Table of Contents
Cartão de crédito vinculado em outro cadastroPagamento recusadoPerfil suspenso no Mercado PagoO pagamento da assinatura na Nuvemshop via cartão de crédito é processado pelo Mercado Pago. Apesar ser totalmente seguro e eficaz, pode acontecer que o pagamento seja recusado por diversos motivos.
❗ Por uma questão de confidencialidade de seus dados, quando ocorre a recusa, o Mercado Pago não informa a causa com total clareza, apenas que não deu certo, como mostramos na imagem abaixo.
Clique em cada botão abaixo para visualizar os detalhes:
Recusado pelo Mercado Pago
Pode acontecer do pagamento do plano ser recusado pelo próprio Mercado Pago. Isso normalmente ocorre na validação dos dados, onde o Mercado Pago identifica alguma inconsistência nas informações fornecidas.
Veja algumas ações que podem fazer o Mercado Pago recusar o pagamento e como evitá-las:
Várias tentativas seguidas de pagamento
O sistema antifraude do Mercado Pago por ser muito sensível, pode suspeitar que seja uma fraude, automaticamente recusando e bloqueando o uso do cartão no sistema deles temporariamente.
Para esse cenário, caso o pagamento seja recusado, recomendamos aguardar algumas horas para tentar efetuar o pagamento do plano novamente.
Pendência cadastral no Mercado Pago
O Mercado Pago é um sistema de pagamento que sempre válida os dados dos seus clientes, por esse motivo é importante verificar se o seu cadastro está correto no sistema deles.
Para revisar o cadastro, acesse sua conta do Mercado Pago. Caso não consiga, entrar em contato com o Suporte do Mercado Pago clicando 👉 aqui.
❗ Se você ainda não possui uma conta no Mercado Pago, recomendamos que crie uma, pois isso ajuda na etapa de validação dos dados.
Cartão de crédito vinculado em outro cadastro
O cartão de crédito utilizado para pagar ou renovar o plano não pode ser compartilhado, ou seja, o mesmo cartão cadastrado para pagamento não pode ser usado em outra loja virtual Nuvemshop.
Isso acontece, pois, ao criar uma loja na Nuvemshop e realizar o pagamento com um cartão de crédito, é criado um perfil dessa loja no Mercado Pago.
Quando uma segunda loja diferente é atrelada ao mesmo cartão, a análise antifraude deles entende ser um comportamento suspeito e não autoriza o pagamento.
Perfil suspenso no Mercado Pago
Se o seu cadastro do Mercado Pago estiver suspenso, recomendamos que entre em contato com eles para entender o que aconteceu e como reverter a situação.
Acesse o 🌐 link e siga os passos para validar os dados. Caso não consiga, entrar em contato com o 💬 Suporte do Mercado Pago.
Se a sua loja estiver bloqueada e você não consegue efetuar o pagamento do plano pelo cartão de crédito, recomendamos que para esse momento opte pagar através da carteira Mercado Pago usando sua conta ou de convidado. Para saber mais, consultar o tutorial 👉 Como pagar a assinatura da loja com MercadoPago?.