Quando uma venda é realizado na sua loja, é preciso que o pagamento dessa compra seja concluído antes de iniciar o processo de envio dos produtos. Assim, você garante que uma venda só será envio após a confirmação do pagamento.
A seguir, vamos te explicar mais sobre os status de pagamento das suas vendas e os motivos que levam uma venda não ter seu status atualizado no painel administrador da sua Nuvemshop.
Acessar a lista de vendas
Para acompanhar o status das suas vendas e gerenciar as suas vendas, siga pelo caminho "Vendas > Lista de vendas". É nesta tela que você encontra todas as informações sobre o status do pagamento das suas vendas.
Uma venda aparece na sua listagem de vendas apenas quando o consumidor conclui o processo de compra, selecionando um meio de pagamento e efetivando a transação.
Já as vendas onde o cliente desiste da compra, ou seja, chega até a fase de informar os dados para o pagamento e não conclui a venda, aparecerão como carrinhos abandonados.
Info
Para configurar e usar a ferramenta de Carrinhos abandonados, consultar o tutorial 👉Como configurar e utilizar os Carrinhos Abandonados?
Status do pagamento das vendas
Quando todo o processo de compra é concluído e o venda é enviado para sua "Vendas > Lista de Vendas, seu primeiro status será "Pagamento em processo".
Warning
Enquanto não recebermos nenhuma informação sobre aquele pagamento do intermediador, seja se foi aprovado ou recusado, o status do venda continuará o mesmo.
Quanto o pagamento é concluído corretamente, o status de uma venda passará a ser "Por embalar".
No entanto, quando acontece alguma recusa de pagamento, o status da venda passará a ser "Pagamento recusado", sendo necessário realizar o cancelamento daquela venda.
Info
Se precisar de ajuda com o cancelamento de uma venda, consultar o nosso tutorial 👉 Como cancelar uma venda?
Atualizações do status do pagamento
Para você conseguir acompanhar as atualizações do status das suas vendas, possuímos uma integração com a sonda de notificação automática de todos os intermediadores de pagamentos disponíveis na plataforma, que permite recebermos o andamento dos pagamentos realizados pelos clientes.
Então, para que o status da venda mude, precisamos receber uma notificação vinda diretamente do intermediador (Nuvem Pago, Mercado Pago, PagBank, PayPal etc.).
Success
Isso nem sempre acontece em tempo real e é possível que primeiro o status do pagamento apareça como concluído no painel do intermediador e só depois no painel administrador Nuvemshop.
❗ Para vendas com pagamento por boleto bancário, o prazo de compensação é de até 5 dias úteis. Passado esse prazo, se não identificar o valor no intermediador de pagamento, sugerimos que cancele essa venda, pois a ação não é automática.
Vendas feitas por meio de pagamentos
Para vendas feitas através dos intermediadores de pagamentos integrados à Nuvemshop, recomendamos que não marque o pagamento como recebido de forma manual, uma vez que essa ação não pode ser desfeita pelo próprio painel, podendo causar complicações com a venda.
Warning
Caso tenha marcado alguma venda como pagamento realizado por engano, e precisar reverter o status, clique aqui 💬 para falar com o nosso time de suporte.
Vendas através do Pagamento Personalizado
Já para vendas no qual o cliente selecionou um meio de pagamento personalizado, o status do pagamento não é atualizado automaticamente. Para esse tipo de venda, a mudança do status deverá ser feita por você, de forma manual. Basta clicar nos "Três pontinhos na coluna Ações > Marcar como pagamento recebido".
Info
Para saber mais sobre todos os status das suas vendas e como efetuar a gestão das suas vendas através do seu painel, acessar 📝 Como administrar os pedidos em minha página de Vendas?