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Problemas frequentes ao ativar o Facebook ou Instagram Shopping

Confira alguns dos problemas frequentes ao ativar o Facebook ou Instagram Shopping e obtenha orientações de como solucioná-los.

Última atualização: 30/06/2022

Neste tutorial, te contamos quais são alguns dos problemas frequentes ao conectar e ativar o Facebook e Instagram Shopping e damos orientações de como solucioná-los.

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Caso esteja com dificuldades em relação ao catálogo de produtos, como o carregamento de itens e atualização de preço, estoque, entre outros, acesse 📝 Erros frequentes do catálogo de produtos do Facebook e Instagram Shopping

Clique nos botões para acessar os detalhes de cada erro e suas soluções. 👇


Tela em Branco

Visualização do link de redirecionamento para a conexão da conta do Facebook
Esse erro acontece ao selecionar a Página (fanpage) do Facebook, durante o processo de integração da Nuvemshop com o canal de venda.

Visualização da tela de conexão da conta do Facebook

Neste caso, sugerimos que você recomece os passos de integração com o canal de venda através de uma janela anônima do seu navegador.

Acessar uma nova janela anônima do navegador, com o menu em destaque

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Sua página (fanpage) não está vinculada à sua conta comercial

Ao acessar as Configurações do Negócio no seu Gerenciador, na aba Páginas você deve visualizar o ícone de sua página do Facebook.

Se o campo estiver diferente da imagem abaixo, sem nenhuma opção à mostra, quer dizer que a página não está vinculada à sua conta comercial.

Painel de configurações do negócio, com as opções "Contas" e "Páginas" em destaque

Para resolver, faça o seguinte:

1. No painel de 🌐 Configurações do negócio, seguir pelo caminho "Contas > Páginas".

2. Clicar em "Adicionar" e selecionar uma das opções: Adicionar uma página ou Criar uma nova Página, caso ainda não tenha a sua.

Botão para adicionar uma Página à conta comercial, com as opções em destaque
3. Seguir as instruções que aparecerão na janela pop-up.

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Sua conta do Instagram não está vinculada no Gerenciador de Negócios do Facebook

Para conseguir divulgar os seus produtos cadastrados na Nuvemshop no Instagram Shopping, é preciso que o perfil comercial do Instagram esteja vinculado no Gerenciador de Negócios do Facebook

Também nas Configurações do Negócio, na aba Contas do Instagram você deve visualizar o ícone de sua conta do Instagram. Se o campo estiver vazio, quer dizer que a sua conta do Instagram não está vinculada à sua conta comercial do Facebook.

Painel de configurações do negócio, com as opções "Contas" e "Contas do Instagram" em destaquePara resolver, faça o seguinte:

1. No painel de 🌐 Configurações do negócio, seguir pelo caminho "Contas > Contas do Instagram".

2. Clicar em "Adicionar" e selecionar uma das opções: Adicionar uma página ou Criar uma nova Página, caso ainda não tenha a sua.

Botão para adicionar uma Página à conta comercial, com as opções em destaque
3. Seguir as instruções que aparecerão na janela pop-up.

Em caso de dúvidas, siga os passos do tutorial abaixo para realizar o procedimento:

📝 Como vincular a conta do Instagram com o Gerenciador de Negócios do Facebook?

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Botão "Enviar mensagem" na Loja do Facebook

Se nos produtos de sua Loja do Facebook aparece o botão "Enviar mensagem" no lugar do botão "Comprar agora", a funcionalidade de compras pode não ser ativada em ambas as redes sociais. O correto é aparecer como na imagem abaixo:

Visualização do cabeçalho da página, com o botão "Comprar agora" em destaque
Para resolver esta questão, será necessário excluir sua loja do Facebook e criá-la novamente.

1. Acessar 🌐 Facebook Páginas e clicar na sua Página (fanpage) para abrir seus detalhes.


2. Em seguida, no menu lateral esquerdo, rolar a tela para baixo e clicar em "Configurações".

Menu de gerenciamento da página, com a opção "Configurações" em destaque


3. No lado direito, rolar a tela para baixo para localizar a opção "Remover página". Em seguida, clicar em "Editar".

Menu de opções das informações da página, com destaque para "Remover Página"


4. Clicar em "Excluir [nome da sua página]" e depois em "Salvar alterações".

Janela de confirmação de exclusão da página, com os botões em destaque
5. Para criar uma nova página, siga os passos do tutorial 👉 Como criar uma Página no Facebook?

6. Depois, para inserir o botão "Comprar agora", siga este outro tutorial 👉 Como adicionar o botão "Comprar agora" na página da loja no Facebook?

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Mensagem "Os microdados deste Pixel não estão completos”

Na Nuvemshop, utilizamos o arquivo XML como fonte de dados para o catálogo, por isso você não conseguirá subir o catálogo pelo Pixel e ele sempre vai apontar alguns erros relacionados ao microdados.

Isso acontece porque o Pixel exige algumas configurações diretas no código do seu site, que é um procedimento mais trabalhoso e pode não funcionar corretamente. Para configurar o Pixel, siga o tutorial abaixo:

📝 Como conectar o Facebook e Instagram Shopping?

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O catálogo não aparece para etiquetar os produtos no Instagram

Quando você estiver criando uma publicação no Instagram para divultar os seus produtos e não aparece nenhum item na lista, é preciso investigar o porquê disso acontecer.

  • Verificar se a conta foi aprovada para usar a função "Compras" no Instagram.

Para isso, acesse 📝 Como verificar se o Instagram Shopping aprovou o recurso de compras?

  • Verificar se a conta comercial do Facebook está conectada ao catálogo de produtos.

Para isso, acesse o seu painel 🌐 Meta Business Suite do Facebook e siga pelo caminho "Configurações > Ativos de negócios > Mais > Catálogos".

Menu principal do Meta Business Suite, com as opções "Ativos de negócios", "Mais" e "Catálogos" em destaque

O catálogo deverá aparecer na lista logo abaixo. Caso não o localize, clique no botão "Adicionar ativos" e siga as instruções do Facebook.

  • Verificar se a Página (fanpage) está associada à conta do Instagram

Para isso, acesse 🌐 Facebook Páginas, clique para abrir a página correta e abra as Configurações no menu lateral.

Ao carregar a página, você verá um novo menu lateral, onde deverá clicar em "Instagram". Caso apareça como no exemplo abaixo, basta clicar em "Conectar conta" e seguir as instruções do Facebook.

Menu de configurações da página, com a opção "Instagram" e o botão "Conectar conta" em destaque

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Mensagem "Este produto não usa o domínio que você selecionou para a função Compras no Instagram"

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Normalmente, esse erro acontece em lojas que possuem domínios próprios.

A mensagem de que o domínio não corresponde aos produtos, ou à loja, pode aparecer em 2 cenários:

O domínio da loja foi alterado no painel Nuvemshop

Quando o domínio da loja é alterado, seja de um compartilhado para um próprio, ou de um próprio para um novo, ou até mesmo houve uma troca de "domínio principal", é preciso atualizar nos canais de venda para que não tenha problemas na divulgação dos produtos.

Veja como resolver:

1. No seu 🌐 Gerenciador de Comércio, com a conta comercial e a página selecionadas, seguir pelo caminho "Catálogo > Fontes de dados".

2. Em seguida, clicar em "Configurações", no topo da página.

Menu de configuração da Fonte de Dados, com a opção "Configurações" em destaque
3. Rolar a página para baixo até localizar a seção "Excluir feed de dados", clicando no botão "Excluir" em seguida.

Tela de exclusão do catálogo carregado no Gerenciador de Comércio, com o botão "Excluir" em destaque
4. Agora abra o seu Perfil do Instagram e acesse as configurações. Dentro de "Configurações > Conta", mude a conta para perfil pessoal. Aguarde 5 minutos e clique para mudar para conta comercial novamente.

5. Você irá carregar o catálogo de produtos novamente para o Facebook. Siga os passos desse tutorial 👉 Como criar e enviar o catálogo de produtos para o Facebook?

6. Retorne ao seu Instagram e siga o caminho "Configurações > Empresa > Compras > Site"

Nessa tela, você verá o domínio que está configurado atualmente e, logo abaixo, verá o novo domínio (adicionado a partir do envio do catálogo no passo 5) e um botão para selecioná-lo. Basta clicar no botão "Selecionar" e, para finalizar, clicar em "Enviar a revisão".

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Conta comercial aprovada, mas não é possível marcar os produtos no Instagram

Visualização do aviso "Esse produto não usa o domínio que você selecionou para Compras no Instagram"

Nesse caso, você pode aplicar uma regra na fonte de dados do seu catálogo. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Acessar o 🌐 Gerenciador de Comércio do Facebook e selecionar a conta comercial e a página correspondentes.

Menu lateral do Gerenciador de Comércio, com a conta comercial e a página selecionadas em destaque
2. No menu lateral, seguir pelo caminho "Catálogo > Fonte de dados". Em seguida, clique sobre o catálogo para abrir seus detalhes.

Painel do Gerenciador de Comércio, com as opções "Catálogo", "Fontes de dados" e o catálogo carregado em destaque
3. Na parte superior da tela, clicar em "Configurações" e depois em "+ Adicionar regra".

Menu de configuração da Fonte de Dados, com as opções "Configurações" e "+ Adicionar regra" em destaque
4. Dentre as opções, você deve selecionar a "Usar substituição".

Opções de configuração da regra, com a "Usar substituição" em destaque
5. Na janela pop-up, em "Coluna", selecionar a opção "link".

Janela de opções, com a opção "Link" em destaque
6. Em "Valor existente", você irá inserir o domínio principal da sua loja. Para saber qual é, acesse o seu painel Nuvemshop > Configurações > Domínios e copie aquele que está como "domínio principal".

Visualização da tela de domínios configurados na Nuvemshop, com o domínio principal em destaque
7. Em "Novo valor", inserir o domínio compartilhado Nuvemshop, que possui ".lojavirtualnuvem.com.br". Ele pode ser encontrado na mesma página do passo acima.

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Não deve ser colocado 'www' ou 'https://' nessa parte. O domínio compartilhado sempre começará com o nome cadastrado da sua loja, por exemplo MINHALOJA.lojavirtualnuvem.com.br.


8. Você terá a pré-visualização da regra que está configurando. Se estiver tudo certo e os domínios inseridos corretamente, clique em "Criar".

9. Quando a janela pop-up se fechar, clicar em "Aplicar regras" para as configurações serem salvas.

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Aguarde algumas horas para tentar marcar os produtos no Instagram novamente. Se mesmo assim não conseguir, entre em 🌐 contato com a equipe do Facebook para eles analisarem o caso e orientarem de melhor forma.

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O link está redirecionando os clientes para um site não seguro

Visualização do erro ao tentar abrir um link pelo Instagram

Ao tocar na etiqueta de um produto, o navegador do celular redireciona o cliente para um site não seguro. Veja como resolver:

  • Verificar se os certificados SSL estão ativos no painel Nuvemshop

Pode ser que o domínio da sua loja não esteja com o certificado de segurança (SSL) ativado, que pode causar esse erro de site não seguro. Siga pelo caminho "Configurações > Domínios" e verifique se aparece como no exemplo abaixo:

Visualização da tela de domínios configurados na Nuvemshop, com o certificado de segurança (SSL) ativado em destaque

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Caso esteja diferente, com a mensagem "Ativar um certificado", clique nesse botão e aguarde o prazo de 24horas para a ativação ser concluída.

  • Verificar se a URL (link) do site está correta

Caso esteja abrindo um link compartilhado, ou subdomínio, da Nuvemshop (lojavirtualnuvem.com.br) e ele apresenta www no início, este é o problema. Isso acontece porque os domínios compartilhados da Nuvemshop não são acessados com www no começo.

  • Conferir se o domínio está verificado no Instagram (metatag)

Acessando as 🌐 Configurações do negócio, seguir pelo caminho "Segurança da marca > Domínios". Caso esteja como a imagem abaixo, significa que não é um problema de verificação.

Visualização de domínio verificado no painel de Configurações do negócio, com a palavra "Verificado" em destaque

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Se aparecer como "Não verificado", siga os passos do tutorial 👉 Como verificar o domínio para o Instagram Shopping? para realizar o procedimento.

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Não consigo realizar a verificação de domínio do Instagram

Para verificar o domínio da sua loja para o Instagram Shopping, é preciso obter a metatag e inserí-la no seu painel Nuvemshop. Veja os possíveis problemas relacionados a isso e como resolver:

1. Verificar se a loja está com o modo "Página em construção" ativado

É possível que esse recurso esteja ativado, principalmente se você estava realizando configurações na sua Nuvemshop. Porém, para que o Google e os canais de venda consigam ler os dados da sua loja, como o catálogo XML, é preciso que ela esteja visível para o público.

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Info

No tutorial 👉 Como deixar minha loja no modo Página em Construção? mostramos como ativar ou desativar o modo "Página em construção".



2. Verificar se o domínio inserido no Gerenciador de Negócios do Facebook está correto

Caso você tenha configurado primeiro usando o domínio compartilhado Nuvemshop (lojavirtualnuvem.com.br) e registrou um domínio próprio para a sua marca, é preciso alterar o endereço para o que está marcado como "domínio principal" no seu painel Nuvemshop.

Visualização da tela de domínios configurados na Nuvemshop, com o domínio principal em destaque
Se estiver diferente, será preciso refazer a verificação. Para isso, acesse as 🌐 Configurações do negócio e siga pelo caminho "Segurança da marca > Domínios".

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Warning

Nessa tela, você deve primeiro clicar em "Remover" para apagar o domínio adicionado anteriormente. Em seguida, siga os passos do tutorial 👉 Como verificar o domínio para o Instagram Shopping?



3. A metatag aparece como inválida no painel Nuvemshop

Pode ser que a metatag de verificação do domínio tenha sido copiada com algum erro, fazendo com que o painel administrador não reconheça a informação.

Para copiá-la corretamente no Gerenciador de Negócios, basta clicar na metatag que está em negrito.


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Info

Se não aparece o botão para verificar o domínio, provavelmente é um por uma questão de zoom na tela. Para resolver, diminua o zoom pelas configurações do seu navegador.


❗ Existem outros motivos que podem dificultar a verificação do domínio, como lojas que possuem domínios com acentuação (exemplo: www.torconstruções.com.br) ou que possuam mais de um domínio próprio configurado no painel Nuvemshop. Para esses casos, entre em contato com a nossa equipe de suporte 💬 clicando aqui.

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O meu domínio aparece verificado para outro negócio

Pode acontecer de você tentar verificar o seu domínio, mas receber a informação de que ele está em uso em outro negócio

Nesses casos, a solução inicial é identificar em qual Gerenciador de Negócios ele está verificado, que pode ser um que você tenha acesso (como outra conta, perfil de teste, etc.) ou de terceiros.

Se for uma conta que você possua acesso, basta realizar o login e desvincular o domínio verificado para conseguir usar na nova conta comercial. Mas, caso não tenha acesso, clique 🌐 aqui e siga as instruções.

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A conta de comércio do Facebook foi recusada. O que fazer?

A conta comercial te permite administrar suas lojas através de diferentes canais de venda, como o Facebook e Instagram. Quando sua conta de comércio é recusada, você pode revisar se todas as configurações necessárias foram feitas, já que não terá acesso ao motivo da negativa. Confira o checklist abaixo.

Para isso, acesse o painel de 🌐 Configurações do Negócio e siga pelo caminho "Segurança da marca > Domínios".

  • Se a Página (fanpage) da loja está dentro da categoria compras.

Para isso, acesse a 🌐 Página do Facebook, selecione a página correspondente e, no menu lateral, clique em "Configurações".

Menu de gerenciamento da página, com a opção "Configurações" em destaque
Em seguida, no novo menu lateral, clique em "Informações da página" e confira o campo "Categorias". Caso não esteja informado "Serviço de compras", digite esse termo no campo e selecione a opção para agregar à página.

Menu de configurações da página, com a opção "Informações da página" e a categoria "Serviço de compras" em destaque

  • Se a Página (fanpagepossui a opção de Compras ativada.

Para isso, dentro do painel de Configurações da sua Página, no menu lateral, clique em "Modelos e Abas". Em seguida, confira se na seção "Modelos" está configurado para "Compras".

Caso esteja diferente, clique no botão "Editar" e selecione a opção correta.

Menu de configurações da página, com a opção "Modelos e abas" e o modelo atual em destaque

  • Se o perfil pessoal utilizado para criar a Página e/ou o Business Manager associado à Página é um perfil que representa uma pessoa real, ou seja, tem nome e sobrenome reais (e não um nome de empresa ou ficticio).

O Facebook requer que sejam perfis pessoais, já que as empresas não permitem a confirmação da identidade e pode ser considerada um perfil falso.

  • Se o catálogo de produtos foi carregado corretamente no Gerenciador de Comércio, possui mais de 13 produtos e não tem nenhum aviso de erro identificado pelo Facebook.

Para isso, confira o tutorial 👉 Como criar e enviar o catálogo de produtos para o Facebook?

  • Se a loja não está vendendo um serviço, como consultas médicas, assistência técnica e outros.

Essa verificação deve ser feita no seu painel administrador Nuvemshop, acessando os detalhes de cadastro de cada produto. Para mais informações, veja o tutorial 👉 Como vender produtos digitais ou serviços na minha loja?

  • Se a Página do Facebook tem publicações e promoções feitas (não podem ser recentes).

Preferencialmente, é necessário ter ambas publicações e promoções para que a conta seja aprovada.

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Depois de verificar todos os pontos acima, você poderá solicitar uma revisão através da página de 🌐 Suporte, ou pelo menu lateral do seu Meta Business Suite.

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A conta de vendas do Instagram não foi aprovada por não ter presença estabelecida. O que fazer?

Se ao tentar conectar sua conta do Instagram à função de vendas da integração você se deparar com a mensagem do print abaixo, isso significa que ela não passou pela análise de pré-requisitos estabelecida pelo Facebook.

Visualização de erro ao tentar conectar a conta do Instagram
Normalmente, isso acontece quando a conta do Instagram é muito nova, possui poucos seguidores e publicações. Antes de solicitar uma revisão ao Instagram, atente-se a esses pontos:

  • Verificar que tem todos os passos sugeridos pelo Instagram completos (aparecem quando se cria um perfil profissional no Instagram). Ou seja, todas as informações preenchidas;

  • A conta do Facebook conectada ao Instagram tenhavárias publicações e promoções criadas (não podem ser recentes);

  • Ter uma certa base de seguidores (não é informada a quantidade mínima);

  • Manter uma atividade constante e permanente na conta, fazendo posts, interagindo com outras contas e seguidores, postando stories, etc.

Esse canal de venda é bastante rigoroso com as condições para que um produto seja vendido por lá. Por isso, é recomendável consulte as regras gerais de qualificação de conteúdo:

🌐 Requisitos de qualificação para comércio

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Depois de revisar todas as informações e certificar-se de que a conta cumpre todos os requisitos, aguarde no mínimo 30 dias para solicitar uma revisão ao Instagram.

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Preciso conectar meu catálogo da Nuvemshop e o não consigo porque já tenho um catálogo conectado. O que fazer?

Caso precise excluir um catálogo para conectar os seus produtos cadastrados na Nuvemshop com o Facebook Store ou o Instagram Shopping, basta acessar o seu Gerenciador de Negócios e remover o catálogo de produtos.

Para te ajudar com isso, siga o passo a passo criado pela Meta 🌐 Excluir um catálogo.

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Se você configurou as Lojas do Facebook para vender produtos, não poderá excluir o catálogo que está usando para uma loja ou desconectar esse catálogo do seu gerenciador de negócios. A opção de excluir o catálogo não será exibida e caso queira mudar o catálogo para a sua loja, precisará configurar uma nova loja.

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Se a sua dúvida não estiver listada neste artigo, consulte os 📝 Erros comuns no catálogo de productos de Facebook e Instagram Shopping.

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