Normalmente, quando uma compra é realizada utilizando um intermediador de pagamento, o status do seu pedido dentro da sua lista de vendas mudará automaticamente quando o pagamento for confirmado.

No entanto, o tempo de atualização do status poder variar de acordo com o intermediador ativo e o meio de pagamento escolhido por seu cliente para realizar aquela compra.

A seguir, te explicamos um pouco mais sobre esse prazo para os diferentes tipos de pagamento:

Cartão de crédito ou débito online 💳

Quando seu cliente realiza a compra com um intermediador de pagamento e opta por cartão de crédito, o pagamento da compra geralmente é recebido minutos depois. Então, se isso não acontecer nas próximas 48h, o ideal é acessar o painel do intermediador e conferir se há alguma compra ou pagamento confirmado por lá.

🌟 Importante: a Nuvemshop possui um sistema de notificação automática com todos os intermediadores de pagamentos integrados. Isso significa que os intermediadores nos enviam as notificações para atualizar o status dos pagamentos de seus pedidos automaticamente. Para saber mais, acesse o tutorial 📝O status da minha venda não mudou. Por que?.

Boleto bancário 📃

Normalmente, quando o cliente opta por efetuar um pagamento através de boleto bancário do intermediador de pagamento, a confirmação é feita em até 5 dias úteis.

Pagamento personalizado 💵

Nesse caso, o pagamento nunca será confirmado automaticamente e é preciso que essa ação seja feita manualmente por você quando identificar o pagamento através da forma escolhida.

📌Observação: se você não cadastrar uma forma de pagamento na sua loja, não será possível realizar vendas. Para saber como configurar um meio de pagamento, é só acessar o tutorial 📝Como receber por minhas vendas na interne? e seguir os passos para cadastrar um intermediador.

Mas, como saber quando um pagamento foi realizado?

Meios de pagamento integrados

Para saber quando o pagamento de seu pedido foi realizado, acesse sua lista de vendas seguindo o caminho "Vendas" > "Lista de vendas".

  • Pagamentos concluídos corretamente

Na sua Lista de Vendas, aquele pedido cujo pagamento foi realizado corretamente terá o status "Pronta para embalar" e a ação recomendada será "Marcar como embalado".

Isso quer dizer que o pagamento foi recebido e agora é preciso que você siga para o próximo passo, que é embalar o pedido.

  • Pagamentos rejeitados

Caso o pagamento tenha sido recusado, você verá que o status daquele pedido será "Pagamento rejeitado" e a ação recomendada será "Cancelar pedido", uma vez que seu cliente não pode fazer um novo pagamento associado a esse pedido, utilizando o mesmo meio de pagamento.

💡Dica: para saber mais informações, clique no número do pedido para acessar o resumo da compra. Na caixa "Histórico do pedido", você poderá visualizar a atualização do status do pagamento.

Pagamento personalizado

Como explicamos, quando um pedido tiver como meio de pagamento um pagamento personalizado, o status do pedido não será atualizado automaticamente. Nesse caso, a coluna "Status do pedido" mostrará a informação "Esperando sua confirmação de pagamento", junto do nome que você deu para essa forma de pagamento, e o botão "Marcar pagamento recebido" na coluna Ação recomendada.

💡Dica: se você não tem um pagamento personalizado na sua loja virtual e gostaria de oferecer essa possibilidade, consulte os requisitos e passos para habilitar no tutorial 📝 Como configurar meio de pagamento personalizado?.

🌟Importante: não marque um pedido como "Pagamento recebido" sem ter certeza que o pagamento foi realizado. Uma vez que marca como pagamento recebido, seu cliente receberá um e-mail informando que o pagamento foi recebido e não é possível anular esse e-mail uma vez que o mesmo for enviado. Por isso, essa ação só deve ser feita quando você após a efetivação do pagamento.

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