Após configurar a loja e vincular o catálogo de produtos no Facebook e Instagram, você poderá criar e destacar coleções que ajudam seus clientes a localizar com mais facilidade os itens dentro da loja.

O que são coleções?

O Facebook possui uma ferramenta chamada "Facebook shops" com a qual você pode configurar sua própria loja para Instagram e Facebook, proporcionando uma melhor experiência de compra para seus clientes e trazer mais tráfego para sua loja Nuvemshop.

Uma parte da ferramenta "Facebook shops" é justamente a possibilidade de organizar os seus produtos, para que os usuários que visitam o seu perfil possam saber o preço e outras especificações, para que seja possível iniciar uma compra a partir desse canal de venda.

Por outro lado, você também poderá criar coleções ou categorias de itens, organizando a sua loja do Facebook e Instagram. Essas coleções ajudam os visitantes do seu perfil a navegar com mais facilidade pelo catálogo de produtos e permitem que você personalize sua loja com imagens de capa e cores mais alinhadas com sua marca.

Cada coleção permitirá inserir:

  • Um nome;
  • Uma descrição;
  • Uma capa;
  • Entre 6 e 30 produtos.

Como criar uma coleção?

Abaixo explicamos o passo a passo para aproveitar essa nova funcionalidade:

Criar coleção

1. Acesse o Gerenciador de Negócios, na opção Gerenciador de Comércio, selecione a sua conta que deseja trabalhar.

2. Na seção Visão geral, selecione a opção "Criar uma coleção".

3. Clique no botão azul "Criar coleção".

4. Na próxima etapa, você deverá definir o nome, a descrição e adicionar uma foto de capa para sua coleção. Assim que todas essas informações forem preenchidas, clique em "Avançar".

📌Observação: a foto da capa deve ter um tamanho mínimo de 800 x 600 pixels (o tamanho sugerido pelo Facebook é 1.080 x 810 pixels). No caso de carregar uma imagem com tamanho menor, aparecerá uma mensagem erro, impedindo de avançar até carregar uma foto com o tamanho correto.

5. Em seguida, você poderá selecionar os produtos de seu catálogo que farão parte da coleção.

📌Observação: para criar a coleção é necessário incluir no mínimo 6 itens. Se você selecionar um valor inferior, não será possível avançar para a próxima etapa.

7. Na última etapa, verifique se todas as informações inseridas estão corretas e, por fim, pressione o botão "Confirmar".

8. Assim que a coleção for confirmada, ela estará em estado de "rascunho" (ou seja, ainda não foi publicada no Facebook ou Instagram). A próxima etapa é adicionar a coleção à loja para que possa ser publicada. Para isso, clique em Ir para o Configurador de loja.

Personalizando a loja e publicando a coleção

1. Na próxima tela, irá aparecer uma janela de boas-vindas, clique em "Começar" para fechar.

Dentro do Configurador de Loja, você verá são duas seções: Design e Estilo, a partir das quais poderá editar e finalizar a configuração da coleção criada.

👉 Layout

Nesta seção, você será capaz de:

  • Destacar uma coleção - para ser exibido no topo da loja.

Nesta opção, você poderá escolher entre as coleções que criou, quais ficarão em destaque. Na visualização à direita você poderá visualizar a mudança na loja (do Facebook e / ou Instagram).

  • Organize as coleções em uma seqüência - Com esta opção, você poderá escolher uma ou mais coleções para adicioná-las abaixo do estoque da loja, formando uma sequência.

👉 Estilo

Nesta opção, você será capaz de:

  • Editar - o texto e botões das coleções.
  • Altere a cor do botão de compras - para refletir a cor da sua marca.

2. Todas as alterações feitas serão salvas automaticamente.

E o design permanecerá no formato de rascunho.

Basta clicar em Editar novamente e e depois em Publicar atualizações

🌟 Importante: Se o botão Publicar atualizações estiver congelado, é necessário aguardar aprovação da sua conta de comércio.

💡 Dica: se precisar de mais informações sobre a funcionalidade das coleções e / ou lojas do Facebook, sugerimos que consulte o 🌎 Serviço de Ajuda do Facebook.

Encontrou sua resposta?