LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma regulamentação brasileira sobre a forma como os dados pessoais são coletados, armazenados e compartilhados.
A seguir, você encontrará tudo sobre a eliminação dos dados pessoais do seu cliente conforme a LGPD.
Passos para eliminar os dados
1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.
2. Seguir pelo caminho "Clientes > Lista de clientes".
3. Buscar pelo cadastro do cliente usando os filtros ou barra de pesquisa. Ao localizar, clicar sobre o nome para acessar o perfil que deseja eliminar os dados.
4. Na seção Dados do cliente, clicar em "🗑️ Eliminar dados do cliente".
❗ Nós não eliminaremos as informações na seção Anotações. Você será o responsável por revisar e ajustar as anotações manualmente se elas tiverem dados pessoais do cliente.
5. Em seguida, irá abrir um popup com algumas informações importantes sobre o prazo de eliminação dos dados. Lei com atenção, concordando, clicar em "Solicitar eliminação".
6. Depois de fazer a solicitação, irá aparecer um aviso no perfil do cadastrado informação a data de quando será eliminado.
No exemplo abaixo, o cadastro será eliminado a partir do dia 21 de outubro de 2024.
Pronto! 🙌
A solicitação para eliminar os dados foi encaminhada para a equipe da Nuvemshop responsável e agora é só aguardar conforme os prazos.
FAQ
Antes de eliminar os dados é importante levar algumas coisas em consideração. Listamos algumas perguntas importantes sobre o processo, basta clicar em cada uma para ver a resposta:
Por que e quando terei que eliminar dados pessoais de um cliente?
De acordo com a LGPD, o titular dos dados, ou seja, a pessoa física, tem o direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais para o estabelecimento com o controle deles.
Por isso, nós desenvolvemos a funcionalidade de Anonimização de Dados na nossa plataforma. Se algum cliente entrar em contato com a sua loja pedindo para apagar dos dados pessoais dele, você poderá solicitar a anonimização desses dados no painel de administração da sua Nuvemshop e torná-los anônimos.
DeletePreciso solicitar a anonimização dos dados pessoais de todos os meus clientes?
Você não precisa anonimizar os dados pessoais dos seus clientes, apenas quando algum cliente pedir.Se eu anonimizar os dados do cliente, vou perder os dados da venda?
Ao anonimizar os dados do cliente, você não perderá os dados da venda, como produtos vendidos, preço, quantidade, meio de envio e meio de pagamento. Os dados em anônimo serão apenas os dados pessoais do cliente, como nome, e-mail, RG, CPF, CPNJ, endereço e IP.O cliente e o pedido ainda aparecerão nas minhas listas?
Sim. Eliminar os dados do cliente significa apenas deixá-los em anônimo. Esse consumidor ainda aparecerá na sua lista de clientes, assim como os pedidos dele aparecerão na lista de vendas, mas com os dados pessoais em anônimo.Após a minha solicitação na plataforma, em quantos dias a Nuvemshop vai anonimizar os dados do cliente?
- Caso o consumidor tenha feito uma compra nos últimos 180 dias, não apagaremos os dados imediatamente. Esperaremos até 185 dias após a data da venda para apagar os dados, já que poderá haver um reembolso da sua compra.
- Se o consumidor não tiver feito uma compra nos últimos 180 dias, esperaremos 5 dias. Colocamos esse período porque o cliente pode se arrepender e mudar de opinião.