Table of Contents
1. Preparando o seu negócio para a migração2. Realizando a migração3. Dicas para a migraçãoNeste tutorial, você encontrará um índice com conteúdos da nossa Central de Atendimento para facilitar o processo de migração da sua loja virtual para a Nuvemshop, pois não é possível importar os dados atuais de forma automática.
Confira aqui os passos e dicas para ocorrer tudo certo com a migração!
Antes de tudo, é preciso ter um cadastro na Nuvemshop para conseguir realizar os passos que vamos indicar aqui. Se ainda não fez o seu, preparamos o passo a passo para você começar seu negócio na Nuvemshop:
📝 Como montar minha loja virtual passo a passo?
1. Preparando o seu negócio para a migração
Para começar, no vídeo abaixo contamos os principais pontos que deverão ser considerados antes de migrar de plataforma.
Mais informações sobre os 9 pontos importantes
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Tecnologia
Verifiquei se a plataforma possui integração com os sistemas e plataformas externas que utiliza atualmente, como ERPs, CRMs, aplicativos de frete e pagamento, etc.
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Backup
Salve todas as informações que possui na plataforma atual, como a lista de clientes, produtos e vendas. Confira se é possível realizar a exportação das listas, para tornar esse procedimento mais prático. Além disso, consulte se o seu plano na Nuvemshop permite importar as listas de produtos.
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Escolha do parceiro
Se na plataforma atual você tem personalizações diferenciadas no layout, por HTML, é importante que avise o programador sobre a mudança. Caso não tenha mais contato com o profissional, basta acessar a nossa página 👉 Especialistas Nuvemshop para realizar um orçamento com um novo parceiro!
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Layout
Evite fazer alterações muito radicais no layout da sua loja, assim os seus clientes não sofrem nenhum estranhamento com a migração.
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Redirecionamento 301
É importante informar que os links da sua loja mudaram, principalmente por conta da indexação dos motores de busca (como o Google). Dessa forma, ao clicar no link da busca orgânica, o cliente não cairá em uma página inexistente e você não perderá resultados de ranqueamento, importantes para o SEO da loja.
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Realize testes
Antes de lançar a loja na nova plataforma, faça testes para entender se está tudo funcionando corretamente, da forma em que foi configurado.
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Go live
De forma resumida, é o dia de lançamento da nova loja, o grande "dia D". Planeje a estreia com antecedência e tenha todos os envolvidos com a loja preparados para qualquer eventualidade que possa acontecer. Evite datas comemorativas e finais de semana!
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Migração de domínio
Verifique o passo a passo para realizar a configuração do seu domínio próprio na nova plataforma, como o registro dos apontamentos DNS.
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Comunicação
Envie e-mails para a sua base de clientes, publique posts nas redes sociais, coloque banners na sua loja para informar aos consumidores sobre a mudança e peça feedbacks. Uma boa tática é criar cupons de desconto para promover o engajamento com a nova loja!
2. Realizando a migração
Assim que realizar o cadastro na plataforma, a sua loja já será criada, mesmo que precise ainda fazer toda a personalização que falaremos aqui.
Para evitar qualquer estranhamento de seus clientes sobre o acesso ao site, que estará desconfigurado nesse primeiro momento, você tem a possibilidade de ativar o modo "Página em Construção", bloqueando o acesso à loja temporariamente.
Veja como funciona acessando o tutorial 👉 Como deixar minha loja no modo Página em Construção?
A seguir, confira as configurações a realizar em sua loja Nuvemshop. Clique em cada botão para visualizar o detalhes.
Escolher o plano de assinatura
Durante seus primeiros 30 dias de cadastro, disponibilizamos o período de teste gratuito, ideal para fazer as configurações e testes na loja antes do lançamento.
Após o término dos 30 dias, é preciso que escolha um de nossos planos para seguir com o site no ar. Veja quais são nossos planos na página 👉 Planos e Preços.
E para saber detalhes sobre as formas de pagar a mensalidade da sua loja, onde ficam as faturas mensais, como funcionam as Tarifas por Venda e muito mais, clique no botão abaixo para acessar todos os conteúdos:
DeleteConfigurar o domínio
Mesmo oferecendo um domínio compartilhado logo após a criação da loja, você também consegue utilizar um domínio próprio caso já o tenha registrado. Para que seu cliente não encontre erros ao acessar o site, configure os apontamentos DNS com as informações da Nuvemshop.
Temos tutoriais sobre a configuração do seu domínio próprio, de um subdomínio, como ativar um Certificado de Segurança e mais. Clique no botão abaixo para encontrar os conteúdos:
Realizar o redirecionamento 301
O redirecionamento 301 é umas das etapas mais importantes durante o processo de migração. Isso porque, com esse redirecionamento, sua loja não perderá a relevância das URLs que já estão indexadas no Google.
Este recurso deve ser usado para o redirecionamento permanente de URLs, o que significa que links ou registros que atualmente devem ter seus destinos atualizados para os novos endereços. Confira o passo a passo do tutorial abaixo:
📝 Como fazer um Redirecionamento 301 na minha loja?
DeleteAtualizar o SEO
Assim como o redirecionamento 301 é importante, manter o SEO configurado e atualizado também faz parte do processo de migração da loja, principalmente se você estiver com campanhas e estratégias definidas.
O SEO tem como objetivo potencioalizar e aumentar o posicionamento do site nos resultados orgânicos dos motores de busca, com o intuito final de gerar conversões, sejam compras, leads ou até mesmo visualizações do site. Confira o nosso tutorial completo sobre SEO:
📝 Como configurar o SEO da minha loja?
DeletePersonalizar o layout
O layout é por onde seus clientes reconhecem a sua marca, a partir da identidade visual. Na Nuvemshop, você pode escolher entre 11 temas gratuitos para utilizar e também consegue fazer edições personalizadas por CSS e por HTML.
Saiba como configurar o layout, criar páginas, editar a barra da navegação, os links do rodapé e mais, basta clicar no botão abaixo:
Configurar o checkout
O checkout é uma das partes mais importantes de um site, pois é nessa fase em que o cliente irá preencher seus dados de envio e realizar o pagamento da compra.
Você pode restringir as compras para clientes cadastrados, estabelecer um valor mínimo de compra e até mesmo incluir um campo personalizado nessa página. Saiba como realizar as configurações por nossos tutoriais na seção abaixo:
Gerenciar as vendas
O gerenciamento dos pedidos é um passo que deve ser feito com bastante cuidado, já que estará lidando com a configuração do carrinho de compras e dos carrinhos abandonados, a atualização dos status de pagamento e envio dos pedidos, impressão das etiquetas de envio e mais.
Acesse a nossa seção de Vendas para visualizar os tutoriais das configurações dos carrinhos, instruções de impressão das etiquetas e da declaração de conteúdo e de como cancelar um pedido:
Configurar os e-mails automáticos
Ao realizar uma compra na internet, é importante que seus clientes recebam os e-mails de confirmação de compra, pagamento e envio dos produtos.
Em seu painel administrador, você consegue configurar as notificações de:
- Ativação de conta
- Boas-vindas
- Alteração de senha
- Criação de carrinho abandonado
- Confirmação de compra
- Confirmação de pagamento
- Confirmação de envio
- Cancelamento do pedido
Saiba como ativar o envio das notificações e personalizar o conteúdo da mensagem pelos links da nossa seção abaixo:
DeleteImportar os produtos
Para que o cadastro dos seus produtos seja feito de forma prática, você pode fazer a importação da lista pela nossa planilha de carga em massa. Clique no botão abaixo para acessar o tutorial com o passo a passo:
📝 Como cadastrar produtos de forma massiva?
E se ficar com dúvidas sobre os campos da planilha de carga massiva, acesse o nosso tutorial 👉 Como preencher os campos da planilha de carga em massa?
❗ Para saber como criar categorias, subcategorias e organizar os produtos dentro delas, acesse a seção 📁 Organizar categorias.
Importar a lista de contatos
Sabemos que a importação de uma lista de clientes facilita muito nesse momento, assim não é preciso que os consumidores realizem novos cadastros de forma manual.
Através do painel administrador, não temos a funcionalidade de importar uma lista de clientes, mas conseguimos realizar a importação pelo nosso time interno. Siga os passos a seguir:
1. Fazer uma cópia 👉 desta planilha;
2. Preencher os dados dos seus clientes, obedecendo todos os padrões e colunas da planilha;
3. Entrar em contato com a nossa equipe de suporte, clicando 👉 aqui, para solicitar a importação. Não esqueça de anexar o arquivo na mensagem!
4. Após a inclusão da lista de clientes, será preciso validar o cadastro deles em sua loja. No tutorial abaixo mostramos como é fácil fazer a ativação:
📝 Como ativar a conta do meu cliente?
DeleteHabilitar o chat por Whatsapp
Manter um canal de comunicação com seus clientes é uma ótima forma de criar laços e fidelizar os consumidores, ainda mais no momento da migração.
Você consegue habilitar o contato por Whatsapp em sua loja, configurando pelo seu painel administrador Nuvemshop. Veja como configurar pelo nosso tutorial abaixo:
📝 Como configurar e usar o Chat do WhatsApp?
DeleteAdicionar usuários no painel de administração
Dentro de um negócio, podemos ter divisões de equipes para cuidarem de procedimentos específicos do negócio, como a gestão das vendas, o cadastro de produtos, atendimento com clientes, etc.
Não existe um limite de pessoas que você pode adicionar em seu painel administrador Nuvemshop, mas é preciso que escolha o plano de assinatura que possui essa funcionalidade disponível (volte 👉 aqui para conferir a lista de recursos dos planos).
Acesse o tutorial abaixo para saber como incluir colaboradores em sua loja:
📝 Como cadastrar um novo usuário para administrar minha loja?
DeleteConfigurar formas de entrega
Além do sistema de envio dos Correios com o qual temos integração, temos outros aplicativos que permitem integrar a sua loja com diversas transportadoras.
Em nossa seção de frete e loja física, explicamos como ativar as opções de envio, configurar um frete grátis, retirada na loja, frete internacional e frete personalizado. Clique no botão abaixo e confira:
Configurar meios de pagamento
Sabemos que o processo de migração tem como finalidade garantir que o seu cliente poderá continuar comprando e você recebendo pelas suas vendas.
Clicando no botão abaixo, você tem visibilidade de todos os intermediadores de pagamento disponíveis para serem ativados em sua loja:
❗ As tarifas por venda são gratuitas nas transações através do Nuvem Pago, meio de pagamento da Nuvemshop. Siga os passos do tutorial 👉 Como ativar o Nuvem Pago? para instalar e comece a economizar.
DeleteConfigurar códigos externos
Muitos lojistas utilizam ferramentas externas para medir conversões e eventos da loja, como o Pixel do Facebook, Google Analytics e outros.
Você tem a possibilidade de configurar os códigos de rastreamento e de conversão, bem como incluir ferramentas por scripts em sua loja. Saiba como instalar os códigos pelos tutoriais da nossa seção abaixo:
Integrar ferramentas por API
Durante o período de migração, é normal que tenha dúvidas sobre a instalação das ferramentas que você já usa, como aplicativos de CRM, ERP, transportadoras e outras.
Caso tenha alguma ferramenta que não está disponível em nossa 📱 Loja de Aplicativos, é possível integrá-la pela nossa API:
📝 O que é a API da Nuvemshop? E o que é possível integrar por meio dela?
Delete3. Dicas para a migração
Separamos alguns artigos do nosso 📰 Blog do E-commerce que complementam o que trouxemos: