Central de Atendimento Nuvem

Como criar e enviar o catálogo de produtos para o Facebook?

Saiba como gerar e enviar o seu catálogo da Nuvemshop para o Gerenciador de Comércio, para anunciar os produtos no Facebook Shop e Instagram Shopping.

Última atualização: 29/06/2022

Para utilizar as funcionalidades do Facebook Shop e Instagram Shopping, é preciso gerar um catálogo com os produtos cadastrados na sua Nuvemshop e vincular esse arquivo no Gerenciador de Comércio do Facebook. 

Assim, será possível mostrar as fotos e as informações dos itens, bem como marcá-los na sacolinha do Instagram, incentivando seus seguidores a comprarem na sua loja virtual.

Neste tutorial, mostramos os passos a seguir para obter e enviar o catálogo no Meta Business Suite (plataforma administradora do Facebook e Instagram).

Antes de avançar com o tutorial, verifique:


Passos de configuração

⏱️ Tempo estimado de execução: > 10 minutos.

Delete

Warning

Para as seguintes etapas, precisaremos acessar o Painel administrador Nuvemshop e o Gerenciador de Comércio do Facebook. Sugerimos abrir cada um em uma aba do navegador que está usando, para não confundir nenhum passo e não ter problemas com o catálogo.

1. Gerar o catálogo

1.1. Acessar o seu painel administrador Nuvemshop.

1.2. Seguir pelo caminho "Canais de venda > Facebook Shop".

1.3. Clicar no botão "Gerar catálogo". Dessa forma, um arquivo será criado automaticamente pela plataforma, com as informações obrigatórias dos seus produtos e categorias cadastradas.

Seção "Facebook shop" do painel Nuvemshop, com o botão "Gerar catálogo" destacado

Delete

2. Vincular o catálogo no Gerenciador de Comércio do Facebook

Mude para a aba com o Gerenciador de Comércio.


2.1. No painel do 🌐 Gerenciador de Comércio, acessar "Catálogo > Fonte de dados".

Visualização do menu lateral do gerenciador de comércio do Facebook, com destaque em "Catálogos" e "Fonte de dados"
2.2. Clicar em "Data feed" para criar o catálogo da sua página e depois em "Avançar".

Janela para escolher a opção para adicionar o catálogo, com a opção "Data feed" destacada

Delete

Info

Se você já tiver um catálogo criado, basta clicar sobre ele para seguir com as configurações da fonte de dados.


2.3. Selecionar a opção "Feed programado" e clicar em "Avançar".

Janela para escolher a opção de carregamento do catálogo, com "Feed programado" e botão "Avançar" destacados

Retorne para a aba com o seu painel administrador Nuvemshop.


2.4. Seguir pelo caminho "Canais de venda > Facebook Shop" e copiar o link do catálogo de produtos (.XML). Janela Canais de Venda - Facebook Shop do painel administrador Nuvemshop, com o link XML do catálogo destacado

Volte para o Gerenciador de Comércio do Facebook.


2.5. Colar o link do catálogo no campo "Insira a URL" e clicar em "Avançar" para continuar.Janela do Gerenciador de comércio, com o campo para incluir a URL do catálogo destacado


2.6. Na janela para programar as atualizações do catálogo, selecionar a opção "A cada hora". Certifique-se que o botão "Adicione atualizações automáticas" esteja ativado e clique em "Avançar".

Janela para programar as atualizações do catálogo, com a opção "A cada hora" selecionada e a opção para atualizações automáticas e botão "Avançar" destacados
2.7. Incluir um nome para a fonte de dados (por exemplo, "Meus produtos Nuvemshop") e selecionar a moeda padrão (como BRL - Real brasileiro). Por fim, clicar em "Carregar".

Janela para concluir as configurações, com os campos do nome da fonte de dados e moeda padrão destacados

Delete

3. Conectar o Pixel no catálogo de produtos

Para que os eventos da sua loja sejam registrados pelo Pixel do Facebook, é preciso fazer a vinculação dele ao catálogo da sua Nuvemshop. Para isso, siga os passos do tutorial abaixo:

📝 Como conectar o Pixel ao catálogo de produtos?

Delete


Pronto! 🙌

Sua lista de produtos será carregada no Gerenciador de Comércio, o que pode levar alguns minutos.

Assim que o Facebook validar o carregamento do catálogo, os produtos da sua Nuvemshop serão exibidos na sua loja do Facebook, como no exemplo:

Exemplo de uma loja no Facebook, mostrando fotos e título dos produtos

Delete

Info

Quando o upload estiver concluído, recomendamos clicar em "Visualizar relatório" para confirmar que os produtos foram carregados com sucesso.

Informações adicionais

Como o Facebook e o Instagram mostram as variações de produtos?

Se seus produtos tiverem variações (como cor, tamanho, etc.), no Facebook e Instagram elas serão lidas como unidades de produtos

Por exemplo, uma camiseta que tem os tamanhos P, M e G será "dividida" em 3 produtos: um do tamanho P, um do M e um do G. 

Nada muda na sua Nuvemshop, ao acessar o seu site as variáveis serão visualizadas normalmente dentro da página do produto.

Delete

Aviso de erro no catálogo

Caso veja que algum produto está com erro em amarelo ou vermelho, como no exemplo abaixo, recomendamos acessar o nosso tutorial 👉 Erros frequentes do catálogo de produtos do Facebook e Instagram Shopping

Visualização de aviso em amarelo no catálogo sincronizado

Delete

Próximo passo

Se você também tem o interesse em configurar o Instagram Shopping, siga a partir do passo 2 do tutorial abaixo:

📝 Como ativar o Instagram Shopping na Nuvemshop?


↖️ Voltar para o tutorial de conexão com o Facebook.

O artigo ajudou você?