Neste tutorial explicaremos o que é certificado SSL, como ativá-lo para assegurar que o seu cliente possa navegar em sua loja de forma segura.

O que é certificado de segurança SSL?

O certificado de segurança SSL garante ao visitante de sua loja que todos os dados que ele informar em qualquer tela, seja a de cadastro ou a do checkout, serão devidamente criptografados e mantidos sob sigilo absoluto.

Para o visitante, essa segurança é apresentada na barra de endereços, por meio do prefixo https://. Em alguns navegadores, também se faz presente o símbolo de cadeado, mostrando que os dados estão seguros.

Como eu faço para obter o certificado de segurança em minha loja?

👉 Domínio compartilhado Nuvemshop

Todos os domínios compartilhados da Nuvemshop (aqueles que você recebe assim que cria a loja) já incluem um certificado SSL, por isso que se você digitar "sualoja.lojavirtualnuvem.com.br" o https:// aparecerá na frente.

👉 Domínio próprio

Para que você tenha total segurança em sua loja, a Nuvemshop também oferece o certificado SSL para seus domínios próprios, porém é necessário fazer a ativação do certificado.

Como vejo se meu certificado de segurança está ativo?

Depois de vincular seu domínio, você poderá conferir a lista de domínios ativos e também o status dos certificados de segurança.

1. No painel de administração da loja, siga pelo caminho Configurações > Domínios.

2. Dentro deste menu você encontrará a lista de domínios que foram adicionados no painel da loja, onde o primeiro será o compartilhado da Nuvemshop (que sempre terá um certificado ativo), seguido pelos seus domínios próprios. Veja um exemplo:

3. Na coluna "Certificado de Segurança SSL", você conseguirá ver o status do certificado.

  • Ativado - não é necessário nenhuma ação. Seu domínio já estará acessível com o https:// na frete.
  • Desativado ou tiver um botão Ativar um certificado - indica que o certificado não está ativo.

O que faço se meu Certificado de segurança estiver desativado?

Se o seu certificado não aparece como "Ativado", pode ser por algum dos problemas a seguir.

👉 Certificado de segurança SSL "Desativado":

O seu domínio próprio foi só adicionado na loja, porém ainda não foi vinculado no site onde você o comprou. Para vincular o domínio e habilitar a opção para ativar o certificado, é necessário configurar os apontamentos DNS no seu serviço de hospedagem. Para isso consulte o tutorial 👉📘 Tudo sobre Domínios para saber como vincular seu domínio corretamente.

👉 Aparece a opção de "Ativar um certificado":

Isso quer dizer que ao vincular o seu domínio o certificado de segurança não foi ativado automaticamente e terá que fazer isso manualmente.

Neste caso basta clicar em "Ativar um certificado" para emitir a solicitação de ativação. Logo após o status será atualizado para "Em processo de ativação".

Repita esse mesmo passo para todos os domínios vinculados no painel da loja.

📌 Importante: O processo de ativação do certificado SSL leva em média até 24 horas para instalar o script de segurança em todas as páginas da loja, ou seja, durante esse período é normal aparecer a mensagem que a loja não é segura ou algum erro ao tentar acessar o site.

Minha loja continua aparecendo um erro de segurança, por quê?

👉 Seu domínio não está funcionando corretamente

Mesmo que na página de Domínios esteja marcando como "Ativo", pode ser que ele não esteja configurado corretamente dentro do seu provedor ou hospedagem.

Por exemplo, se seu domínio estava ativo e depois foi alterado alguma configuração, o erro não será mostrado no Administrador Nuvem, mas sim na hora que for ativar o certificado SSL. Neste recomendo que consulte o tutorial 👉Como saber se o domínio foi configurado corretamente? para confirmar se a configuração do domínio está correta.

👉 Sua loja possui alguns elementos, como imagens, que estão salvas com "http://" no código fonte do layout.

Isso, geralmente, acontece se você tem o FTP aberto para a personalização do layout. Nesse caso, será necessário modificar os elementos do código que estão como "http://" para "https://" antes de prosseguir. Depois de corrigir, volte para a tela de Domínios e clique em "Ativar um certificado"

📌 Importante: Se a sua loja foi alterar por meio do código-fonte (FTP), indicamos que consulte o seu programador/designer para que ele possa verificar quais elementos precisa de correção.

Se após verificar tudo e o seu certificado continuar apresentando alguma falha de segurança, separamos alguns tutoriais que ensinam corrigir.

📝 Erro: Sua Conexão não é particular

📝 Erro: Sua Conexão não é segura ou Falha na Conexão Segura

📝 Erro: Não é possível acessar esse site

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