "Salvar Alterações". Repita esse passo em todos os produtos em sua loja.

Concluir as alterações realizadas nos produtos, clicando no botão destacado "Salvar alterações"

Delete

Info

Se você possui uma grande quantidade de produtos para cadastrar/atualizar, utilize a nossa planilha de carga em massa. Para saber como, consulte o tutorial 👉 Como cadastrar produtos de forma massiva?.


Pronto! 🙌

As informações obrigatórias e/ou opcionais foram incluídas nos seus produtos.

Delete

Warning

Depois de salvar as alterações, é necessário aguardar até o próximo dia para que as novas informações sejam absorvidas pelo feed do Gerenciador de Negócios. Então, programe-se para configurar os produtos em um dia e fazer as configurações no Gerenciador de Negócios em outro dia.

O artigo ajudou você?