Central de Atendimento Nuvem Impulsione seu negócio Canais de Venda Facebook e Instagram Shopping Resolução de problemas

O que fazer se o domínio verificado no Facebook ou Instagram foi alterado?

Caso o domínio da sua loja tenha sido alterado, será preciso refazer a verificação do domínio no Facebook Shop para integrar a sua Nuvemshop ao canal de venda.

Última atualização: 24/05/2024

Se o domínio da sua Nuvemshop foi alterado, será necessário atualizar essa informação no Gerenciador de Negócios do Facebook e na sua conta do Instagram, para que sua loja virtual permaneça conectada com os canais de venda.

Delete

Info

Exemplos de alterações:

  • Antes usava o domínio compartilhado"lojavirtualnuvem.com.br" e agora possui um próprio "minhaloja.com.br".
  • O domínio próprio mudou de "minhaloja.com.br" para "minhaloja.com".

A seguir, vamos separar as configurações em 3 partes:

  • Verificar o domínio novo no Gerenciador de Comércio do Facebook;
  • Atualizar a fonte de dados do seu catálogo;
  • Atualizar o domínio na sua conta do Instagram.

Passos de configuração

1. Verificar o domínio novo

Você precisará verificar o seu novo domínio com a metatag, seguindo os mesmos passos realizados anteriormente.

📝 Como verificar o domínio para o Instagram Shopping?

Delete

Warning

Para incluir a nova metatag no painel administrador Nuvemshop, basta clicar no botão "Editar".

Local para inserir a metatag do Facebook no painel Nuvemshop, com o botão "Editar" destacado

Delete

2. Atualizar a fonte de dados do catálogo

Depois de concluir o passo 1, será necessário atualizar a fonte de dados no seu Gerenciador de Comércio, que é o arquivo por onde as informações do catálogo são transmitidas da Nuvemshop para o Facebook e Instagram.

2.1. No painel administrador Nuvemshop, acessar "Configurações > Códigos externos > Pixel do Facebook" e copiar o link informado.

Página de códigos externos do painel Nuvemshop, com o link XML do catálogo em destaque
2.2. Em outra aba do navegador, acessar o 🌐 Gerenciador de Comércio do Facebook, selecionar a conta comercial e a página vinculadas ao catálogo e seguir pelo caminho "Catálogo > Fontes de dados".

Menu do gerenciador de comércio, com as opções "Catálogo" e "Fontes de dados" em destaque
2.3. Ao carregar a tela, clicar sobre o catálogo vinculado à página para abrir seus detalhes.

Visualização da tela de fontes de dados, com o catálogo vinculado em destaque
2.4. No cabeçalho da página, clicar em "Configurações", localizar a seção "Programações" para clicar no botão com três pontinhos > "Editar".

Página de configurações do catálogo, com os botões "Configurações", "..." e "Editar" em destaque
2.5. No campo URL, colar o link que foi copiado no ponto 2.1. Por fim, clicar em "Salvar".

Campo para colar a nova URL do catálogo, com o botão "Salvar" em destaque

Delete

3. Atualizar o domínio vinculado à loja

Por último, também é necessário atualizar a informação do seu domínio dentro do seu Gerenciador de Comércio (Meta Business Suite).

Delete

Warning

Pode ocorrer do novo domínio demorar algumas horas para aparecer na seção mostradas a seguir.

3.1. Permanecendo no seu 🌐 Gerenciador de Comércio do seu Meta Business Suite, na mesma página que você realizou a etapa 2, clique em "Configurações" no final do menu lateral.

Visualização do menu lateral do Gerenciador de Comércio, com a opção "Configurações" em destaque
3.2. Em seguida, clicar em "Catálogo".

Opções de configurações de comércio, com destaque para a opção "Catálogo"
3.3. Na parte inferior da tela, localize a seção "Site da web" onde você verá o novo domínio adicionado. Ali, basta clicar em "Enviar".

3.4. Você verá que o domínio passa ao status "Em revisão". Agora, aguarde a aprovação do Facebook para conseguir anunciar seus produtos nos canais Facebook e Instagram Shopping.


❗ Caso não consiga fazer dessa forma, será preciso atualizar a informação por sua conta do Instagram.

3.5. Acessar o Instagram através do seu celular.

3.6. Clicar no ícone do menu e abrir as "Configurações".

Menu do aplicativo Instagram, com o ícone do menu e "Configurações" em destaque
3.7. Seguir o caminho "Empresa > Compras > Site da web".

3.8. Nessa tela, você verá:

  • O domínio anterior como "Verificado"
  • O novo domínio em "Outros sites do catálogo" sem verificar

Basta clicar em "Selecionar", ao lado do novo domínio, e aguardar o Instagram aprovar a verificação.

Delete

Pronto! 🙌

Assim que completar os passos acima, e o Instagram validar o novo domínio, você conseguirá 👉 marcar os produtos da sua Nuvemshop nas publicações.

Delete

Info

O Instagram pode demorar até 4 semanas para habilitar a funcionalidade de compras e isso depende exclusivamente deles.

O artigo ajudou você?

Dê sua opinião sobre este artigo