Medir o desempenho da sua loja online é muito importante para poder estabelecer objetivos do seu negócio e identificar oportunidades de melhoraria que permitam aumentar suas vendas.
Na seção Estatísticas do painel administrador Nuvemshop, você encontrará diversos dados para acompanhar o seu negócio.
A seguir, explicamos quais são os dados que você pode consultar de acordo plano contratado.
Glossário
Conheça as principais métricas disponíveis na seção Estatísticas.
Principais métricas
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Visitas únicas: número de sessões iniciadas na sua loja durante um determinado período.
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Vendas: todos os pedidos com o pagamento confirmado e que não foram canceladas. Lembrando que são contabilizados conforme a data da criação do pedido.
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Receita: soma o valor de todos os pagamentos feitos pelos seus clientes que não foram cancelados.
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Ticket médio: é calculado o valor médio das vendas (receita/quantidade de vendas).
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Conversão: são as vendas por carrinhos criados (vendas/carrinhos criados). Por exemplo, se foram criados 10 carrinhos e 3 vendas concluídas, o cálculo é 3/10 = 0,3 (30%).
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Novo cliente: pessoas que entram na sua loja pela primeira vez (ou que não conseguimos identificar).
- Cliente recorrente: pessoas que identificamos e que já haviam entrada na loja.
Estatísticas por plano
Os dados disponíveis na página de estatísticas dependem do plano contratado:
Plano começo (gratuito)
No plano gratuito da Nuvemshop, você pode acessar as estatísticas básicas para entender o início do seu negócio. São:
- Visitas únicas;
- Vendas;
- Receita;
- Ticket médio;
- Conversão;
- Variação (calcula a diferente entre a média anterior e atual).
Período
Você pode consultar os dados do mês atual e do mês anterior: do primeiro dia do mês até o dia atual.
Por exemplo, se hoje for 14 de setembro, você verá os dados de 01/09 a 14/09 e serão comparados com os dados do período 01/08 a 14/08.
❗ Com este plano, você não pode escolher ou modificar o período.
DeletePlano Essencial e Impulso
Os planos Essencial e Impulso, incluem estatísticas adicionais para medir seu negócio.
Estatísticas disponíveis
Conversão de vendas
Nesta seção, você encontra informações sobre quantidades de visitantes que chegam a cada etapa do processo de compra (checkout) da sua loja, a partir do momento em que adicionam os produtos ao carrinho de compras.
Dessa forma, você consegue entender em que ponto do funil de vendas seus potenciais compradores estão.
Neste exemplo, você pode ver a ação medida em cada etapa no processo de compra:
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Carrinhos criados: toda vez que um carrinho é gerado na loja.
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Cliques no botão de compra: sempre que é feito um clique em “Iniciar compra”.
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Forma de entrega selecionado: quando uma forma de envio é selecionado na finalização da compra. Para os dados serem salvos, o e-mail do contato também deve estar preenchido.
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Dados pessoais completos: quando o campo de e-mail é preenchido na finalização da compra.
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Endereços Completos: Quando o endereço de entrega é preenchido na finalização da compra.
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Meio de pagamento selecionado: quando um meio de pagamento é selecionado no checkout. Se o pagamento com cartão for selecionado, mas os dados não estiverem preenchidos, não é contabilizado.
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Carrinhos convertidos em venda: quando o cliente clica em "Fazer pedido".
- Carrinhos que podem ser convertidos em vendas: quando o checkout é abandonado após preencher o endereço de entrega e avança para a segunda etapa no processo de compra.
Produtos
Além do total de produtos vendidas no período, você pode definir um limite e visualizar informações do produto;
- Com estoque menor;
- Com mais visitas totais;
- Com mais e menos vendas;
- Com receita maior e menor.
Clientes
- Quantidade de vendas para novos clientes;
- Quantidade de vendas para clientes recorrentes.
Período
Você pode selecionar o período deseja e compará-lo com outro da mesma duração.
Além disso, você tem diferentes opções de visualização:
- A partir do 1 dia, mostra dados por hora;
- Durante uma semana, mostrar dados por dia;
- Por mês, mostrar a média de cada semana;
- Por trimestre, mostra a média mensal dos últimos 3 meses;
- Por ano, mostra a média mensal do último ano.
Plano Escala e Nuvemshop Next
O plano Escala e a Nuvemshop Next possuem todas as estatísticas e opções de período dos planos Essencial e Impulso.
Além disso, incluem dados mais avançados para tomada decisões do seu negócio: pagamentos, envios, produtos e fontes de tráfego.
Estatísticas adicionais
Pagamentos
Para cada um desses grupos de dados, pode consultar a quantidade de vendas e receita.
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Método de pagamento: PIX, Boleto, cartão de crédito etc;
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Meio de pagamento: pagamento personalizado, Nuvem Pago, Mercado Pago etc;
- Quantidade de parcelas: quantidade de pedidos e receita por quantidade de parcelas.
Envios
Para cada um desses grupos de dados, pode consultar a quantidade de vendas e receita.
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Formas de entrega: entrega personalizada, retirada no local e aplicativos de entrega;
- Frete grátis: identificar as vendas e receita com base no frete grátis no momento da compra (ou seja, você assumiu o custo do frete) ou não.
Além disso, você pode ver as 5 principais regiões de acordo com:
- Maior receita;
- Maior quantidade de vendas;
- Maior custo por entrega;
- Maior tempo de entrega.
Assim, você pode definir estratégias, como procurar outras opções de entrega mais convenientes para região importantes para o seu negócio.
DeleteProdutos
Além do total de produtos vendidas no período, você pode definir um limite e visualizar informações do produto;
- Com estoque menor;
- Com mais visitas totais;
- Com mais e menos vendas;
- Com receita maior e menor.
Fontes de tráfego
Nesta seção, você pode ver a receita e o valor das vendas, conforme as informações de onde vêm os visitantes que compraram na sua loja.
As possíveis fontes de tráfego são:
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Social: quando quem comprou chegou à loja por uma rede social pouco antes de comprar. Por exemplo, no Instagram, eles clicaram em um link que os levaram até sua loja e compraram.
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Pesquisa: quando a origem do acesso é a partir de uma pesquisa realizada na internet, geralmente no Google, Bing, etc.
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Direto: quando o acesso é realizado digitando o endereço da sua loja no navegador.
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Referência: quando o acesso tem sua origem de outro site. Por exemplo, de um link do Blog.
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Email: quando o acesso tem sua origem a partir de um link em algum e-mail.
- Outros: de canais diferentes das opções anteriores.
Perguntas frequentes
Saiba mais sobre a página de estatísticas: